SóProvas


ID
212971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da função de administrador patrimonial de recursos materiais.

Caso seja necessário fazer anotações relativas à depreciação dos bens patrimoniais de determinado órgão para atender aos ditames da Receita Federal do Brasil, deve-se adotar a metodologia de depreciação técnica, que é voltada para a perda do valor decorrente da obsolescência tecnológica.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

    A depreciação técnica não deve ser adotada para a obsolescência tecnológica, mas sim, para a obsolescência física, econômica e funcional. (unicursos)

    A Lei nº. 11.638/2007 estabeleceu que as depreciações e amortizações do imobilizado, a partir de 2010, devem ser efetuadas com base na vida útil econômica dos bens

    62. Vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem o método da linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzidas. A depreciação pelo método linear resulta em despesa constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual não se altere. O método dos saldos decrescentes resulta em despesa decrescente durante a vida útil. O método de unidades produzidas resulta em despesa baseada no uso ou produção esperados. A entidade seleciona o método que melhor reflita o padrão do consumo dos benefícios econômicos futuros esperados incorporados no ativo. Esse método é aplicado consistentemente entre períodos, a não ser que exista alteração nesse padrão.

     

     

  • Antes de ser anulada por EXTRAPOLAR O EDITAL, a questão foi considerada CERTA pela Banca...
  • GABARITO: ERRADO

    Trata-se de questão que envolve mais a área de contabilidade do que a de RLM propriamente dita!

    Enfim, só por curiosidade, a depreciação é feita com base na vida útil econômica do bem. Ou seja, se o bem foi projetado para durar 10 anos, sem valor residual, a depreciação será feita à base de 10% ao ano, até que o bem esteja integralmente depreciado.