SóProvas


ID
213046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Emile Durkheim, o método a ser utilizado na sociologia

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. O sociólogo não emite um parecer sobre uma "representação social". Por exemplo: Deus é uma representação social. Deus existindo ou não, se segmentos da sociedade acreditam nele, trata-se de uma representação que merece ser estudada, e por conseguinte verdadeira. Durkheim jamais emitiria um juízo de valor sobre uma questão "metafísica": ele está preocupado com o que os seres humanos fazem com as representações derivadas do convívio inter pares, não em afirmá-las como Verdade ou mentira.
  • concordo com Rafael. Esse gabarito é um absurdo para qualquer sociólogo

  • Concordo com os colegas. Tá quase que impossível fazer essas questões. Tô super insegura com o QC.

  • Colega, Rafael. Discordo de você, em parte. O desafio de Durkheim foi, nas formas elementares da vida religiosa, mostrar que a divindade, como ela é apresentada sendo um ser superior não existe, portanto não é verdadeira.

  • Tem que ficar insegura com o CESPE, Ludmila, e não com o QC!!!

  • Questão absurda!!! Em que texto Durkheim afirma que o método a ser utilizado na Sociologia deve estabelecer se uma representação social é "comprovada, cientificamente, como falsa ou verdadeira"?? Esses nem são os termos usuais do autor! O que realmente importa para Durkheim é estudar a coerção que as representações sociais - como fatos sociais - exercem sobre o conjunto da sociedade e se tais representações favorecem ou não a coesão das relações sociais ao longo do tempo! Uma vez que determinada representação pode ser caracterizada como um fato social, ela já deve ser objeto de estudo do Sociólogo e pouco importa se o seu conteúdo é verdadeiro ou falso! O fundamental é o papel que tal representação exerce na interdependência dos indivíduos em uma sociedade!    

  • Ufa! Bom ver o depoimento dos colegas. Estava começando a achar que a sociologia de Durkheim era uma prática de valoração maniqueísta e banal.

  • Querem culpar o QC que só pega questões de provas passadas. Aff

    O erro é da banca, não do QC.