SóProvas


ID
2125312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação aos procedimentos de becape, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    BACKUP INCREMENTAL: Copia os arquivos novos e modificados.

    1º COMPLETO    2º INCREMENTAL    3º INCREMENTAL    4º INCREMENTAL

    Com esta sequencia o usuário necessita de todos os backups para recuperar os dados, pois nesta situação o backup incremental copia os arquivos novos e modificados entre ele e o incremental/completo anterior.

    Fonte: https://www.pontodosconcursos.com.br/Artigo/14339/paulo-franca/fcc-tre-sp-aplicacao-de-backup-nas-provas-de-informatica

  • Comentarei as erradas:

    b) A cópia completa deve ser feita periodicamente, para copiar os arquivos que sofreram alguma modificação na última cópia incremental. O backup pega os arquivos ainda não copiados pela cópia incremental. Esta sempre refaz o backup de um arquivo que venha a ser modificado.

    c) Na cópia incremental, não é necessário especificar os intervalos de tempo em que houve alterações nos arquivos. Sem saber o quando houve a alteração no arquivo, não é viável verificar se houve modifiacção.

    d) O becape incremental não utiliza dados recuperados das cópias completas. Justamente o contrário. Como o backup incremental consiste em copiar tudo que não foi copiado antes, o primeiro backup incremental acaba sendo um backup completo. Logo, necessita utilizar para restaurar o completo mais os incrementos.

    e) Na cópia incremental, os arquivos copiados anteriormente são recopiados, independentemente do ponto de recuperação definido. Esta definição envolve o backup diferencial. O incremental não recopia um dado já copiado (e não alterado após a cópia incremental).

  • Gabarito: A

    ■Backup Incremental: realiza um  backup dos arquivos que  foram alterados ou novos desde o último backup, de qualquer tipo. Em suma, é um backup de atualização.Antes:  faz  backup  de  todos  os  arquivos  marcados  para  backup  (atributo “arquivo”marcado). Depois:  vai  marcar  os  arquivos  como  "backup feito"  (desmarcar  o  atributo,  porque depois eles não sofrerão mais backup).

    ■Backup  Diferencial - realiza  um  backup  dos  arquivos  que  foram  alterados  desde  o  último backup completo. É um backup intermediário entre o incremental e o completo. Antes:  faz  backup  de  todos  os  arquivos  marcados  para  backup  (atributo “arquivo”marcado). Depois: não  marca  os  arquivos  como  "backup feito"  (não  irá  desmarcar  o  atributo, porque depois eles sofrerão mais backup).

    ■ Backup Completo - como o próprio nome diz, todos os arquivos e pastas na unidade sofrem o backup, estejam eles marcados ou não, ou seja, é criada uma cópia de segurança para todos esses arquivos. Antes: faz backup de todos os arquivos selecionados. Depois:  vai  marcar  os  arquivos  como  "backup feito"  (desmarcar  o  atributo,  porque depois eles não sofrerão mais backup).

    ■Backup “diário” - Antes: faz backup dos arquivos criados e/ou modificados no dia do backup diário. Depois: não marca os arquivos como "backup feito" (não irá desmarcar o atributo).

    ■Backup “cópia” - Antes: faz backup dos arquivos criados e/ou modificados no dia do backup diário. Depois: não marca os arquivos como "backup feito" (não irá desmarcar o atributo).

  • Letra (A).

    ----------

     

    Um resumo sobre os principais tipos de backups ou becapes (como o CESPE escreve) cobrados em provas, incluí um esqueminha que utilizo para me safar dessas questões:

     

       Normal/Completo >> Copia todos os arquivos.

              DIA 1: Backup dos arquivos ABC

              DIA 2: Backup dos arquivos ABCDE

              DIA 3: Backup dos arquivos ABCDEFG

     

       Incremental >> Copia os arquivos criados ou alterados desde o último backup (que poder ter sido completo, incremental ou diferencial). O backup incremental conterá apenas os arquivos que foram criados ou alterados desde o último backup.

