SóProvas



Questões de Qualidade de Vida


ID
164782
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a OMS, qualidade de vida diz respeito a um conjunto de percepções, metas, expectativas, preocupações individuais no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que as pessoas vivem. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA em relação aos benefícios que um programa de qualidade de vida pode trazer às organizações:

I. Resolve os problemas de estresse, depressão e afastamentos de empregados por outros motivos.

II. Melhora a capacidade de desempenho das atividades do dia a dia e da produtividade.

III. Melhora o clima organizacional, o ambiente, as relações e ações saudáveis.

IV. Aumenta os níveis de satisfação e saúde dos empregados, afetando também a imagem externa da organização.

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    Zelar pelo bem-estar e segurança dos indivíduos é de suma importância para assegurar uma maior produtividade e qualidade no trabalho e maior satisfação na vida familiar e pessoal.
    Os primeiros estudos voltados para diminuir os esforços e melhorar a capacidade produtiva foram desenvolvidos por Frederick Taylor no final do século XIX, surgia então a administração científica que visava o estudo da melhor forma de se executar um trabalho. Os estudos desenvolvidos por Taylor contribuíram para que as organizações obtivessem um aumento na produtividade.

    Para Davis e Newstrom (2001), a proposta de QVT é desenvolver um ambiente de trabalho que seja tão bom para as pessoas como para saúde econômica da organização. Para tanto, é necessário que haja um enriquecimento no trabalho, de forma a deixá-lo mais desafiador.

    Segundo Levering (1986), um bom lugar para se trabalhar possibilita, entre outras coisas, que as pessoas tenham, além do trabalho, outros compromissos em suas vidas, como família, os amigos entre outras atividades. A importância da QVT é mais que mera política de redução de custos, pois a mesma possibilita o bom convívio do indivíduo com a organização em que trabalha. Ter um bom ambiente e benefícios que satisfaçam seus anseios podem garantir um clima de confiança entre empresa e empregado.

    Fonte: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/784.pdf

  • I. Resolve os problemas de estresse, depressão e afastamentos de empregados por outros motivos. (ERRADA) : Não resolve, melhora! E não vai melhorar outros motivos, mas os motivos relacionados com o trabalho e Qualidade de vida.


ID
166879
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Qualidade de Vida no Trabalho representa o grau em que os membros da organização

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito (E).
    O grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais (como por exemplo trabalhar com o que gosta ou ser bem remunerado) através do seu trabalho na organização,  não representa necessariamente que haverá qualidade de vida, pois esta depende de outras variáveis como um bom clima organizacional, respeito aos intervalos de descanso, questões ergonômicas satisfeitas, não sofrer assédio moral, etc... Que além de melhorar a qualidade de vida, reduziriam o estresse.  
    Da mesma forma, as necessidades pessoais podem não estar sendo satisfeitas, como, não receber um salário que satisfaça as suas necessidades por exemplo, mas pode se ter qualidade de vida naquela orgazinação.
    Eu pediria recurso desta questão.
  • A questão foi retirada do livro do Chiavenato, Gestão de Pessoas, p. 448.

    "A QVT representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho na organização".

    A QVT envolve uma condição de fatores, como:

    1. A satisfação com o trabalho executado.

    2. As possibilidades de futuro na organização.

    3. O reconhecimento pelos resultados alcançados.

    4. O salário percebido.

    5. Os benefícios auferidos.

    6. O relacionamento humano dentro do grupo e da organização.

    7. O ambiente psicológico e físico do trabalho.

    8. A liberdade e responsabilidade de tomar decisões.

    9. As possibilidades de participar.

  • Segundo Chiavenato, a QVT “representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais pelo trabalho na organização e se sentirem satisfeitos e felizes”.


ID
177907
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Além do enfoque biopsicossocial, o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) baseia-se em uma visão ética da condição humana. A ética, como base da QVT, procura identificar,

Alternativas
Comentários
  • O conceito de QVT, além do enfoque biopsicossocial, baseia-se em uma visão ética da condição humana, visando identificar, eliminar ou, pelo menos, minimizar todos os tipos de riscos ocupacionais.Maximiano (2002, p. 297) reforça que "isso envolve desde a segurança do ambiente físico até o controle de esforço físico e mental requerido para cada atividade, bem como a forma de gerenciar situações de crise, que comprometam a capacidade de manter salários e empregos".

    É possível perceber que a questão da QVT engloba diversos fatores, os quais estão interligados. Tal afirmativa é corroborada por Chiavenato (2004a), ao destacar que a QVT envolve inúmeros fatores, dentre eles: a satisfação com o trabalho executado e o salário oferecido, o relacionamento do funcionário dentro do grupo e nas organizações, e a liberdade de cada funcionário de tomar qualquer tipo de decisão sem que prejudique a organização.

    http://www.webartigos.com/artigos/qualidade-de-vida-no-trabalho-um-estudo-sobre-o-nivel-de-satisfacao-dos-funcionarios-de-uma-clinica-de-exames-e-diagnosticos-por-imagem/15032/


  • De acordo Maximiano (2010, p.191):

    No limiar do Terceiro Milênio, as concepções sobre motivação e satisfação se ampliaram. Surgiu o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). A QVT baseia-se em uma visão integral das pessoas, que é chamado enfoque biopsicossocial. O enfoque biopsicossocial das pessoas origina-se da medicina psicossomática, que propõe a visão integrada, ou holística, do ser humano. Além do enfoque biopsicossocial, o conceito de QVT baseia-se em uma visão ética da condição humana. A ética, como base da QVT, procura identificar, eliminar ou, pelo menos, minimizar todos os tipos de riscos ocupacionais. Isso envolve desde a segurança do ambiente físico até o controle do esforço físico e mental requerido para cada atividade, bem como a forma de gerenciar situações de crise que comprometam a capacidade de manter salários e empresas.

  • Por essas e outras, a FCC ficou conhecida como Fundação Copia e Cola.


ID
201865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de orientação, acompanhamento, readaptação profissional
e saúde do trabalhador, julgue os itens de 95 a 101.

Melhoria dos contextos de trabalho e promoção do bem-estar dos trabalhadores são preocupações da ergonomia da atividade.

Alternativas
Comentários
  • Questão Certa

    "Em agosto de 2000, a IEA - Associação Internacional de Ergonomia adotou a definição oficial apresentada a seguir. A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas." 

    http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia

ID
207838
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Além do enfoque biopsicossocial, o conceito de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) baseia-se em uma visão ética da condição humana. A ética, como base da QVT, procura identificar, eliminar ou, pelo menos, minimizar todos os tipos de riscos operacionais. A QVT pode ser avaliada por dois ângulos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A QVT pode ser avaliada por dois ângulos: satisfação dos funcionários e práticas da empresa.

    Bons estudos para nós!

ID
226945
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para que as empresas contem com uma força de trabalho empenhada e comprometida, devem manter-se constantemente alertas em relação à qualidade de vida dos seus funcionários no ambiente de trabalho (QVT). A esse respeito, analise as afirmações abaixo:

É responsabilidade apenas do funcionário minimizar os riscos de doenças ou ferimentos advindos de sua atividade laboral.

PORQUE

Um dos elementos mais importante de programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) é a preocupação com o efeito do trabalho nas pessoas bem como na eficácia da organização.

Com base no texto produzido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    É responsabilidade apenas do funcionário minimizar os riscos de doenças ou ferimentos advindos de sua atividade laboral. ERRADOA responsabilidade é também do empregador, que deve oferece boas condições, EPI (equipamento de segurança) treinamentos e orientações.

    PORQUE

    Um dos elementos mais importante de programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) é a preocupação com o efeito do trabalho nas pessoas bem como na eficácia da organização. CERTO
     
     Bons estudos para nós!

ID
233128
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na CEB, muitos trabalhadores executam atividades externas à empresa, a céu aberto. Acerca das temáticas segurança no trabalho e saúde ocupacional, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
234793
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Ministério da Educação busca assegurar às pessoas com deficiência física e sensorial condições básicas de acesso ao ensino superior. Desse modo, o psicólogo, enquanto parte de uma instituição de ensino superior, deve estar preparado para atender esse grupo de pessoas. Sobre esse atendimento, é correto afirmar:

Alternativas

ID
240301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos processos organizacionais e de métodos e técnicas
utilizados em pesquisa organizacional, julgue os itens a seguir.

As empresas, com a finalidade de promover efetiva qualidade de vida no ambiente de trabalho, devem priorizar investimentos em ações de natureza compensatória, para, dessa forma, eliminar os agravos de saúde e promover vivências de bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada, pensemos juntos, compensar algo, não é eliminar o problema.
  • Errado. Ações de natureza preventiva.
  • Basta interpretação de texto.

     

    O que é compensatório jamais poderá ser efetivo.

    Compensar é fazer remendos.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • As vivências de bem-estar e eliminação de agravos à saúde são proporcionadas pela abordagem PREVENTIVA (antes de acontecer o problema ou minimizando problemas maiores). Adaptando tarefas, contexto e componentes do trabalho ao trabalhador.

    Entretanto, a questão fala em investimento em ações de natureza compensatórias, essas têm PAPEL "CURATIVO" (paliativas). Tais ações visam aumentar a resiliência do indivíduo para enfrentar a fadiga e estresse do trabalho e estão embasadas numa PERSPECTIVA DE CARÁTER ASSISTENCIAL (ex. ginástica laboral).

    Fonte: Ferreira apud Curso de Psicologia Organizacional (módulo QVT) por Luciana Castro. Editora Concursos Psi.

  • Segundo Julião (2001), a QVT, como modelo de investigação científica no âmbito do trabalho, surgiu em 1950 com os estudos de Eric Trist. O objetivo era analisar reformular as formas de estruturação das tarefas, a fim de tornar a vida dos trabalhadores menos penosa.

    ERRADO

  • paliativos nunca serão mais eficazes!!!!!!

  • Ações de natureza COMPENSATÓRIA não se relacionam com o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).


ID
269911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da ergonomia da atividade, da psicopatologia do trabalho
e da saúde e qualidade de vida no trabalho, julgue os itens
subsequentes.

A qualidade de vida no trabalho é um fenômeno complexo sustentado pela noção de satisfação no trabalho, cuja essência é a percepção afetiva das condições de trabalho de acordo com uma escala de valores individual.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada

    "Qualidade de vida no trabalho (QVT) é o conjunto das ações de uma empresa que envolvem a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial. O posicionamento biopsicossocial representa o fator diferencial para a realização de diagnóstico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho na empresa" (FRANAÇA/ 1997 apub VASCONCELOS/2001)

    Acesso em: http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v08-1art03.pdf 
  • Errado

    Fernandes (1996) define QVT como a gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sociopsicológicos que afetam a cultura e renovam os climas organizacionais, refletindo-se no bem-estar do trabalhador e na produtividade das empresas. O conceito engloba, além de atos legislativos que protegem o trabalhador, o atendimento a necessidades e aspirações humanas calcadas na idéia de humanização do trabalho e na responsabilidade social da empresa.

    Definição de Albuquerque e Limongi-França (2003, p. 2) para Qualidade de Vida no Trabalho: Um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnósticos e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.

    Fonte: http://www.ead.fea.usp.br/semead/12semead/resultado/trabalhosPDF/814.pdf
     



  • Sim, mas... Não entendi o erro da questão. Para mim, ela só traz com outras palavras o que os dois colegas acima escreveram.
  • Repetindo o que a nossa colega Lorena postou: A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial. 

    Não se refere, portanto, à percepção afetiva das condições de trabalho de acordo com uma escalas de valores individuais.
  • Bom a percepção afetiva ocorre - Em Djours _Psicopatologia do trabalho. E e por essa via que surge de fato o trabalho enquanto resultado não mensurável da subjetividade, no entanto, quando se afirma em escala de valores individuais ta indo na contramão do conceito de QVT - É dentro do equilibrio entre o subjetivo e o social que surgem as possibilidades de maior qualidade de vida, visto que diminui a alienação que se associa também ao surgimento da patogênese.

  • Nesse espaço de equilibrio surgem também as mudanças a nível cultural, social e influencia horizontal nas extruturas administrativas que também fazem parte dessa troca de: dar espaço as subjetividades, para que se contrua o trabalho inteligente. è um constante acordo entre as subjetividades e os acordos sociai, ou seja o coletivo pela subjetividade em acordos pelo bem comum, e isso inclue os níveis administrativos


  • A satisfação no trabalho possui ênfase na percepção cognitiva e afetiva, e não somente afetiva como afirma a questão, pois esta é característica da percepção no clima psicológico.

  • Essência é algo mais central sobre alguma coisa. Assim, a percepção afetiva não pode ser considerada como a essência da Qualidade de Vida no Trabalho por existir também a percepção cognitiva.


    Os aspectos cognitivos se referem à satisfação no trabalho em geral, bem como a satisfação com os superiores, colegas de trabalho e pagamento.


    Os aspectos afetivos dizem respeito às respostas emocionais dirigidas ao contexto do trabalho, que se expressam em sentimentos.

  • Algo que aparece como essência constitui fator determinante.

     

     

    → O que a banca disse? Que aspectos subjetivos são determinantes para a satisfação no trabalho.

    → O que os teóricos dizem? Eles apontam aos aspectos internos e externos como determinantes à satisfação no trabalho.

     

    Assim, a qualidade de vida no trabalho vai além dos fatores subjetivos, como o estilo de gestão, a liberdade e autonomia para tomar decisões, o significado das tarefas (Chiavenato, 2014), as questões relacionadas à ergonomia (Ribas & Salim, 2013) etc.

     

    Portanto, como prefere Chiavenato, "QVT envolve os aspectos intrínsecos (conteúdo) e extrínsecos (contexto) do cargo" (2014, p. 420).

    Ou seja, ambos os aspectos são determinantes para a satisfação no trabalho, e não somente as percepções afetivas (intrínsecos/sibjetivos).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Para Julião (2001, p. 04), qualidade de vida no trabalho consiste em um:
    “conjunto de ações de uma empresa, que envolve: diagnósticos e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano, para e durante a realização do trabalho”.

    ERRADO

  • a questão diz que não se levam em conta nada que seja externo ao sujeito. a abordagem é BIO-PSICO-SOCIAL

    E

     

  • Qvt está além da subjetividade. 

  • Q875161

    Psicologia 

     Piscologia e Organizações,  Qualidade de Vida

    Ano: 2018

    Banca: CESPE

    Órgão: ABIN

    Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Área 3

    Considerando que, frustrado com os resultados das ações de qualidade de vida empreendidas em um determinado órgão público, o setor competente opte por elaborar um programa preventivo, julgue o item seguinte.O programa preventivo de qualidade de vida no trabalho deverá atuar nas causas que comprometem a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, focar o indivíduo como agente de transformação do contexto psicossocial de trabalho, e advir da percepção do coletivo de trabalhadores da organização.

    Nessa questão o CESPE colocou como ERRADO por considerar que advem de uma percepção individual. Não dá pra entender.

    "A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um tema ainda sem consenso, mas hoje compreendido como um construto multidimensional que visa à humanização do trabalho e cuja percepção depende de paradigmas individuais." http://www.fae.br/mestrado/dissertacoes/2013/Qualidade%20de%20Vida%20no%20Trabalho%20na%20Administra%C3%A7%C3%A3o%20P%C3%BAblica%20concep%C3%A7%C3%B5es%20de%20gestores%20e%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20por%20subordinados..pdf

  • De acordo com Ferreira (2011), um programa preventivo entende que a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) engloba duas perspectivas interdependentes. Sob a ótica das organizações, ela é um preceito de gestão organizacional que se expressa por um conjunto de normas, diretrizes e práticas no âmbito das condições, da organização e das relações socioprofissionais de trabalho que visa à promoção do bem-estar individual e coletivo, o desenvolvimento pessoal dos trabalhadores e o exercício da cidadania organizacional nos ambientes de trabalho. Sob a ótica dos sujeitos, ela se expressa por meio das representações globais que estes constroem sobre o contexto de produção no qual estão inseridos, indicando o predomínio de vivências de bem-estar no trabalho, de reconhecimento institucional e coletivo, de possibilidade de crescimento profissional e de respeito às características individuais. 

    Tal concepção pretende uma inversão de perspectiva de análise e de ação que contempla dois aspectos complementares: 

    (a) ao invés de agir sobre os efeitos negativos, busca atuar sobre as causas que comprometem a Qualidade

    de Vida no Trabalho; 

    (b) ao invés de focar no indivíduo, busca transformar as variáveis do contexto organizacional que estão na origem do mal-estar dos trabalhadores.

    Referência: Ferreira, M.C. (2011). Qualidade de Vida no Trabalho. Em A.D. Cattani, & L. Holzmann

    (orgs.). Dicionário: Trabalho e Tecnologia (pp. 285-289). Porto Alegre, RS: Zouck Editora.

    gab: errado.


ID
327922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção em que é apresentado o subsistema de recursos humanos relacionado à realização, motivação e reconhecimento, fatores indicativos de qualidade de vida no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Discordo, pois uma das desvantagens do recrutamento externo é, de acordo com A.RIBAS, "a interferência na motivação dos funcionários"

    (CESPE BASA 2006) O recrutamento interno, assim como o externo, oferece vantagens e desvantagens. Uma desvantagem do recrutamento externo ocorre quanto ele monopoliza as melhores oportunidades, frustrando as expectativas das pessoas que pertencem ao quadro e reduzindo o comprometimento. C
  • Também não concordo com a resposta C.

    Quando o recrutamento interno e externo estaria relacionado a realização, motivação e reconhecimento?

  • questão mal feita!

  • Que merda! hauhauhauhauhauha

  • LICSO, LIXO, LICHO, LISHO, LEE CHU,  mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia.

     

    Chiavenatto se mexeu no caixao neste momento, isso porque ele nem morreu ainda, até ele vir essa questão!

  • A correta seria a letra B, concordam?

  • Concordo plenamente. Vim até aqui para ver o que eu tinha perdido para errar o gabarito.

  • Marquei alternativa A, pensando que dentro da política de Cargos e Salários, os gestores pensam por exemplo nas gratificações relacionadas com realizações de cursos (pós graduação, graduação, mestrado, doutorado), isso motiva empregados, e proporciona reconhecimento.

    COMENTÁRIOS DO PROFESSOR JÁ QCONCURSOS, POR FAVOR!!!!


ID
475861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a higiene, segurança e qualidade de vida no
trabalho, julgue os seguintes itens.

Higiene do trabalho está relacionada com as condições ambientais e de trabalho que garantem o bem estar, a saúde física e mental das pessoas. A qualidade do relacionamento interpessoal, a natureza das atividades e o estilo gerencial não são fatores ligados a higiene do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Eu vi GARANTE, ja parei...

     

  • Higiene do trabalho é uma subárea de Gestão de Pessoas, e se ocupa de condições ambientais e de trabalho a fim de assegurar a saúde física e mental e o bem-estar das pessoas nas organizações.

    A questão errar ao falar que garantem o bem estar, a saúde física e mental das pessoas...

    gab: errado!


ID
475870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a higiene, segurança e qualidade de vida no
trabalho, julgue os seguintes itens.

No modelo de QVT de Hackman e Oldham, as dimensões do cargo produzem estados psicológicos críticos que conduzem a resultados pessoais e de trabalho que afetam a qualidade de vida no trabalho. A autonomia e o significado são exemplos dessas dimensões.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    As dimensões do cargo são fundamentais na QVT, pois produzem estados psicológicos críticos relacionados a resultados pessoais e de trabalho, que, se não forem adequados, podem aumentar os índices de rotatividade e absenteísmo. Os aspectos baseados nos cargos são, segundo Chiavenato (2006):

     

    > Variedade de habilidades

    > Identidade da tarefa

    > Significado da tarefa 

    Autonomia

    > Feedback

     

    Fonte: Andréia Ribas

  • De fato, para Hackman e Oldham as dimensões do cargo produzem estados psicológicos que

    conduzem a resultados pessoais e resultados de trabalho que afetam a Qualidade de Vida no

    Trabalho. De acordo com os autores, as 07 dimensões básicas do cargo/trabalho são as

    seguintes:

    1 - Variedade de habilidades

    2 - Identidade da tarefa

    3 - Significado da tarefa

    4 - Autonomia

    5 - Retroação/Feedback do próprio trabalho

    6 - Retroação/Feedback extrínseca

    7 - Inter-relacionamento

    Gabarito: correta.

    Prof. Stefan Fantini


ID
565165
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os questionários e entrevistas estruturadas empregados para avaliar a satisfação no trabalho podem utilizar diversas escalas em sua construção. Uma escala de descrição do trabalho muito pesquisada, validada em diversos estudos e frequentemente utilizada para esse fim é o Índice Descritivo do Trabalho. Tal escala avalia cinco facetas, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Spector: " De todas as escalas de satisfação no trabalho disponíveis, o índice descritivo do trabalho (Smith, Kendall e Hulin) tem sido a mais popular entre os pesquisadores e também a mais completa e cuidadosamente validade, esta escala avalia 5 facetas: 1. trabalho; 2. salário; 3. oportunidade; 4 Supervisão; 5 Colegas de trabalho".


ID
565168
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das relações mais estudadas no campo da Psicologia Organizacional é a dos valores pessoais com a satisfação no trabalho. Os principais estudos que focam a influência das diferenças de valores culturais sobre a satisfação indicam que

Alternativas
Comentários
  • Questão machista ... kk

     


ID
621169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a qualidade de vida no trabalho.

A ambiguidade de papéis no trabalho, como a falta de clareza sobre as funções e responsabilidades pertinentes ao empregado, contribui para o estresse no trabalho.

Alternativas

ID
621172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a qualidade de vida no trabalho.

O ritmo de trabalho, determinado pela prescrição da tarefa, pode ser desencadeador de estresse laboral caso o empregado tenha pouco ou nenhum controle sobre o próprio ritmo de trabalho e, embora provoque estresse, tal situação não altera o estado fisiológico do empregado.

Alternativas
Comentários
  • O erro está somente no final "tal situação não altera o estado fisiológico do empregado".


ID
621175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a qualidade de vida no trabalho.

Pesquisas relativas a qualidade de vida laboral indicam que quanto maior a autonomia do trabalhador, maior o bem-estar desse trabalhador no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • quanto maior a autonomia do trabalhador, maior o bem-estar desse trabalhador no trabalho. CERTO

    > AUTONOMIA

    > BEM ESTAR


ID
621178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a qualidade de vida no trabalho.

De acordo com o modelo proposto por Walton, a qualidade de vida no trabalho é fruto, entre outros fatores, da compensação justa, das chances de crescimento, da segurança e da integração social do empregado na empresa.

Alternativas
Comentários
  • http://siaibib01.univali.br/pdf/Alizandra%20Cristina%20de%20Oliveira.pdf
  • Mesmo desconhecendo o modelo proposto por Walton, é possível acertar a questão.
    Veja o CESPE ampliando o campo de fatores que compõem a QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO..."entre outros fatores"

  • Item Certo.

     

    Para Walton são 8 fatores que afetam a QVT:

     

    1.       Compensação justa e adequada: a justiça distributiva de compensação depende da adequação da remuneração ao trabalho que a pessoa realiza, da equidade interna (equilíbrio entre as remunerações na organização) e da equidade externa (equilíbrio com as remunerações do mercado de trabalho);

     

    2.       Condições de segurança e saúde no trabalho: envolvendo as dimensões jornada de trabalho e ambiente físico adequado à saúde e ao bem-estar da pessoa;

     

    3.       Utilização e desenvolvimento de capacidades: proporcionar oportunidades de satisfazer as necessidades de utilização de habilidades e conhecimentos do trabalhador, desenvolver autonomia, autocontrole e de obter informações sobre o processo total do trabalho, bem como retroinformação quanto ao desempenho;

     

    4.       Oportunidades de crescimento contínuo e segurança: no sentido de proporcionar possibilidades de carreira na organização, crescimento e desenvolvimento pessoal e segurança no emprego de forma duradoura;

     

    5.       Integração social na organização: eliminação de barreiras hierárquicas marcantes, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito;

     

    6.       Constitucionalismo: estabelecimento de normas e regras da organização, direitos e deveres do trabalhador, recursos contra decisões arbitrárias e um clima democrático na organização;

     

    7.       Trabalho e espaço total de vida: o trabalho não deve absorver todo o tempo e a energia do trabalhador em detrimento da vida familiar e particular, de lazer e atividades comunitárias;

     

    8.       Relevância social da vida no trabalho: o trabalho deve ser uma atividade social que traga orgulho para a pessoa em participar de uma organização. A organização deve ter uma atuação e uma imagem perante a sociedade, responsabilidade social, responsabilidade pelos produtos e serviços oferecidos, práticas de emprego, regras bem definidas de funcionamento e administração eficiente.


ID
693832
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os diversos fatores associados às condições de satisfação no trabalho, assinale a alternativa cujo item NÃO é indicativo para tal.

Alternativas

ID
777454
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São atividades representativas da QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) segundo Nadler & Lawler apud SAMPAIO (2004):

I. a resolução de problemas envolvendo membros da organização em diferentes níveis.

II. a inovação do sistema de recompensas, que promove um clima diferente na organização.

III. a melhoria do ambiente de trabalho, com mudanças em horários de trabalho, ambiente físico, regras e outros fatores.

IV. a reestruturação organizacional, envolvendo a redução dos níveis hierárquicos e maior agilidade com foco em produtividade.

Completam corretamente o enunciado acima

Alternativas

ID
777463
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando as pessoas entram em uma organização trazem consigo sua bagagem de capacidades e experiências, somado às suas características de personalidade, que influenciarão o seu desempenho no grupo de trabalho.

Pode(m) ser considerado(s) fator(es) chave para a produtividade e satisfação no trabalho:

Alternativas

ID
855172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Transtornos mentais e comportamentais aumentam a demanda por
auxílio-doença e por aposentadoria precoce, além de aumentar o
absenteísmo no trabalho. Acerca desse assunto, julgue os próximos
itens.

Programas de assistência psicológica com foco na redução de estresse e da insatisfação no trabalho podem diminuir os custos médicos com trabalhadores e o absenteísmo decorrentes de transtornos mentais, como a depressão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


ID
855175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Transtornos mentais e comportamentais aumentam a demanda por
auxílio-doença e por aposentadoria precoce, além de aumentar o
absenteísmo no trabalho. Acerca desse assunto, julgue os próximos
itens.

A valoração das opiniões dos empregados e o aumento de sua participação nas tomadas de decisões podem constituir técnicas relevantes de redução do estresse, da depressão e do absenteísmo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


ID
903025
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É considerado característico de um programa de promoção de qualidade de vida em uma organização o(a)

Alternativas
Comentários
  • Prof. Carlos Xavier - TRF3:

     

    A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um conceito amplo, que se refere aos diversos aspectos da experiência que as pessoas têm no seu trabalho, buscando equilibrar dois pontos pontecialmente antagônicos: o bem estar do funcionário e sua produtividade;

    Ou seja, gab. E :"melhoria da saúde física e psicológica por meio de novas formas de organizar o trabalho"


ID
997555
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo de qualidade de vida no trabalho proposto por Walton (1973) é composto por oito categorias de análise:

Alternativas
Comentários
  • Modelo de Walton é o mais amplo, contemplando processos de diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho, levando em consideração os fatores intra e extra empresa. Dessa forma, para Walton os programas de Qualidade de Vida no Trabalho têm como objetivo dar origem a uma organização mais humanizada, para que o trabalho possa ser desempenhado com responsabilidade e autonomia, o trabalhador possua conhecimento de seu desempenho, com tarefas adequadas a seu cargo, uma variedade de atividades e a valorização de seu trabalho juntamente com seu desenvolvimento pessoal.
    http://siaibib01.univali.br/pdf/Alizandra%20Cristina%20de%20Oliveira.pdf
  • Letra: B

     

    Categorias de análise, segundo Walton (1973):

     

    1. Compensação Justa e Adequada:

    Equidade interna e externa

    Justiça na compensação;

    Partilha nos ganhos de produtividade

    Proporcionalidade entre salários

     

    2. Condições de Trabalho

    Jornada de trabalho razoável

    Ambiente físico seguro e saudável

    Ausência de insalubridade

     

