-
Errado.
A laminação é um método de restauração feita por um processo em que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, prensado sob pressão e temperatura elevada. Ou seja, não tem nada a ver com preservação de documentos digitais. Portanto, concordamos com o gabarito preliminar.
-
Uma das principais operações de conservação está a de restauração. Essa consiste em utilizar determinados procedimentos para recuperar documentos em mau estado físico de conservação. É feita por especialistas nessa área ( requer profundo conhecimento dos assuntos )
Um dos métodos de restauração está a laminação e laminação manual. A laminação é usada folha de papel em seda e outra de acetato de luminose. A laminação manual é usada com acetato de luminose em contato com a acetona.
Ou seja, como o colega já disse envolve folha de papel, não tem nada a ver com programas de informática, que são documentos digitalizados.
Só a título de curiosidade têm também as seguintes formas de restauração de documentos:
Banho de gelatina - o documento é mergulhado em cola específica, aumentando a sua durabilidade. Ficam sujeitos aos ataques dos fungos e dos insetos. Tecido - usa-se pasta de amido. Silking - tecido mais consistente ( musseline de seda ), de alto custo. Encapsulação - películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento.
Fonte: Renato Valentin - Arquivologia para concursos.
-
Um dos problemas enfrentados com a microfilmagem é absolescência de programas de informática, pois eles evoluem muito rapidamente e corre-se o risco de, em poucos anos, não se poder mais "rodar" um documento microfilmado por o programa. Imagine um documento microfilmado em 1980 num programa daquela época. Hoje, provavelmente esse documento terá muito dificuldade de ser "rodado" numa máquina moderna.
-
Preservação de Documentos: conservação, armazenamento e restauração.
Conservação: estender a vida útil do documento; Armazenamento: guarda ou acondicionamento do documento; Restauração: revitalizar ou recuperar o documento.
Técnicas de Conservação:
- Desinfestação: destruição ou inibição de insetos;
- Higienização ou limpeza: retirada de poeira e outros;
- Alisamento: colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável e expô-los à ação do ar com forte percentagem de umidade, durante uma hora e, em seguida, passá-los a ferro, folha por folha.
- Restauração ou reparo: recuperação e reforço de documentos danificados. (Pode ser considerada uma atividade distinta da Conservação).
Técnicas de Restauração:
- Silking: utiliza tecido de grande durabilidade, mas devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes.
- Banho de gelatina: mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Os documentos tratados por este processo, que é manual, tornam-se suscetíveis ao ataque de insetos e fungos.
- Tecido: reparação em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amido. A durabilidade do papel é aumentada consideravelmente, mas o emprego do amido propicia o ataque de insetos e fungos, impede o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos, além de reduzir a legibilidade e flexibilidade.
- Laminação: se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, prensado sob pressão e temperatura elevada.
- Laminação manual: matéria-prima básica da laminação mecanizada, não usa calor nem pressão, que são substituídos pela acetona. Esta, ao entrar em contato com o acetato, transforma-o em camada semiplástica que, ao secar, adere ao documento, juntamente com o papel de seda.
- Encapsulação: utiliza películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento. O documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces; entre o documento e a fita deve haver um espaço de 3mm, deixando o documento solto dentro das duas lâminas.
Fonte: Ponto dos Concursos
-
Obsolescência é o que se tornou absoleto, ultrapassado.
Não existe preservação de documentos digitais com uso de técnicas de preservação para papeis.
As duas últimas orações não corresponde ao uso na informática.
-
Neste caso, a melhor opçãoainda é a microfilmagem dos docs.
-
Fenômeno da Obsolência tecnológica: as mídias tecnológicas estão sujeitas a uma série de fatores que inviabilizam a preservação prolongada e o acesso futura às informações contidas em tais meios . Problemas nas mídias , no hardware e até software (programas de leitura de informação).
Seu disquete, por exempo, produzido na década passada , não é mais acessível pq já está degastado.