              DIA 1: Backup dos arquivos ABC

              DIA 2: Backup dos arquivos DE

              DIA 3: Backup dos arquivos FG

     

       Diferencial >> Copia os arquivos criados ou alterados desde o último backup completo. O becape acontece com os novos arquivos modificados, ao ocorrer um becape os arquivos anteriormente salvos serão mais uma vez copiados (aumentando o tamanho do becape).

              DIA 1: Backup dos arquivos ABC

              DIA 2: Backup dos arquivos DE

              DIA 3: Backup dos arquivos DEFG

     

    ----------

    Bons estudos!

    At.te, CW.

    Fonte:

    http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/130-informatica-para-concursos/394-conceitos-de-informatica#.WCIeDaH57IU

  • INCREMENTAL

    - copiados apenas os dados alterados ou criados desde o último backup (‘’full’’, incremental ou diferencial);

    - copia menor quantidade de dados;

    - processo de backup é mais rápido;

    - Menos espaço de armazenamento;

    OBS.: Recuperação de dados é mais lenta, pois o último backup “full” deve ser recuperado e, em seguida, os dados incrementais de cada dia até o momento da falha.

    ____________________________________________________________________________________________

    DIFERENCIAL

    - copiados apenas os dados alterados ou criados desde o primeiro backup completo;

    - copia maior quantidade de dados;

    - processo de backup é mais lento;

    - Mais espaço de armazenamento;

    - não é necessário especificar os intervalos de tempo em que houve alterações nos arquivos.

    OBS.: Recuperação dos dados é mais rápida, pois é necessário o último backup diferencial e o último backup ‘’full’’.

  • Segunda professor do Alfacon, a alternativa correta seria a C. A justificativa de que a A não está correta, é que você não necessariamente DEVE fazer o backup incremental após fazer o backup completo, afinal, o backup incremental deve ser feito após a modificação ou criação de um arquivo. Sendo assim, o mais obvio seria a alternativa C!

  • O que o back up incremental vai copiar se o completo marcou todas as informaçoes?

  • Melhor forma de entender foi a explicação dada pelo CW! Obrigada!

  • Um dia aprendo isso.

  • O Becap incremental realiza becape completo no primeiro periodo do ciclo e nos periodos subsequentes copia apenas os arquivos criados ou alterados no periodo.

  • DICA: Não tem como fazer Backup INCREMENTAL e DIFERENCIAL sem antes realizar o NORMAL( COMPLETO).

  • Pessoal, a alternativa C, será que também não está correta? Os intervalos não devem ser especificados.

  • A) certa, mas deve ter havido modificação p/ que seja utilizada a incremental.

  • Queridos alunos/amigos, vamos lá:

    Após meia garrafa de black label cheguei a seguinte conclusão:

    1) A questão é mal formulada e possui 2 respostas, letra A (mais óbvia e primeira) e letra C (também correta) e deveria ser anulada.

    ou 

    2) Vamos viajar.

    Sabemos que o becape incremental utiliza como critério para cópia o status do atributo de arquivamento, copiando somente os arquivos que possuem atributo e retirando-os, marcando como tendo sofrido becape, logo, não há do que se falar acerca de tempo. Não há como se especificar tempo no becape incremental de nenhuma maneira (premissa).

     

    Agora vamos à semantica:

    Se falamos: 

               Para fazer bolo não é possível usar agua.    ---> Temos um caráter onde é impossível, não se admite o uso de água.

               Para fazer bolo não é necessário usar agua     ---> Temos um caráter facultativo, onde é admissível usar água.

    Observamos então valores semânticos diferentes para o uso do é possível para o é necessário, do não é possível para o do não é necessário.

    O erro da questão é o uso do NÃO É NECESSÁRIO, pois neste caso se admite uma possibilidade que não existe.

    Logo o correto seria:

    Na cópia incremental, não é POSSÍVEL especificar os intervalos de tempo em que houve alterações nos arquivos.