    3. Uso e Desenvolvimento de Capacidades

    Autonomia

    Habilidades múltiplas

    Informações sobre o processo de trabalho

    Autocontrole relativo

     

    4. Oportunidade de Crescimento e Segurança

    Ausência de preconceitos

    Igualdade Mobilidade

    Relacionamento

    Senso Comunitário

     

    6. Constitucionalismo

    Privacidade pessoal

    Liberdade de expressão

    Tratamento imparcial

    Direitos de proteção do trabalhador

    Direitos trabalhistas

     

    7. O Trabalho e o Espaço Total de Vida

    Estabilidade de horários

    Poucas mudanças geográficas

    Tempo para lazer e família

    Papel balanceado no trabalho

     

    8. Relevância Social da Vida no Trabalho

    Imagem da empresa

    Responsabilidade social da empresa

    Responsabilidade pelos produtos

    Práticas de emprego

  • PARTE 1

    Walton (1973) estabeleceu critérios para a Qualidade de Vida no Trabalho. Estes se dividem em oito categorias conceituais, assim descritas:

     

    • Compensação justa e adequada: Justa, se o que é pago ao empregado é apropriado para o trabalho executado se comparado a outro trabalho. Adequada, se a renda é suficiente quando comparada com os padrões sociais determinados ou subjetivos do empregado.

     

    • Segurança e saúde nas condições de trabalho: envolve variáveis como horas razoáveis de trabalho, pagamento de horas extras requeridas, condições físicas do trabalho que minimizem risco de doenças relacionadas ao trabalho e acidentes de trabalho, imposição de limite de idade quando o trabalho é potencialmente destrutivo para o bem-estar das pessoas abaixo ou acima de uma certa idade.

     

     • Oportunidade Imediata para uso e desenvolvimento da capacidade humana: Cinco variáveis são necessárias para que haja este desenvolvimento, afetando a participação, a auto-estima e mudanças no trabalho: (a) autonomia (quando o trabalho permite a autonomia e auto-controle das atividades); (b) habilidades múltiplas (quando o trabalho permite o empregado usar suas habilidades); (c) informação e perspectiva (está relacionada a obtenção de informações significativas sobre o processo total do trabalho e os resultados de sua própria ação tal que permita o funcionário apreciar a relevância e as conseqüências destas ações); (d) tarefas completas: se o trabalho envolve uma tarefa completa ou é apenas uma parte significativa desta); e, (e) planejamento: se o trabalho envolve o planejamento e implementação do próprio trabalho.

     

     • Oportunidade futura para crescimento e segurança continuados: Os aspectos observados referem-se a oportunidade de carreira no emprego, como: (a) desenvolvimento (intensidade com que as atividades atuais - atribuições de trabalho e atividades educacionais); (b) aplicação futura (a expectativa de utilizar conhecimentos avançados ou novos conhecimentos e habilidades em futuros trabalhos); oportunidades de progresso (disponibilidade de oportunidades de avançar em termos organizacionais ou de carreira reconhecidos por pares, por membros da família, ou por associados); e, segurança (emprego ou renda segura associada ao trabalho).

  • PARTE 2

     

    • Integração social na organização do trabalho: Segundo Walton (1973, p.15), “desde que o trabalho e a carreira são perseguidos tipicamente dentro da estrutura de organizações sociais, a natureza de relacionamentos pessoais transforma-se numa outra dimensão importante da qualidade da vida no trabalho”. Os seguintes atributos são considerados no ambiente de trabalho: (a) ausência de preconceitos (aceitação do trabalhador por suas habilidades, capacidade e potencial independente de raça, sexo, credo, nacionalidade, estilo de vida ou aparência física); (b) igualitarismo (ausência de divisão de classes dentro da organização em termos de status traduzido por símbolos e/ou por estrutura hierárquica íngreme); (c) mobilidade (mobilidade ascendente como, por exemplo, empregados com potencial que poderiam se qualificar para níveis mais elevados); (d) grupos preliminares de apoio (grupos caracterizados pela ajuda recíproca, sustentação sócio-emocional e afirmação da unicidade de cada indivíduo); (e) senso comunitário (extensão do senso comunitário além dos grupos de trabalho); e, (f) abertura interpessoal (forma com que os membros da organização relatam entre si suas idéias e sentimentos).

     

    • Constitucionalismo na organização do trabalho: está relacionado aos direitos e deveres que um membro da organização tem quando é afetado por alguma decisão tomada em relação a seus interesses ou sobre seu status na organização, e a maneira como ele pode se proteger. Os seguintes aspectos são elementos chaves para fornecer qualidade de vida no trabalho: (a) privacidade (direito de privacidade pessoal, por exemplo, não revelando informações do comportamento do empregado fora do trabalho ou de membros da sua família); (b) liberdade de expressão (direito de discordar abertamente da visão de seus superiores, sem medo de represálias); (c) eqüidade (direito a tratamento igual em todos os aspectos, incluindo sistema de compensação, premiações e segurança no emprego); e, (d) processo justo (uso da lei em caso de problemas no emprego, privacidade, procedimentos de processos e apelações).

     

    • trabalho e o espaço total de vida: a experiência individual no trabalho pode trazer efeitos positivos ou negativos na vida pessoal e nas relações familiares. Prolongados períodos de trabalho podem causar sérios danos na vida familiar. O trabalho encontra-se em seu papel de maneira equilibrada quando as atividades e cursos requeridos não excedem ao tempo de lazer e o tempo com a família.

     

    • A relevância social do trabalho na vida: a auto-estima do trabalhador pode ser afetada quando a organização em que trabalha não é socialmente responsável, causando uma depreciação do próprio trabalho ou de sua carreira.


ID
1018192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a relação entre os indivíduos e o ambiente de trabalho, julgue os itens seguintes.

A satisfação pessoal no trabalho está relacionada ao modo como o desempenho individual afeta a autoestima do profissional

Alternativas
Comentários
  • Da forma como eu vejo, está relacionada sim, só não é a melhor definição do conceito
  • Não é SOMENTE isso, mas entendo que também pode ser parte de uma definição. Não sei pq está errada.

    Gabarito cespe: ERRADO.

  • A questão não fala que é "somente isso", Raquel.

    Realmente a banca foi suja nessa rs


ID
1018195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a relação entre os indivíduos e o ambiente de trabalho, julgue os itens seguintes.

A satisfação no trabalho resulta de experiências pessoais no meio organizacional, que se propagam para a vida social do indivíduo.

Alternativas

ID
1111360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e a produtividade, a empresa Alfa criou, há cinco anos, um programa de qualidade de vida no trabalho (QVT).

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, acerca do programa de QVT.


O fator mais importante para o sucesso do programa de QVT da empresa Alfa é o pagamento de altos salários aos empregados, o que se comprova em pesquisas a respeito das melhores empresas para se trabalhar.

Alternativas
Comentários
  •  O que vem a ser qualidade de vida no trabalho? É nada mais nada menos do que o cuidado com a saúde dos funcionários dentro da empresa, com o propósito de se evitar faltas constantes por motivos de doença, até então causadas por determinados fatores no ambiente de trabalho. 

