SóProvas


ID
213058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere à compreensão nas ciências sociológica e econômica, segundo Max Weber, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei entre a D e a E.  Acabei errando =(
    Cuidado com os enunciados que têm o sentido muito genérico.
  • Weber - individualismo metodológico - a sociedade como totalidade social é o resultado das formas de relação entre seus sujeitos constituintes. Qual o papel do sujeito na compreensão da vida social? Weber parte do individual para o todo. 

  • A: errada. A idéia de Weber é a seguinte: no domínio dos fenômenos naturais, só podemos apreender as regulari
    des observadas por meio de propo sições de forma e natureza matemáticas.

    B: errada. No caso da conduta humana, a compreensão é, num certo sentido, imediata: o professor compreende o comportamento dos que acompanham suas aulas, o viajante compreende por que o motorista do táxi pára diante do sinal vermelho. Não é necessário constatar quan tos motoristas se detêm diante do sinal vermelho para entender por que razão eles agem assim. A conduta humana tem uma inteligibilidade intrínseca, que vem do fato de que os homens são dotados de consciência.
    C:errada. As condutas sociais têm uma textura inteligível que as ciências da realidade humana são capazes de apreender. Esta inteligibilidade não significa que o sociólogo ou o historiador compreendam intuitivamente tais condutas. Pelo contrário, o cientista social as reconstrói gradualmente, com base em textos e em documentos.
    D:errada. Do fato de sermos capazes de compreender resulta que podemos explicar fenômenos singulares sem a intermediação das proposições gerais. Há um vín culo entre a inteligibilidade intrínseca dos fenômenos humanos e a orientação histórica destas ciências. Não que elas visem sempre ao que aconteceu uma só vez, e se interessem exclusivamente pelas características singulares dos fenô menos. Como compreendemos o singular, a dimensão propriamente histórica assume, nas ciências que têm por objeto a realidade humana, uma importância e um alcance que ela não pode ter nas ciências da natureza.
    fonte: