A questão cobra do candidato conhecimento sobre as funções administrativas atuantes em qualquer organização:
PLANEJAMENTO: fase que são estabelecidos os objetivos e os meios para alcançá-los
ORGANIZAÇÃO: alocar recursos e pessoas.
DIREÇÃO: relaciona a atuação sobre pessoas e com a ação. A direção é exercida por meio de comunicação, liderança e motivação das pessoas
CONTROLE: monitora e compara os resultados com aquilo que foi planejado e faz a correção dos possíveis desvios.
De acordo com o exposto, analisaremos as assertivas:
A) Correto! Controle é uma das funções administrativas. Ela está intimamente ligada ao planejamento. De acordo com citação oportuna de Deming: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”
B) Incorreto! A moralidade não é um função administrativa. É um dos princípios da Administração Pública previstos no caput do art. 37 da CF.
C) Incorreto! A publicidade não é um função administrativa. É um dos princípios da Administração Pública previstos no caput do art. 37 da CF.
D) Incorreto! A impessoalidade não é um função administrativa. É um dos princípios da Administração Pública previstos no caput do art. 37 da CF.
E) Incorreto! O empreendedorismo também não é uma das funções da administração. O processo de empreender impulsiona a busca de novas oportunidades e de criar novos negócios. (Chiavenato, 2014).
Bibliografia: CHIAVENATO, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração”. 2014
Gabarito: Letra "A".