SóProvas


ID
2131756
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O século XVIII é conhecido como o Século das Luzes. É o tempo do Iluminismo. Segundo a ética iluminista:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa:  a) as normas da ação moral do homem são estabelecidas pela razão.

     

    Lembrando que ele está perguntando em relação a ética ilumunista. 

     

      O Iluminismo foi um movimento cultural e intelectual do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval: “seu programa é a difusão do uso da razão para dirigir o progresso da vida em todos os aspectos” (BOBBIO; MATTEUCCI; PASQUINO, 1998, p. 605). Essa revolução intelectual que se efetivou na Europa, em países como a França, Alemanha, Inglaterra, também ficou conhecida como Século das Luzes e como Ilustração. Contudo, é preciso considerar, como o fazem Pazzinato e Senise que “o Iluminismo representou o ápice das transformações culturais iniciadas no século XIV pelo movimento renascentista” (1992, p. 98).

    Leia mais: https://www.sabedoriapolitica.com.br/filosofia-politica/filosofia-moderna/iluminismo/

     

     

  • A grande obra do iluminismo tinha como fim libertar o homem das imposições teológicas. Para isso, a razão foi conduzida ao centro da formulação e da ordenação social. Dessa forma, a partir de uma visão iluminista, a moral é fruto do exercício racional, da consideração entre o que é bom e mau de acordo com concepção acerca das liberdades do homem, dos direitos individuais e dos limites do poder de uma pessoa sobre outra e mesmo do Estado sobre os indivíduos.
    A resposta correta é a letra A.
    A letra B está errada, pois, para o iluminismo, os apetites e desejos naturais podem conduzir o homem a uma vida imoral, ou seja contrária à moral coletiva, pois atende somente ao desejo individual.
    A letra C está errada, pois tal afirmação corresponde à visão de mundo teológica, na qual a religião estabelecia os comportamentos morais.
    A letra D está incorreta, pois os valores morais, a partir da razão, se supõe universais. Basta considerarmos que o artigo primeiro da Declaração do Homem e do Cidadão, nascido na Revolução Francesa, estipulava que todos os homens nascem livre e que as distinções sociais somente se fundamentam pelo interesse em comum. Tanto a Revolução Francesa, como a Declaração do Homem e do Cidadão influenciaram e seguem influenciando políticas globais.
    A letra E está errada, pois o iluminismo justamente advogava uma maior agência do homem frente ao seu destino e sofrimento, podendo ser alterado a partir de suas ações e efetivação de seus direitos.
  • Iluminismo, "luzes do saber"

    A ruptura com o achismo e o vigor da razão.

    Letra a)