SóProvas


ID
2128192
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, assinale a opção que indica a principal diferença entre as provisões e os passivos contingentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) Errado,  As provisões são reconhecidas como passivo, masos passivos contingentes não são

    B) CERTO: provisões – que são reconhecidas como passivo (presumindo-se que possa ser feita uma estimativa confiável) porque são obrigações presentes e é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja necessária para liquidar a obrigação.
    passivos contingentes – que não são reconhecidos como passivo porque são obrigações possíveis, visto que ainda há de ser confirmado se a entidade tem ou não uma obrigação presente que possa conduzir a uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos; ou obrigações presentes que não satisfazem os critérios de reconhecimento.

    C) As provisões são reconhecidas como passivo
    27.  A entidade não deve reconhecer um passivo contingente

    D) 33.  Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado

    E) Os passivos utilizam valores precisos, enquanto as provisões utilizam estimativas (valores prováveis), passivos contingentes, quando aos valores, não possuem estimativassuficientemente confiável

    bons estudos

  • Galera, penso que tal questão deveria ser anulada pela banca, as alternativas A, C e D, estão erradas, conforme explicação do Renato, já a alternativa B considero incorreta a afirmação de que as provisões são reconhecidas no passivo, pois, conforme transcrição abaixo do CPC 25, as provisões DEVEM ser reconhecidas como passivo, DESDE QUE atendam a 3 condições, ao contrário nenhuma provisão será registrada, vejam:

    14. Uma provisão deve ser reconhecida quando:
    (a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;
    (b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e
    (c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.
    Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida.

     

    Sobre a alternativa E, concordo que está errada, mas penso que a afirmação correta seria "as provisões utilizam estimativas, enquanto os passivos contingentes utilizam valores imprecisos", com base na trascrição do trecho abaixo do CPC 25 no que tange aos passivos contingentes:

    86. A menos que seja remota a possibilidade de ocorrer qualquer desembolso na liquidação, a entidade deve divulgar, para cada classe de passivo contingente na data do balanço, uma breve descrição da natureza do passivo contingente e, quando praticável:
    (a) a estimativa do seu efeito financeiro, mensurada conforme os itens 36 a 52;
    (b) a indicação das incertezas relacionadas ao valor ou momento de ocorrência de qualquer saída; e
    (c) a possibilidade de qualquer reembolso.

     

    Abs e fuuuuui.

  • Provisão, segundo o CPC 25, é um passivo de prazo ou de valor incertos. Portanto, devem ser reconhecidas no Passivo Exigível da entidade quando:

    (a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;

    (b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e

    (c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

    Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida.

    Passivo contingente, por outro lado, é definido como:

    (a) uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade; ou

    (b) uma obrigação presente que resulta de eventos passados, mas que não é reconhecida porque:

    (i) não é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja exigida para liquidar a obrigação; ou

    (ii) o valor da obrigação não pode ser mensurado com suficiente confiabilidade.

    A entidade não deve, portanto, reconhecer um passivo contingente em seu passivo exigível, mas apenas divulga-lo em notas explicativas.

    Com isso, correta a alternativa B.

  • Provisões SÃO reconhecidas como passivo porque são obrigações presentes e é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja necessária para liquidar a obrigação;

    Passivos contingentes NÃO SÃO reconhecidos como passivo porque são obrigações possíveis ou são obrigações presentes que não será necessária uma saída de recursos ou não pode ser feita uma estimativa suficientemente confiável do valor da obrigação.

    a) ERRADO. Passivo contingente não são reconhecidos como passivo, já as provisões são.

    b) CERTO.

    c) ERRADO. As provisões são contas do passivo.

    d) ERRADO. Ambos têm prazo para realização.

    e) ERRADO. As provisões utilizam estimativas.

  • ALTERNATIVA B

    Corrigindo por alternativa

    a) Os passivos contingentes não são reconhecidos como passivo e as provisões são.

    c) As provisões não são conhecidas como redutoras do ativo.

    d) Ao contrário

    e) As provisões não utilizam valores precisos.

    2021: um ano de vitória.

  • a) Errada. provisões são reconhecidas como Passivo, e os Passivos contingentes são divulgados em Notas Explicativas.

    b) Certa, provisões são reconhecidas como Passivo, e elas são obrigações presentes e provavelmente serão liquidadas no futuro.

    c) Errada. provisões são reconhecidas como contas normais do Passivo, têm natureza credora e representam uma obrigação com valor e prazo incertos.

    d) Errada. provisões têm prazo, mas não há a certeza da data em que será liquidada. A liquidação e o valor vão depender de uma decisão que normalmente não está sob o controle da empresa.

    e) Errada. As provisões são estimativas, enquanto os Passivos contingentes, normalmente, não podem ser estimados

  • Meu Deus, toda vez que acerto questão da FGV, faço festa kkkkk rumo a aprovação, 2022 é o ano da vitória.