    Espero ter contribuído no entendimento da questão.

    Abraçosm

    Prof. Renato da Costa:.

    Autor do Livro Informática para Concursos da editora Impetús - 4a. Edição

     

  • Normal (conhecido também como Completo, Total, Global ou Full): um backup Normal copia todos os arquivos selecionados e os marca como arquivos que passaram por backup (ou seja, o atributo de arquivo é desmarcado). Com backups normais, você só precisa da cópia mais recente do arquivo para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez. Em outras palavras, o Backup Normal é o primeiro backup realizado no sistema. É o backup inicial de todos os arquivos e dados do sistema.

     

    O que grava? Arquivos e pastas selecionados;

    Limpa os marcadores? Sim;

    Compacta os dados e controla erros? Sim;

    Detalhes: É demorado e ocupa muito espaço. É usado como início do processo de cópia.

     

    Diário – um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

     

    O que grava? Arquivos e pastas criados ou alterados na data do backup;

    Limpa os marcadores? Não;

    Compacta os dados e controle erros? Sim;

    Detalhes: É gasto menos tempo e espaço, mas podem ser perdidos dados gravados no mesmo dia, após o backup;

     

    Diferencial – Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental. Não marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado). Se você estiver executando uma combinação dos backups normal e diferencial, a restauração dos arquivos e pastas exigirá o último backup normal e o último backup diferencial.

     

    O que grava? Arquivos e pastas criados ou alterados após o último backup.

    Limpa os marcadores? Não;

    Compacta dados e controle de erros? Sim;

    Detalhes: É acumulativo. A recuperação de dados pode ser demorada, se houverem muitas alterações.

     

    Incremental – um backup Incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental, e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo é desmarcado). Se você utilizar uma combinação dos backups normal e incremental, precisará do último conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backup incrementais para restaurar os dados.

     

    O que grava? Arquivos e pastas criados ou alterados após o último backup;

    Limpa os marcadores? Sim;

    Compacta os arquivos e controle de erros? Sim;

    Detalhes: É o backup mais rápido, mas a restauração pode ser demorada. Usa pouco espaço de mídia.

  • O BACKUP DIFERENCIAL, CONFORME O EXEMPLO DO COLEGA CW,  NO SEGUNDO E NOS DEMAIS DIAS NÃO INCLUIRIA O BACKUP DO DIA 1 (ABC) FICANDO O DIA 3: ABCDEFG ??????

  • Para quem tem dúvidas...

    Professor Léo Matos explicando no video..

    https://www.youtube.com/watch?v=i70HsjIY4oc

  • Backup Completo ou Full

     

    Consiste na cópia completa dos dados, com o backup anterior sendo descartado para dar lugar a um novo backup full. Nesse modelo, todos os dados sempre são copiados a cada execução do backup.

     

    Vantagens

     

    Esse é o modelo mais simples e direto. Ele sempre dá a certeza de que todos os dados estarão presentes, no caso de precisar contar com as cópias em uma restauração.

    Desvantagens

     

    Todo o banco de dados é sempre copiado. Isso pode ser irrelevante para uma pequena quantidade de dados, mas, à medida em que a base de dados cresce, tanto o backup quanto a restauração se tornam mais e mais demorados.

     

    Backup Incremental

     

    Esse modelo de backup copia somente os dados alterados desde o último backup executado — seja o completo, diferencial ou incremental. Em primeiro lugar, executa-se um backup fullseguido de diversos backups incrementais.

     

    Se houver alterações nos dados, somente elas serão copiadas.

     

    Vantagens

     

    A rapidez para cópia dos incrementais é o maior benefício, pois somente dados alterados ou novos são adicionados ao último backup executado. Essa opção diminui o tempo do processo e um eventual consumo de link de rede ou internet.

     

    Desvantagens

     

    Exige maior domínio por parte do agente responsável, visto que é preciso ter controle sobre o catálogo dos backups executados. Além disso, a restauração é mais lenta, pois é preciso primeiro restaurar o último backup full, seguido da sequência de incrementais até o último realizado.

