SóProvas


ID
2131591
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Soluções emergentes: melhoria contínua; qualidade total; reengenharia, benchmarking; equipes de alto desempenho; gestão de projetos.

“A desordem, a instabilidade e o acaso no campo científico constituem a norma, a regra, a lei.”

No contexto das novas abordagens da administração, essa assertiva está relacionada à:

Alternativas
Comentários
  • “A desordem, a instabilidade e o acaso no campo científico constituem a norma, a regra, a lei.”, logo alternativa B.

     

    Teoria do caos trata de sistemas complexos e dinâmicos rigorosamente deterministas, mas que apresentam um fenômeno fundamental de instabilidade chamado sensibilidade às condições iniciais que, modulando uma propriedade suplementar de recorrência, torna-os não previsíveis na prática a longo prazo.

     

    Fonte: Wikipédia

  • Gab: B

    Complementando:

    O que é a reengenharia?

    Basicamente, o sistema administrativo denominado reengenharia pode ser definido como:

    “(…) um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”. – Stair e Reynolds (2002, p.39)

    A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização, tais como: serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional, etc.. Com o objetivo claro de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.

    http://www.sobreadministracao.com/reengenharia-o-que-e-e-como-funciona/

  • Complementando...

    Teoria da Contingência

    A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, refere-se a uma proposição que só pode ser conhecida pela experiência e pela evidência e não pela razão. A teoria da contingência vai bem mais longe do que a teoria de sistemas quando aborda a problemática do ambiente.

    Na teoria da contingência as condições de ambiente é que causam transformações no interior das organizações. Ou seja, o ambiente explica o fenômeno organizacional. Há quem negue esta influência total do ambiente sobre a organização. O argumento é que a influência sobre a organização é ditada não pelo ambiente, mas apenas pelo que interessa diretamente a organização, isto é, a tecnologia existente no ambiente.

    Poderíamos dizer que uma corrente considera o ambiente total vital para a organização, e uma outra corrente que considera o ambiente de forma parcial. De qualquer maneira é o ambiente que conduz a vida da organização.

    Uma característica relevante da teoria da contingência é a de que não se consegue um alto nível de sofisticação organizacional com a aplicação de um só modelo, ou seja, não há uma só forma de tornar uma organização eficaz e eficiente. Haverá sempre diferentes alternativas (equifinalidade) para o encaminhamento de estudos, problemas e carências organizacionais.

    Contingência

    A teoria da contingência apresenta os seguintes aspectos básicos:

    1. A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto.

    2. As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente.

    3. As características ambientais são as variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas.