SóProvas


ID
213049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Emile Durkheim, o conhecimento científico pode ser útil para a ação. Identificar um critério objetivo, inerente aos fatos sociais, que permita distinguir a saúde da doença nas diferentes ordens de fenômenos sociais, pode esclarecer o sentido da prática, permitindo, ao mesmo tempo, que a ciência permaneça fiel ao seu próprio método. A partir dessa assertiva, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É a definição de fato social comum e fato social patológico... 
    Muito boa a questão 
  • Quando comparamos sociedades estruturalmete semelhantes, e alguns fatos sociais se repetem, temos a indicação de que estes são fatos sociais "normais", que fazem parte do próprio funcionamento desse sistema. Se encontrarmos, porém, fatos sociais que só existem em uma sociedade entre várias comparáveis, podemos considerá-los como "patológicos". Sua presença seria uma "exceção", mostrando que aquele fato social "patológico" não faz parte do funcionamento do sistema (senão, sociedades parecidas apresentariam o mesmo fato social, já que apresentariam também o mesmo sistema).

    fonte: sociologiadiario.blogspot.com.br
  • Durkheim aparece no cenário da sociologia afirmando que o crime não possui caráter patológico como se costuma avaliar, mas sim o qualifica como um fato social dentro da normalidade, em razão de ser algo genérico, pois o crime acontece em todas as sociedades. Durkheim afirma que “o crime é normal porque uma sociedade isenta dele é impossível”

  • Para Durkheim o crime é um fato social normal quando o mesmo ocorre na média da sociedade e  porque não há sociedade sem crimes, mesmo que estes sejam diferentes entre as sociedades. Todavia, o crime enquanto fato social patológico, anormal, ocorre quando o mesmo se dá de maneira extraordinária ou eventual.