SóProvas


ID
2125597
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Analise as alternativas que tratam das diversas barreiras que podem dificultar ou distorcer a comunicação eficaz numa organização.
I. Percepção seletiva surge por que tanto o receptor quanto o emissor projetam seus interesses e expectativas ao emitirem ou receberem as mensagens.
II. Filtragem – refere-se a manipulação da informação pelo emissor para que o receptor não consiga entender o que foi solicitado.
III. Os estados emocionais mais extremos oferecem maior probabilidade de impedir uma comunicação eficaz.
IV. As pessoas têm uma capacidade infinita de processar informações.
V. A tensão e a ansiedade em relação à comunicação escrita é uma grande barreira para uma comunicação eficaz.
Estão CORRETAS apenas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    ___________________________________________

     

    I. CORRETA - Percepção seletiva surge por que tanto o receptor quanto o emissor projetam seus interesses e expectativas ao emitirem ou receberem as mensagens.

     

    Segundo Stephen P. Robbins, o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais. Os receptores também projetam seus interesses e expectativas quando decodificam as mensagens. O entrevistador que acredita que as mulheres sempre colocam a família antes do trabalho, ao selecionar novos funcionários verá essa tendência em todas as candidatas, quer elas pensem dessa forma ou não.​

    ________________________________________________

     

    II. ERRADAFiltragem – refere-se a manipulação da informação pelo emissor para que o receptor não consiga entender o que foi solicitado.

     

    Segundo Stephen P. Robbins, a filtragem se refere à manipulação da informação pelo emissor para que ela seja vista de maneira mais favorável ao receptor. Por exemplo, quando um executivo diz ao seu superior exatamente aquilo que acredita que o chefe quer ouvir, ele está filtrando a informação. 

    ____________________________________________________

     

    III. CORRETA. Os estados emocionais mais extremos oferecem maior probabilidade de impedir uma comunicação eficaz.

     

    Stephen P. Robbins trata a barreita da Emoção, como sendo: A maneira como o receptor se sente no momento em que recebe a mensagem vai influenciar sua maneira de interpretá-la. Uma mesma mensagem pode ser interpretada por você de uma forma caso você se sinta aborrecido ou distraído, e de outra forma caso esteja feliz. Os estados emocionais mais extremos, como euforia ou depressão, têm mais probabilidade de impedir a comunicação eficaz. Nessas situações, tendemos a deixar de lado nossa racionalidade e objetividade para dar lugar apenas às nossas emoções.

    _________________________________________________

     

    IV. ERRADA. As pessoas têm uma capacidade infinita de processar informações.

     

    De acordo com Stephen P. Robbins, a barreira da Sobrecarga de Informações diz que: As pessoas têm uma capacidade FINITA de processar informações. Quando as informações com que temos de trabalhar excedem nossa capacidade de processamento, o resultado é a sobrecarga de informação. 

    __________________________________________________

     

    V. CORRETA. A tensão e a ansiedade em relação à comunicação escrita é uma grande barreira para uma comunicação eficaz.

     

    Para Stephen P. Robbins ...Embora a maioria deteste falar em público, o medo da comunicação é um problema bem mais sério porque afeta toda uma categoria de técnicas de comunicação. As pessoas que sofrem desse problema sentem tensão ou ansiedade, sem motivo aparente, em relação à comunicação oral ou escrita.

     

    __________________________________________________

     

    Fonte: Stephen P. Robbins, Comportamento Organizacional. 2010

     

     

     

     

  • Há diversas barreiras que podem distorcer, dificultar ou impedir a comunicação eficaz. Robbins, Judge e Sobral (2010) apresentam várias delas, das quais destacamos:

    a) Filtragem: ocorre quando alguém diz o que acredita que o receptor quer ouvir, ou seja, quando se filtra a informação, manipulando-a.

    b) Percepção seletiva: é o fenômeno em que as pessoas escutam seletivamente, ‘ouvem o que querem ouvir’, de acordo com suas necessidades,
    experiências, histórias de vida e outras características pessoais.

    c) Emoções: as pessoas tendem a interpretar as mensagens de acordo com a emoção do momento. A mesma mensagem é interpretada de forma diferente, caso esteja aborrecido ou alegre.

    d) Idioma: mesmo expressando-se na mesma língua muitas palavras têm significados diferentes para diferentes grupos, dependendo de idade, nível
    de escolaridade, regiões do país etc. A mesma palavra pode ter conotações positivas ou negativas, dependendo do grupo onde é falada.

    e) Medo da comunicação: há uma estimativa de que entre 5 e 20 por cento da população possui sérios problemas com o medo da comunicação e
    apresentam ansiedade excessiva sem motivo aparente com relação à comunicação oral, escrita ou ambas.

    f) Diferenças de gênero: homens e mulheres utilizam a comunicação com intenções distintas. Enquanto grupo (há diferenças individuais), as mulheres falam e ouvem a linguagem da intimidade e da conexão, enquanto os homens falam a linguagem do status, do poder e da independência