     

    Backup Diferencial

     

    O backup diferencial é parecido com o incremental, pois aplica as alterações executadas após um backup full. No entanto, ele sempre copia os dados alterados desde o backup completo. Em outras palavras, para se executar uma restauração, basta utilizar o último backup full, seguido do último backup diferencial.

     

    Vantagens

     

    A vantagem principal é ter menos arquivos pra restaurar, já que não se aplicam vários arquivos na restauração, apenas o full e o último diferencial. Ele gera menos tráfego de rede do que o full, e é menos complexo que o incremental.

     

    Desvantagens

     

    O tempo de recuperação pode se tornar um pouco maior do que quando se utiliza o modelo incremental.

     

    Fonte: https://blog.diferencialti.com.br/backup-completo-diferencial-e-incremental-quais-as-diferencas/

  • A banca considerou a alternativa A como certa. Contudo, a B tambm está! Quando eu passo a aderir uma política de becap(Backup) incremental, o tempo é o de menos. Não me interessa o dia, a hora, o mês... o século ou o ano! O que me importa é apenas se houve ou não alterações no arquivo, independentemente do tempo transcorrido. Se houver alteração eu incrementarei essa alteração com o backup, do contrário, nada será feito. Não interessa o tempo transcorrido. Porquanto, temos duas respostas, o erro está na banca, não em vc!!! Qualquer esclarecimento(correção), me mande msg via direct. Dificilmente retorno para reler comentários.

  • QUESTÕES COMENTADAS POR ITENS

    (a) Correto. o becape incremental deve ser feito depois de realizada cópia completa de todos os arquivos de interesse;

    (b) Errado. O becape completo é executado apenas no início de cada ciclo de becape incremental. Após um backup incremental, são executados apenas outros backups incrementais;

    (c) Errado. Sabemos que o becape incremental utiliza como critério para cópia o status do atributo de arquivamento, copiando somente os arquivos que possuem atributo e retirando-os, marcando como tendo sofrido becape, logo, não há do que se falar acerca de tempo. Não há como se especificar tempo no becape incremental de nenhuma maneira (premissa)”.

    (d) Errado. Todo ciclo de becape incremental se inicia com um becape completo;

    (e) Errado. Essa é a definição de becape diferencial. O becape incremental não recopia dados já copiados.

    Fonte: Informática p/ PC-DF (Agente) Com Videoaulas - 2019 www.estrategiaconcursos.com.br / Aula 06 - Professor Diego costa

  • Gabarito A.

    https://plantaovirtual.wordpress.com/2017/05/26/tipos-de-backup/

  • Qual o erro da D

  • Letras A e C estão CORRETAS, porém a banca adotou apenas a A como gabarito.

  • Gabarito : A

    Becape completo: copia todos os arquivos da unidade/pasta e remove seus tributos de arquivamento.

    Becape Incremental: copia somente os arquivos novos ou modificados desde o becape normal ou incremental anterior ( arquivos que possuem atributo de arquivamento) e remove os seus atributos de arquivamento, marcando-os como tendo sofrido becape.

    Becape diferencial: copia somente os arquivos novos ou modificados, desde o último becape normal ou incremental anterior, e não remove os seus atributos de arquivamento. Ele não remove porque a cada diferencial eu descarto o anterior.

    Becape delta: armazena a diferença entre as versões correntes e anteriores dos arquivos.

  • Apesar de acertar a questão, também concordo que a letra C está correta.

    "Na cópia incremental, não é necessário especificar os intervalos de tempo em que houve alterações nos arquivos."

    Essa especificação é feita automaticamente.

    Se a opção C fosse A, de acordo com o gabarito, todos teriam "errado".

  • Formas de Backup:

    • Normal: Copia tudo aquilo que foi selecionado, independente se os arquivos sofreram backup ou não e alteram o atributo do arquivo.

