SóProvas


ID
2132893
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ferreira (2011) diz que o tema Qualidade de Vida no Trabalho - QVT está profundamente presente na atualidade, sendo discutido por dirigentes e gestores de organizações públicas e privadas. Este autor aponta que, de um modo global, esse interesse se fundamenta em três ordens de relevância sobre a pertinência do tema QVT:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "A"

    Vejamos,

    1- Do ponto de vista social, a abordagem “Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT)” tem como principal perspectiva contribuir com transformações que promovam o bem-estar duradouro nos contextos de trabalhos investigados. Tal contribuição tem como horizonte possibilitar, no contexto das organizações, um alinhamento saudável entre as esferas do bem-estar, da eficiência e da eficácia, colocando-as a serviço da missão e dos objetivos organizacionais, coletivamente estabelecidos.

    2-Do ponto de vista institucional, essa abordagem de QVT visa contribuir para que os contextos de trabalho se transformem em territórios coletivos de harmonia socioprofissional, forjando laços duradouros de cooperação interindividual e, desta forma, promovendo as vivências de bem-estar no trabalho. A QVT de todos e para todos deve ser sempre uma obra coletiva. Uma conquista coletiva que nasce da participação e das contribuições individuais. Para as instituições, essa abordagem pode ajudar para que os seus atores possam compreender as causas mais profundas que, rotineiramente, impactam positivamente ou negativamente na Qualidade de Vida no Trabalho. Desta forma, se torna possível que eles possam planejar, implementar e avaliar ações voltadas para a vigilância, a assistência e a promoção da saúde e segurança no trabalho.

    3-Do ponto de vista acadêmico, a abordagem tem como principal perspectiva estabelecer e consolidar bases teóricas, metodológicas e éticas para uma interlocução com as ciências do trabalho e da saúde, bem como outras áreas afins, visando fortalecer uma visão crítica, contra-hegemônica, transdisciplinar e socialmente referenciada para se pensar e agir num objeto de investigação tridimensional: indivíduotrabalho-organização. Especificamente, no campo da Ergonomia da Atividade, essa abordagem visa alargar o campo de atuação dos profissionais que têm nessa disciplina sua âncora teórico-metodológica, incorporando um nível analítico de QVT mais amplo de análise de QVT, do tipo macrodiagnóstico organizacional.

    Qualidade de Vida no Trabalho. Uma Abordagem Centrada no Olhar dos Trabalhadores/Mário César Ferreira - Brasília, DF : Edições Ler, Pensar, Agir, 2011.págs.29 e 30