A migração das informações das informações digitais para novos suportes e mídias evitam a ação da obsolência tecnológica
Fonte: Arquivologia Facilitada
-
A banca se referiu a outro conceito, que não tem nada a ver com laminação e sim com MIGRAÇÃO E EMULAÇÃO, que siginifca:
O primeiro - atualização ou alteração do programa ou a conjugação dos dois.
O segundo - simulação de parte de um equipamento ou programa.
Esses dois conceitos dizem respeito à obsolência dos equipamento e dos programas de informática de de uma forma ou de outra serve para preservar as informações por razões até obvias, já que a obsolência de uma coisa ou de outra poderá sim, por em risco as informações.
A meu ver isso esta ligado diretamente a GED( gestão eletronica de documentos) e de forma indireta a preservação de documentos.
Espero ter ajudado!
-
Errada.
Obsolescência de equipamentos = equipamentos ultrapassados, defasados, em desuso.
Restauração: preocesso de conservação aplicado quando o suporte já está sofrendo degradação. Como métodos de restauração destacam-se: 1) Encapsulação; 2) Laminação; 3) Reenfibragem e 4) Velatura.
Laminação consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semi-sintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas.
-
Na verdade, a questão é um pouco mais complexa e troca o conceito de laminação por encapsulamento.
Como vários colegas apontaram, laminação é um método de restauração utilizado em documentos com suporte tradicional (papel). Encapsulamento também é um método de restauração de papel, que consiste na utilização de películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento para proteger o suporte. No entanto, em preservação digital, encapsulamento tem OUTRO SIGNIFICADO, como mostra o conceito abaixo.
Encapsulamento - A estratégia de preservação digital baseada no encapsulamento consiste em preservar, juntamente com o objeto digital, toda a informação necessária e suficiente para permitir o desenvolvimento de conversores, visualizadores ou emuladores. A finalidade do encapsulamento é prevenir a futura perda de dados por simplesmente ignorar a informação no momento em que ela é criada.
-
q zuada essa questao mano ............. bora passa papel de seda e acetato de celulose no equipametos kkkk e prensa
-
ERRADO
A laminação é aplicada nos documentos que estão em suporte papel !!!!!
Vamos por partes....
1º O problema relacionado à obsolescência dos equipamentos e dos programas de informática é resolvido por meio da EMULAÇÃO.
"A emulação consiste no desenvolvimento de um sistema que funcione da mesma forma que outro software já obsoleto, objetivando permitir a leitura de documentos que perderam suporte por software e hardware."
- Miguel Ángel Márdero Arellano.
2º A laminação é o processo em que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, prensado sob pressão e temperatura elevada. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem a perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas. Qualquer mancha resultante do uso pode ser removida com água e sabão. O volume do documento é reduzido, mas o peso duplica.
-
Imaginei a mesma coisa Gustavo. Parece o Juselito (Hermes e Renato) trabalhando no serviço público kkk
-
GABARITO: ERRADO
Cara, não sei se vai ajudar, mas para laminação eu me lembro do papel laminado, aquele brilhante.
Definição no livro da Marilena, p. 144:
Laminação: Processo em que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa pressa hidráulica, sob pressão média de 7 a 8kg/cm e temperatura entre 145 a 155C.
(...) A durabilidade e as qualidades são asseguradas (...) tornando-o imune à ação de fungos e pragas.
>>Olha o bizu, ein. No próprio livro diz que esse processo torna o documento imune a fungos e pragas.
-
"O problema relacionado à obsolescência dos equipamentos e dos programas de informática, que compromete a preservação de documentos digitais, pode ser resolvido com o uso de laminação."
Para resolver um problema de Preservação você precisa estar atento às áreas de armazenamentos externas e internas, pois a Preservação é um conjunto de medidas e estratégias de ordem política, administrativa e operacional para a preservação da integridade dos materiais.
A laminação é um processo de Restauração.