SóProvas


ID
2132614
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao conceito e à classificação dos estoques, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • resposta letra E

     

  • Para Dias (2010),

    MATÉRIAS-PRIMAS: São os materiais básicos e necessários para a produção do produto acabado; seu consumo é proporcional ao volume da produção. Também podemos dizer que matérias-primas são todos os materiais agregados ao produto acabado. Em alguns casos, numa empresa que fabrica produtos complexos com inúmeros componentes o estoque de matérias-primas pode consistir em itens já processados, que foram comprados de outras companhias ou transferidos de outra divisão da mesma empresa. 

    PRODUTOS EM PROCESSO: O estoque de produtos em processo são todos os materiais que estão sendo usados no processo de fabricação. Eles são, em geral, produtos parcialmente acabados que estão em algum estágio intermediário de produção. É considerado produto em processo qualquer peça ou componente que já foi de alguma forma processado, mas que adquire outras características no fim do processo produtivo. 

    PRODUTOS ACABADOS: O estoque de produtos acabados consiste em itens que já foram produzidos, mas ainda não foram vendidos.

    Um fator importante quanto aos produtos acabados é o seu grau de liquidez. Uma empresa que vende um produto de consumo popular pode estar mais segura se mantiver níveis elevados de estoque do que outra que produz produtos relativamente especializados. Quanto mais líquidos e menos sujeitos à obsolescência forem os produtos acabados, maiores serão os níveis de estoque que poderá suportar.

    MATERIAIS AUXILIARES E DE MANUTENÇÃO: A mesma importância dada à matéria-prima deverá ser dada a peças de manutenção e aos materiais auxiliares e de apoio. 

     

    DIAS, M. A. Administração de materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010.