-
Gab. D.
As decisões são classificadas por Simon (1965 apud OLIVEIRA, 2004, p. 148) em: decisões programadas e decisões não-programadas. As decisões programadas são caracterizadas por serem repetitivas, rotineiras e estruturadas – decisões automatizadas por uma seqüência de procedimentos, não necessitando da intervenção do decisor – além de serem permanentes, servindo de norteamento para a definição das metas, objetivos, políticas e procedimentos organizacionais. As decisões não-programadas são caracterizadas pela novidade, além de serem desestruturadas – decisões não automatizadas, que dependem de solução do decisor.
-
DECISÕES PROGRAMADAS: São habituais, rotineiras, não são complexas, não necessita de análise profunda, não há improviso.
DECISÕES PROGRAMADAS: São inéditas, força o improviso, escolha do melhor método, análise profunda, mais complexas, geram novos dados.
GABARITO --> D
-
Noções de gestão pública é o tipo da matéria que a gente estuda apenas no enfoque de decorar o que vai cair na prova, porque não dá prazer algum em estudar isso..
-
Alguém poderia explicar melhor porque a IV está correta?
-
IV As decisões não programadas envolvem a análise de dados disponíveis para novos problemas. - CORRETA
As decisões não programadas são aquelas não rotineiras. Pense assim: Uma decisão rotineira ocorre de maneira bem simples: ocorre uma situação que já é conhecida e que o administrador já sabe o que deve fazer em relação a ela. Quando ocorre algo novo (não rotineiro) não se pode esperar uma reação imediata uma vez que primeiro é necessário conhecer melhor o que está ocorrendo para só então tomar alguma atitude. Por essa razão que para tomar decisões não programadas é necessário - no mínimo - conhecer um pouco mais sobre o que está de fato ocorrendo.
Espero ter sido clara.
-
Letra (d)
Decisões programadas são decisões rotineiras. Já as decisões não programadas são típicas de situações em que o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.
Rennó
-
hum! Obrigada Tiago Costa e Júlia Dantas. :)
-
GABARITO - D.
Decisões programadas são decisões rotineiras que precisam ser tomadas no dia-a-dia da empresa.
Decisões não-programadas são decisões novas que precisam de vários fatores envolvidos para serem tomadas com sabedoria.
-
Questão apresenta quatro itens para que seja realizado o exame de sua veracidade, acerca do processo decisório.
I. Decisões programadas são rotineiras, ou seja, sobre assuntos que já foram analisados antes e que, desta forma, já existe uma resposta “padrão”. (correto)
II. Decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização, não demandando criação de novas alternativas. Assim, são mais simples de serem tomadas. (incorreto)
III. O conteúdo dessa assertiva consubstancia uma característica das decisões programadas. (incorreto)
IV. Decisões não programadas são comuns quando o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão. (correto)
Do exposto, apenas as alternativas I e IV estão corretas.
GABARITO: D