     Segundo Fernandes (1996), “... qualidade de vida no trabalho é considerada indispensável à produtividade e à competitividade e cruciais à sobrevivência para toda e qualquer empresa”. 


    Para Sucesso (2002), pode-se dizer, de maneira geral, que a qualidade de vida no trabalho abrange: 

    • Renda capaz de satisfazer às expectativas pessoais e sociais; 

    • Orgulho pelo trabalho realizado; 

    • Vida emocional satisfatória; 

    • Auto-estima 

    • Imagem da empresa/intuição junto à opinião pública; 

    • Equilíbrio entre trabalho e lazer; 

    • Horários e condições de trabalhos sensatos; 

    • Oportunidades e perspectivas de carreira; 

    • Possibilidade de uso do potencial; 

    • Respeito aos direitos; e 

    • Justiça nas recompensas. 


    Para alcançar qualidade e produtividade, as organizações precisam se dotadas de pessoas participantes e motivadas nos trabalhos que executam e recompensadas adequadamente por sua contribuição (CHIAVENATO,2002 apud GOMES e FERNANDEZ,2007). 

    A Qualidade de vida no Trabalho não é resultante apenas de um salário alto e um bom plano de benefícios, mais também da maneira como os funcionários são tratados. Elogios e considerações são indispensáveis quando se buscam lealdade, 

    qualidade e produtividade (SUCESSO, 2002). 

    Dentro de uma organização, a motivação é de fundamental importância para que a força de trabalho possa produzir com satisfação. Satisfeitos, os funcionários trabalham mais e com mais qualidade de vida. A motivação dos funcionários dentro da empresa tem a ver com sua satisfação. Assim, entende-se que a qualidade de vida é extremamente importante para que cada indivíduo perceba o que realmente o motiva em seu ambiente e o que é necessário para que ele desenvolva suas atividades de maneira mais eficiente possível. A busca pela motivação e qualidade de vida no trabalho vai além de oferecer para os colaboradores um alto salário ou ocupação de um cargo importante. O propósito principal é a satisfação pessoal na execução de suas tarefas dentro das organizações( GOMES e FERNANDEZ,2007).



  • Dois erros:

    1- não tem essa hierarquia: o fator mais importante.

    2- não tem a ver com altos salários, mas sim o pagamento de salários percebidos como justos pelo funcionário em comparação com os seus colegas de empresa e também em comparação com o mercado de trabalho.


ID
1111363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e a produtividade, a empresa Alfa criou, há cinco anos, um programa de qualidade de vida no trabalho (QVT).

A partir dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, acerca do programa de QVT.


Independentemente dos objetivos iniciais do programa de QVT da empresa Alfa, o êxito desse programa está calcado em fatores como: competência gerencial, identificação com a empresa, preocupação assistencial com os empregados, oportunidade efetiva de participação, visão humanista da empresa e equidade salarial.

Alternativas
Comentários
  • Principais fatores determinantes da qualidade de vida no trabalho: 

    1º Competência Gerencial. 

    2º Identificação com a Empresa. 

    3º Preocupação assistencial com os empregados;

     4º Oportunidade efetiva de participação. 

    5º Visão humanista da Empresa. 

    6º Eqüidade Salarial.

  • Em questões CESPE o "independentemente dos objetivos..." no início da frase poderia causar alguma ressalva, porém nesse caso se aplica. Isso se deve ao fato de que fatores como competência gerencial, identificação com a empresa, preocupação assistencial com os empregados, oportunidade efetiva de participação, visão humanista da empresa e equidade salarial são fatores basilares na determinação da qualidade de vida no trabalho. De nada adianta ter um programa de QVT com objetivos maravilhosos, se a organização não oferecer essa base.


ID
1196455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma cultura organizacional marcada pela inexistência de espaço para a redefinição das regras e normas de conduta dos indivíduos, são reduzidas as oportunidades para a discussão das condições, da organização e das relações de trabalho, que, quando precárias, rígidas e insatisfatórias, podem causar processos de adoecimento na equipe. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.


O desenvolvimento de estratégias para a articulação da produtividade e da qualidade de vida no trabalho pode ser feito pelas organizações com base na análise das relações entre cultura e saúde no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Olha o CESPE dando a questão de graça: "PODE SER FEITO"...

    A análise das relações entre a cultura organizacional e a saúde no trabalho contribui para a articulação e desenvolvimento de estratégia relacionadas à produtividade e qualidade de vida no trabalho.

    CORRETA!!!!
  •  “A  GQVT  é  o  conjunto  de  escolhas  de  bem-estar  -único  e personalizado-  em  busca  do  equilíbrio  a  partir  do  vínculo  com  o trabalho.  Esse  equilíbrio,  orientado  por  domínios  BPSO,  gera marcadores  específicos  de  cada  cultura  organizacional  e  de  dados consolidados em estudos científicos e práticas empresariais. 


ID
1196458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma cultura organizacional marcada pela inexistência de espaço para a redefinição das regras e normas de conduta dos indivíduos, são reduzidas as oportunidades para a discussão das condições, da organização e das relações de trabalho, que, quando precárias, rígidas e insatisfatórias, podem causar processos de adoecimento na equipe. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.


A elaboração de um perfil cultural que integre variáveis como valores, relações de poder e padrões de comportamento de grupos, com o intuito de criar oportunidades para o desenvolvimento do prazer, da satisfação e do bem-estar dos trabalhadores e de evitar sofrimento, estresse, burnout e outras perturbações psíquicas, consiste em prática de gestão da cultura organizacional que contribui para a formação dos compromissos necessários à manutenção da integridade física, psíquica e social da equipe.

Alternativas
Comentários
  • lembre, cultura é gerenciável, já o clima não é diretamente gerenciável, podendo ser modificado somente através da gestão dos fatores que o geram.


ID
1217854
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De maneira geral, identificam-se duas abordagens para Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): uma de caráter assistencialista e outra chamada de contra-hegemônica. Marque a alternativa que qualifica corretamente a abordagem contra-hegemônica.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de abordagem

    Hegemônica - viés mais assistencialista, que busca compensar o desgaste físico e psicológico dos trabalhadores. São paliativas.

    Ex: Ginástica laboral; Massagens; Programas de combate ao sedentarismo; Programas antitabagismo; Yoga; Meditação; Apoio psicossocial; Gerenciamento do Estresse; Coral, Dança, etc

    Contra-hegemônica busca atuar na prevenção e não somente no tratamento. Sua ênfase estaria na identificação das causas do bem-estar e do mal-estar dos trabalhadores no ambiente de trabalho e está muito centrada nos estudos de ergonomia. Produtividade deixa de ser o foco e passa a ser apenas a consequência.


ID
1308556
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Hackman e Oldham desenvolveram a “Teoria das Características do Cargo” e identificaram 5 fatores fundamentais (características essenciais do cargo) para a satisfação no trabalho. Assinale a alternativa que apresenta esses cinco fatores.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D)

     

    Os aspectos baseados nos cargos são, segundo Chiavenato (2006):

     

    > Variedade de habilidades: o cargo exercido deve exigir várias e diferentes habilidades e conhecimento.

    Identidade da tarefa: ressalta a importância do indivíduo sobre as tarefas; o trabalho deve ser realizado do início ao fim, para que este perceba que produz um resultado palpável.

