SóProvas


ID
212977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito da função de administrador patrimonial de recursos materiais.

No processo de depreciação total, quando o bem ainda existe fisicamente, mas alcança 100% de depreciação, ele deve ser automaticamente baixado contabilmente, a despeito de sua utilidade.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    A depreciação pode ser compreendida como a desvalorização de um bem. A exemplo disso considere que você comprou um carro por R$ 20.000 e depois de usá-lo por 1 ano conseguiu vender por R$ 18.000. A desvalorização que o carro sofreu em função do tempo pode ser entendida como depreciação.

    Já a baixa patrimonial é a retirada de um bem da carga patrimonial e pode ocorrer por alienação, permuta, perda total, comodato, destruição, transferência, sinistro e exclusão de bens do cadastro (fonte: Apostila Vestcon)

    Como o fato de um produto ter sido depreciado em 100% não garante qualquer das formas de baixa patrimonial a afirmativa é falsa.

  • Essa questão só foi anulada porque o conteúdo extrapolou o edital, não só essa, mas várias da mesma disciplina.

    A questão está errada porque o bem não é simplesmente baixado, antes, é submetido  a uma reavaliação na qual se avalia a possibilidade de continuar em uso, em caso positivo, é atribuído ao bem um novo valor e volta a ser depreciado novamente.

    Depreciação: é custo ou a despesa decorrentes do desgaste ou da obsolescência dos ativos imobilizados (máquinas, veículos, móveis, imóveis e instalações) da empresa.
  • No processo de depreciação total, qnd a depreciação alcança 100%, e nesse caso o bem ainda existe fisicamete dentro do empreendimento, o ativo é baixado contabilmente ao efetuar sua venda, doação ou finalização da utilidade. E não automaticamente como afirma a questão.
  • Conforme Manual de regularização Contábil do SIAFI, "Ao final do período de vida útil, os ativos podem ter condições de ser utilizados. Caso o valor residual não reflita o valor adequado,deverá ser realizado teste de recuperabilidade, atribuindo a ele um novo valor, baseado em laudo técnico. Não há novo período de depreciação após o final da vida útil."

    Fonte: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos. Autor Renato Fenili. Página 136
  • GABARITO: ERRADO

    A CESPE exigiu conhecimentos de contabilidade em uma prova de nível médio, para um órgão não fiscalizatório. Totalmente nonsense....

    Já vi soluções desta alternativa que sugeriam a aplicação do teste de recuperabilidade (impairement), mas, não sou fã delas, pois este método tem por objetivo evitar que um bem seja registrado no ativo da empresa por valor maior do que o valor recuperável. No nosso cenário, o ativo já está registrado a 0, de onde não me recordo ser o impairment uma solução válida no caso.

    Mas tirando esta discussão, bens do ativo são baixados quando de sua alienação ou perecimento. Até lá, ele fica no ativo, ainda que integralmente depreciado. A baixa não é automática, como faz crer o enunciado.


    FONTE: Curso de questões de Administração de Recursos Materiais - professor Felipe Cepkauskas Petrachini - Estratégia Concursos