-
O núcleo do princípio é a procura de produtividade e economicidade e, o que é mais importante, a exigência de reduzir os desperdícios de dinheiro público, o que impõe a execução dos serviços públicos com presteza, perfeição e rendimento funcional. Há vários aspectos a serem considerados dentro do princípio, como a produtividade e economicidade, qualidade, celeridade e presteza e desburocratização e flexibilização, como acentua estudioso sobre o assunto. (Carvalho Filho, 2015)
-
Conforme bem resume Ricardo Alexandre:
Princípio da Eficiência
Exige:
- atividade administrativa exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional;
- resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros;
- produtividade elevada, economicidade, qualidade e celeridade dos serviços prestados, redução dos desperdícios e desburocratização.
Fonte: Direito Administrativo Esquematizado (2016), pág. 175.
-
Questão sem grandes complicações! xD
-
GABARITO LETRA A
-
GABARITO letra A.
Pra quem tem dificultades de memorizar o princípio da eficiência:
EFICIÊNCIA = QUALIDADE DOS SERVIÇOS + RACIONALIZAÇÃO DOS GASTOS
-
O princípio da eficiência consiste na coexistência da prestação do serviço público de qualidade, no menor tempo e com o menor custo.
-
Sério José Silva ? Kkkkkk
-
incorreta.
a) Não fere o princípio da eficiência a utilização irracional dos meios e recursos humanos para a prestação dos serviços públicos.
-
As questões deveriam avaliar a capacidade cognitiva do candidato e não serem feitas para qualquer aventureiro responder. Uma banca igual a esta deveria ser expulsa do Brasil, tamanho desrespeito com o concurseiro que paga a inscrição para ser aprovado num concurso respeitado. Meus pêsames.
-
Não é eficiente ser irracional, por óbvio.
-
GABARITO A
EFICIÊNCIA
" Economicidade, redução de desperdícios, qualidade, rapidez, produtividade e rendimento funcional são valores encarecidos pelo princípio da eficiência. "
Bons estudos