    Significado da tarefa: a pessoa deve ter clara percepção de que forma o trabalho realizado produz consequências e impactos sobre o trabalho dos demais.

    Autonomia: defende-se a responsabilidade pessoal para planejar e executar tarefas e a independência para desempenhá-las.

    Feedback: refere-se às informações; pode ser dividido em retroação do próprio trabalho, em que os superiores devem proporcionar informação de retorno para que o próprio indivíduo possa avaliar o desempenho dele, e retroação extrínseca, em que deve haver retorno dos superiores hierárquicos ou cliente a respeito do desempenho da tarefa.

  • As Dimensões da Tarefa são compostas por:

    Variedade de Habilidades (o grau em que a tarefa requer uma variedade de atividades diferentes para a sua execução, através das quais há envolvimento e uso de várias habilidades e talentos por um mesmo indivíduo);

    Identidade da Tarefa (o grau em que a tarefa requer a execução de um trabalho “completo” e identificável, isto é, realiza-se uma tarefa do começo ao fim, com resultados visíveis);

    Significação da Tarefa (grau em que a tarefa tem um impacto substancial sobre as vidas ou trabalho de outras pessoas, na organização ou no ambiente externo);

    Autonomia (grau em que a tarefa fornece ao indivíduo liberdade substancial, independência e descrição para programar o trabalho e determinar os procedimentos na sua execução);

    Feedback Intrínseco (grau em que o indivíduo recebe claras informações sobre seu desempenho, através da execução de sua própria tarefa);

    Feedback Extrínseco (o grau em que o indivíduo recebe claras informações sobre seu desempenho, através de seus superiores, colegas ou clientes) e, em adição,

    uma sexta dimensão, o Contato ( grau com que o indivíduo trabalha junto a outras pessoas ou lida com outros membros da organização e com os clientes). 

    O “Potencial Motivacional da Tarefa” é o fator de medida de análise de um trabalho em função das dimensões anteriores.

    Os “Estados Psicológicos Críticos” compreendem: Significância Percebida do Trabalho (o grau em que o individuo percebe a tarefa como significativa e valiosa); Responsabilidade Percebida pelos Resultados do Trabalho (grau em que o individuo se sente responsável pelos resultados da tarefa executada) e Conhecimento dos resultados do trabalho (grau em que o individuo conhece e compreende a forma e as conseqüências de como ele efetivamente desempenha a tarefa


ID
1308562
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à satisfação no trabalho, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os fatores identificados como importantes para a satisfação no trabalho foram classificados em três grupos: grupo dos fatores estruturais, grupo dos processos de trabalho e grupo dos fatores individuais. Os fatores estruturais foram: o tamanho da organização e o alcance do controle; os fatores chamados processos de trabalhoforam: a influência nas decisões financeiras, a liberdade em relação aos regulamentos, o controle em relação ao ritmo de trabalho, o controle do desempenho no trabalho, o significado atribuído ao trabalho, a rotinização do trabalho, a comunicação verbal ascendente, a comunicação escrita ascendente, e a inovação dos métodos de administração (gerência); finalmente, os fatores individuais, a saber, a idade e o tempo de serviço do indivíduo.

  • Gabarito: E

    O enriquecimento de cargos (a atribuição de mais responsabilidade aos trabalhadores) é uma técnica comum, para se aumentar a satisfação no cargo.


ID
1403005
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As pesquisas sobre satisfação com o trabalho indicam uma queda sensível na satisfação do trabalhador se comparados os resultados atuais com os resultados da década de 90.

Os estudos sobre a satisfação com o trabalho permitem concluir que a satisfação

Alternativas

ID
1403065
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pesquisas demonstram que a carga de trabalho influencia diretamente na segurança do trabalhador, na satisfação no trabalho e no comprometimento com a organização. Os efeitos deletérios da carga de trabalho, no entanto, dependem da interação com o grau de controle que o funcionário tem sobre seu trabalho.

Como se pode descrever essa relação?

Alternativas

ID
1403068
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os atuais padrões de qualidade incluem preocupações com a qualidade de vida do trabalhador e uma consequente modificação no jogo de interesses envolvidos no trabalho assalariado. Com um aparente afastamento da lógica da divisão de trabalho, preconiza-se uma mudança na relação entre trabalhador e trabalho. Essa mudança no sentido do trabalho ainda está longe de ser alcançada e ainda é muito mais teórica que prática.

Como se pode descrever o sentido do trabalho proposto pela gestão de qualidade?

Alternativas

ID
1403083
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere-se o trecho abaixo acerca da relação entre os programas de qualidade total e o adoecimento psíquico

A qualidade total é um contrassenso porque a realidade se encarrega de fazer com que as coisas não funcionem de forma ideal. Mas o gestor não quer ouvir falar disso. [...] Ora, quando o ideal se transforma na condição para obter uma certificação, o que acontece é que se está a obrigar toda a gente a dissimular o que realmente se passa no trabalho. Deixa de ser possível falar do que não funciona, das dificuldades encontradas [...] O problema da qualidade total é que obriga muitos de nós a viver essa experiência atroz que consiste em fazer o nosso trabalho de uma forma que nos envergonha.

DEJOURS, Christophe. Entrevista a Ana Gerschenfeld em 01 fev. 10. Disponível em:< http://www.publico.pt/Sociedade/um-suicidio-no-trabalho-e-uma-mensagem-brutal- -1420732?all=1>. Acesso em: 16 mar. 2012. Adaptado.

Como a abordagem psicodinâmica do trabalho permite sustentar a posição exemplificada acima sobre a qualidade total?

Alternativas

ID
1480075
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pode-se identificar dois movimentos principais na Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho: o primeiro caracterizase pelo aprofundamento da compreensão a respeito do estresse e das doenças associadas às condições do ambiente organizacional e, o segundo refere-se à expansão do conceito de qualidade total. Correspondem, respectivamente, aos movimentos:

Alternativas
Comentários
  • O primeiro caracterizase pelo aprofundamento da compreensão a respeito do estresse e das doenças associadas às condições do ambiente organizacional (individual) e, o segundo refere-se à expansão do conceito de qualidade total (organizacional).

     

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
1590826
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) envolve uma série de fatores. Marque a alternativa que indica um fator que NÃO se relaciona a este tema.

Alternativas
Comentários
  • Para mim o enunciado é bem genérico e poderia envolver muitos outros fatores. Mas pediram a abordagem de Chiavenato. Segundo ele, existem alguns elementos da QVT:

    1. A satisfação com o trabalho executado

    2. As possibilidades de futuro na organização

    3. O reconhecimento pelos resultados alcançados

    4. O salário percebido.

    5. Os benefícios auferidos.

    6. O relacionamento humano dentro da equipe e da organização.

    7. O ambiente psicológico e físico de trabalho.

    8. A liberdade de atuar e responsabilidade de tomar decisões.

    9. As possibilidades de estar engajado e de participar ativamente.


ID
1591960
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entendendo o programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) como um conjunto de ações desenvolvidas em uma organização com o objetivo de implementar melhorias no ambiente de trabalho, visando o bem-estar biopsicossocial dos funcionários, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1618291
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A identificação periódica dos níveis de satisfação dos trabalhadores com as diversas dimensões que compõem o contexto organizacional e do trabalho, tem-se tornado um indicador estratégico de desempenho em muitas organizações.


