SóProvas


ID
213004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que diz respeito aos arquivos do tipo corrente, intermediário e permanente, julgue os itens de 139 a 143.

Dada a importância da preservação dos documentos que compõem o arquivo corrente de determinado setor de trabalho, recomenda-se o arquivamento desses documentos em local afastado do referido setor.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Os documentos do arquivo corrente são utilizados com alta frequência, assim, devem estar localizados próximos ao setor de trabalho que os utiliza.

  • ERRADA: Arquivo Corrente, também conhecido de Primeira Idade ou Ativo. Pode-se dizer que são conjuntos de documentos estreitamente viculado aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso.

  • ERRADA !

    Os arquivos que são recomendáveis ficarem afastados do setor é chamado de: ARQUIVO INTERMEDIÁRIO !

     

    Deus seja Louvado !

  • ERRADO

    Os arquivos correntes são constituídos de documentos em curso ou frequentemente consultados como ponto de partida ou prosseguimento de planos, para fins de controle, para tomada de decisões das administrações etc.

    Por serem frequentemente consultados os documentos do arquivo corrente devem ficar próximos ao setor, ou seja, nos arquivos setoriais.

    Os arquivos setoriais são aqueles estabelecidos junto aos órgãos operacionais, cumprindo funções de arquivo corrente.

  • O arquivo corrente é utilizado com frenquência por isso dever ser arquivado próximo ao referido setor.

  • Lembre-se:

    1) Todo documento será criado na fase corrente ;

    2) A fase corrente será composta pelos arquivos setoriais, localizados nos próprios setores que produzem os documentos, e pelo arquivo central, também chamado de arquivo geral, que estará localizado próximo aos setores;

    3) Após cumprir seu prazo na fase corrente, os documentos poderão, de acordo com a Tabela de Temporalidade da instituição, serem eliminados, transferidos (para a fase intermediária) ou recolhidos (para a fase permanente) ;

    4) Após cumprir seu prazo na fase intermediária, os documentos poderão, de acordo com a Tabela de Temporalidade da instituição, serem eliminados ou recolhidos (para a fase permanente) ;

    5) Os documentos históricos serão recolhidos à fase permanente, onde jamais serão eliminados;

    6) A eliminação poderá ocorrer em duas das três fases do ciclo vital (corrente ou intermediária) e nunca na terceira (permanente).
     

  •  fase activa corresponde à primeira idade do ciclo vital da documentação, durante a qual o documento é utilizado de uma forma regular pela entidade produtora, para fins administrativos, fiscais e legais. Na fase semi-activa, considerada como a segunda idade deste ciclo, a documentação é ocasionalmente consultada e utilizada pela entidade produtora no exercício das suas actividades. Na fase inactiva, terceira e última fase do ciclo vital, a documentação deixou de ser utilizada pela entidade produtora no âmbito dos fins que motivaram a sua criação; deve, por isso, ser eliminada, a menos que possua valor secundário que justifique a sua conservação permanente
  • A 1ª idade corresponte a documentação corrente.
  • Localização física dos arquivos:
     
    *Arquivos Correntes– devem estar localizados junto aos órgãos produtores (nos próprios escritórios ou próximo deles), a fim de facilitar o acesso aos documentos por eles mesmos (os administradores);
     
    *Arquivos Intermediários– devem estar em locais afastados dos órgãos que produziram ou receberam os documentos, devido à manutenção ser mais barata;
     
    *Arquivos Permanentes– os pesquisadores são o seu principal público. Por essa razão, devem estar localizados junto aos centros culturais ou próximos às universidades, com salas de consultas bem espaçosas, a fim de receber os usuários em locais bem acessíveis e num ambiente mais adequado.

    (Fonte: VALENTINI, Renato. Arquivologia para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier,2009.)
  • ERRADO: Arquivos correntes devido sua importância para a administração ou gestores deve estar próximo ao seu local de uso.
  • Resposta errada

    Mesmo com o grau de importância tenha o documento e que se enquadre na fase corrente , o mesmo deve permanecer próximo de quem precisa , pois este será utilizado com frequencia .
  • ERRADA !

    Os arquivos que são recomendáveis ficarem afastados do setor é chamado de: ARQUIVO INTERMEDIÁRIO !


  • Questão realmente tranquila, só passei batido no fato de serem o arquivo corrente.
    Tinha entendido o seguinte, que os arquivos depois de corrente no caso intermediários, iria para o local afastado.

  • ERRADO! 

    Se os docs. estão na fase corrente/ativa, é pq estão sendo utilizados. Assim, não faz sentido guardá-los num lugar afastado do órgão/setor.

  • Arquivo corrente---> São descentralizados

                                     Acesso restrito 

                                    devem ficar próximo

                                    podem ser eliminados ou recolhidos

                Gab. errado

  • ERRADO

     

    Arquivo corrente ou 1ª idade: composto pelos documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo, fiscal e/ou jurídico. Precisam ficar próximos ao seu produtor/ acumulador, possuem valor primário.

     

     

    https://arquivopublicors.wordpress.com/2014/06/26/arquivos-conceitos-o-ciclo-vital-dos-documentos-e-a-teoria-das-tres-idades/

  • Os arquivos setoriais são aqueles que estão localizados próximos aos seus produtores, ou seja, esses arquivos guardam os documentos próximos aos interessados diretos para facilitar e agilizar a sua localização e utilização. São os arquivos correntes.

    Os arquivos centrais ou gerais são aqueles que guardam todos os documentos de uma entidade em um só lugar.

    É importante ressaltar que esta classificação aplica-se somente aos arquivos correntes, isto é, somente estes podem ser divididos em setorial e central.