    • Incremental: copia tudo aquilo que foi criado ou alterado a partir do último backup normal ou incremental e altera o atributo do arquivo.

    • Diferencial: copia tudo aquilo que foi criado ou alterado a partir do último backup normal e não altera o atributo do arquivo.

    • Diário: copia tudo aqui que foi alterado na data corrente do computador.

    • Cópia: Copia tudo aquilo que foi selecionado, independente se os arquivos sofreram backup ou não e não alteram o atributo do arquivo.

  • A Letra C será comentada pelo Excelentíssimo Prof. Renato da Costa:

    “Sabemos que o becape incremental utiliza como critério para cópia o status do atributo de

    arquivamento, copiando somente os arquivos que possuem atributo e retirando-os, marcando como

    tendo sofrido becape, logo, não há do que se falar acerca de tempo. Não há como se especificar tempo

    no becape incremental de nenhuma maneira (premissa)”.

  • Gabarito A O backup incremental ele é direcionado a copiar apenas as alterações feitas, assim desmarcando o atributo ....
  • Errei a questão, mas de fato ela é simples: tanto para rotina do backup incremental, quanto para diferencial é necessário anteriormente realizarmos a inicial (completa).

  • GAB: A

    Backup Incremental:

    Neste tipo de backup, são salvos apenas os dados que foram alterados após a última cópia de segurança realizada. Esse procedimento é mais rápido de ser processado, porém leva mais tempo para ser restaurado, pois envolve restaurar todos os backups anteriores.

    Algumas questões para melhor elucidar:

    1- O backup é um procedimento realizado para garantir a segurança de dados em sistemas computacionais. A cerca desse procedimento, foram feitas as afirmações seguintes.

    I. Recomenda-se realizar o backup de uma partição em outra partição no mesmo disco, uma vez que, havendo falha no disco, os dados serão facilmente recuperados.

    II. O primeiro backup criado para preservar os dados de um sistema é o backup diferencial.

    III. O backup incremental cópia apenas os arquivos criados ou modificados desde o último backup normal.

    IV. Realizar backups diferenciais ou incrementais requer menos espaço de armazenamento que o backup normal.

    Das afirmações, estão corretas

    a) II e III

    b) I e II.

    c) III e IV.

    d) I e IV

    ANO: 2013 Banca: CESPE Órgão: UNIPAMPA PROVA: Assistente em Administração

    O becape incremental, procedimento mediante o qual são copiados apenas os arquivos criados ou alterados desde o último becape, é mais demorado e seguro que o becape completo, pois, por intermédio do software responsável pela cópia, são verificadas as datas de todos os arquivos para averiguar-se se eles foram alterados. ERRADO

    ANO: 2019 Banca: FADESP Órgão: DETRAN - PA PROVA: Agente de Fiscalização de Trânsito

    Com relação aos tipos de backup, analise as seguintes afirmativas.

    I. O backup completo faz a cópia de todos os arquivos destinados a ele, independente de versões anteriores ou de alterações nos arquivos desde o último backup.

    II. O backup incremental faz a cópia dos arquivos que foram alterados ou criados desde o último backup completo ou incremental.

    III. Da mesma forma que o backup incremental, o backup diferencial só copia arquivos criados ou alterados desde o último backup. No entanto, a diferença deste para o incremental é que cada backup diferencial mapeia as modificações em relação ao último backup completo. 

    A sequência que expressa corretamente o julgamento das afirmativas é

    A) I – F; II – F; III – V.

    B) I – V; II – F; III – F.

    C) I – V; II – V; III – F.

    D) I – V; II – V; III – V.

    E) I – F; II – F; III – F

  • ASSERTIVA CORRETA LETRA "A"

    Complementando;

    Um backup incremental salva os arquivos que foram alterados desde o último backup, seja ele qual for, os não alterados (não marcados) não são salvos. Assim, não é necessário informar o período das alterações para a realização do mesmo.

    Questão complicada, ao meu ver a alternativa mais correta é a letra "C".