SóProvas


ID
2127646
Banca
COPEVE-UFMS
Órgão
UFMS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Concurso marca 400 anos da morte de Shakespeare
Vídeos que melhor mostrarem a atualidade da obra do dramaturgo inglês serão premiados com viagem ao Reino Unido e vale-presente

REDAÇÃO 5 de maio de 2016

Passados 400 anos da sua morte, por que William Shakespeare continua atual? É essa a pergunta que embala o concurso cultural Shakespeare Hoje, promovido pelo British Council e parte da programação “Shakespeare Lives”, que vem celebrando por meio de uma série de eventos, que se estenderão ao longo do ano, os quatro séculos da morte do dramaturgo inglês.
Destinado a professores e alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, o concurso pede para que os participantes produzam um vídeo que mostre a importância e atualidade da obra shakespeariana.
As produções devem ter, no máximo, quatro minutos e podem ser feitas em grupos de até cinco alunos que estejam cursando o Ensino Fundamental II ou Médio e com a coordenação de um professor.
O material deve abordar textos e personagens de Shakespeare e pode conter excertos de peças, adaptações ou conteúdos autorais que sejam inspirados pela obra do autor.
Os melhores vídeos serão premiados com uma viagem para o Reino Unido e vales-presentes no valor de 1 mil reais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 28 de outubro.

(Disponível www.cartaeducacao.com.br/agenda/concurso-marca-400-anos-da-morte-de-shakespeare, em 06/05/2016)  

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere à coesão e/ou à coerência do texto lido.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra B

     

    A) CORRETA: todos esses nomes se referem aos vídeos produzidos por professores e alunos de escolas públicas e particulares sobre William Shakespeare (ver o 2° parágrafo).

    B) ERRADA: “[...] por que William Shakespeare continua atual? É essa a pergunta que embala o concurso cultural Shakespeare Hoje [...]”​. “Essa”​ estabelece referência anafórica com a pergunta destacada.

    C) CORRETA.

    D) CORRETA: “Passados 400 anos da sua morte, por que William Shakespeare continua atual? [...]”​ (referência catafórica); “[...] por que William Shakespeare continua atual? É essa a pergunta que embala o concurso cultural Shakespeare Hoje [...]” (referência anafórica).​​

    E) CORRETA.

     

    Mais sobre coesão lexical e coesão referencial (links):

    • http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/tipos-coesao.htm

    • http://www.infoescola.com/portugues/anafora-e-catafora/

  • Já fiz outras questões que abordam de forma semelhante a construção da alternativa B, que é o gabarito.

     

    A confusão é porque o pronome demonstrativo, nessas formas de construção, é completado por outro termo em sequência ("essa pergunta"), o que pode confundir com catáfora. Porém, a pergunta já foi explicitada no texto, por isso é anáfora.

     

    É diferente, por exemplo, de alguns elementos com função anafórica que não têm um complemento subsequente, como pronomes pessoais, facilmente distinguindo-se a função anafórica.

  • pronomes anafóricos aqueles que estabelecem uma referência dependente com um termo antecedente, é uma palavra herdada do grego “anaphorá” e do latim “anaphora”.

    pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente.

     

    https://www.infoescola.com/portugues/anafora-e-catafora/

     

    No caso a pergunta já tinha sido feita, só foi retomada, por isso acredito que seja anafórica e não catafórica.... 

  • Gab.: B 
    Anáfora ou anafórico: retoma algo que já foi citado. 
    Catáfora ou catafórico: apresenta algo que ainda não foi dito. 
    No texto: Passados 400 anos da sua morte, por que William Shakespeare continua atual? É "essa" a pergunta que embala o concurso cultural Shakespeare ........."essa", retoma algo que já foi dito.