Com base no trecho apresentado, julgue o item.


A identificação das percepções e dos significados similares atribuídos pelos trabalhadores a aspectos da vida organizacional pode fornecer aos gestores informações para apontar e sustentar ações corretivas ou mantenedoras do status quo do fenômeno.

Alternativas
Comentários
  • Igualmente a teoria do MC GREGOR

     

    TEORIA X: Forte controle sobre os recursos humano dentro da organização 

    Onde se diz que o funcionário intresecamente trabalha o menos possível.

    Por isso as pessoas devem ser coagidas, vigiadas, e dados castigos para que ela possa alcançar os objetivos da organização.

     

    É o mesmo que dizer que a pessoa trabalha somente por DINHEIRO (HOMO ECONOMICUS)


ID
1669378
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as múltiplas possibilidades de enfoque na gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, definem-se os seguintes níveis de gestão:

Alternativas
Comentários
  • As organizações tem implementado múltiplos enfoques quanto a Gestão da Qualidade de Vida no trabalho, procurando envolver todos os níveis organizacionais como: a Gestão Estratégica (missão e políticas organizacionais); Gestão Gerencial (responsabilidade dos gerentes de linha). Gestão Operacional (bem-estar e conscientização de todos quanto a melhorar o estilo de vida e saúde).

    Sendo assim a Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho inclui uma abordagem sistêmica com a adoção de programas de bem-estarem busca da prevenção de problemas de saúde e de reconhecimento dos funcionários com ênfase em alguns setores:  benefício, saúde, higiene e segurança, qualidade, recursos humanos, comunicação, cidadania organizacional, responsabilidade social e valorização do lazer, esporte e cultura. Proporcionando uma gestão eficaz baseada em ações de desenvolvimento social e pessoal de maneira responsável.

    https://www.domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticias/qualidade-de-vida-no-trabalho-como-gestao-estrategica/28


ID
1691149
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo, em relação ao desenvolvimento teórico e a intervenções em qualidade de vida no trabalho (QVT):

1. Teve suas origens nos estudos de Elton Mayo, na década de 1910, quando se reconheceu que as relações humanas e a interação são os elementos básicos de QVT.

2. Desenvolveu-se com base na abordagem sociotécnica das organizações, que se originou na década de 1950, com os estudos de Trist e colaboradores em Tavistock.

3. Tem no trabalho de Walton um modelo da análise que contempla oito critérios, dentre os quais compensação justa e adequada, condições de trabalho seguras, oportunidade de uso e desenvolvimento de capacidades, integraçao social na empresa.

4. QVT pode ser definida como um conjunto de ações de uma empresa que contempla o diagnóstico e a implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, visando o desenvolvimento humano.

5. Não há qualquer relação entre a prática da ergonomia da atividade e a preocupação com a qualidade de vida no trabalho de profissionais porque as clínicas do trabalho não apresentam resultados comprováveis.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


Alternativas
Comentários
  • A origem do movimento de QVT surgiu em meados da década de 50, mais especificamente na Inglaterra, por meio do trabalho de Eric Trist e seus colaboradores, que realizaram estudos para tentar compreender a relação existente entre indivíduo, trabalho e organização. Eles observaram que um dos aspectos fundamentais é a realização do indivíduo no trabalho


ID
1809670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da relação entre as transformações no mundo do trabalho e seu impacto na saúde psíquica e na subjetividade do indivíduo, julgue o próximo item.

A implantação de sistemas informatizados de processos de trabalho representa avanços e melhorias nas atividades laborais, o que resulta em impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • Exige-se do trabalhador um aumento da produtividade que é alcançado através da intensificação do ritmo de trabalho. Esta intensificação desconsidera a variabilidade do ritmo, os aspectos anatômicos, fisiológicos e cognitivos humanos. As relações de trabalho são cada vez mais competitivas e destroem processos de cooperação e relações de confiança e solidariedade que protegiam psiquicamente as pessoas. Termina prevalecendo o individualismo, o “cada um por si”. Esta situação é vista pelos trabalhadores como inerente às atividades e necessária à manutenção dos empregos (DEJOURS, 2000). As exigências excessivas do trabalho levam a um desgaste precoce tanto físico quanto psíquico. O trabalhador, para manter seu desempenho e a produtividade, sobrecarrega seu organismo ficando mais vulnerável a quadros de adoecimento. Os distúrbios osteomusculares e as lesões por esforços repetitivos – DORT/LER, além dos transtornos psíquicos, são hoje as principais causas de afastamento no trabalho e de aposentadorias precoces, com forte impacto nas contas do sistema previdenciário. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 15, n. 2, p. 82-9, maio/ago., 2004. 

  • sistemas informatizados de processos de trabalho --> adequação do homem ao ritmo da máquina --> não há espaço para criatividade e adequação às suas características fisiológicas --> rigidez no trabalho --> aumento da carga psíquica --> sofrimento --> fadiga --> patologia


ID
1809775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à saúde no trabalho, julgue o item subsecutivo.

A qualidade de vida no trabalho pode ser medida de acordo com o grau de satisfação ou insatisfação do empregado, influenciando seu estado emocional dentro e fora da organização.

Alternativas
Comentários
  • A QVT afeta a satisfação e a produtividade do trabalhador. Deste modo, pode impactar diversos aspectos da sua vida, dentro e fora da organização. Portanto, a qualidade de vida no trabalho pode sim ser medida por este aspecto.

    Fonte: Estratégia Concursos

    Qualidade de Vida

    A qualidade de vida no trabalho – QVT – é um conceito que indica uma maior demanda das pessoas por seu bem-estar e satisfação, bem como uma compreensão das empresas de que esta qualidade de vida impacta na produtividade e na qualidade de seus produtos e serviços.

    Necessita preocupar-se com os fatores intrínsecos (internos de cada indivíduo e relacionados com o conteúdo do cargo) bem como os fatores extrínsecos (externos ou ligados ao contexto do cargo).


ID
1809778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à saúde no trabalho, julgue o item subsecutivo.

De acordo com o modelo de qualidade de vida no trabalho desenvolvido por Walton, condições de segurança e saúde no trabalho figuram entre os oito fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • 5 Walton e seu Modelo de QVT Segundo CHIAVENATO (2002), Walton apresenta oito fatores que afetam a QVT, a saber: - Compensação justa e adequada: Deve haver um equilíbrio salarial tanto internamente quanto externamente com base no piso salarial da categoria. - 

    Condições de segurança e saúde no trabalho: Envolve a jornada de trabalho, o ambiente físico e o bem-estar do funcionário.- 

    Utilização e desenvolvimento de capacidades: Proporciona oportunidades que contribuem para a satisfação do colaborador, como o empowerment, informação total sobre o processo de trabalho, dente outros. - 

    Oportunidade de crescimento contínuo e segurança: Possibilita oportunidades de carreira (ascensão) e consequentemente segurança. -

      Integração social na organização: Existência de franqueza interpessoal, abolição de preconceito, extinção dos níveis hierárquicos marcantes, dentre outros. -

      Constitucionalismo: Estabelecimento de normas, regras e deveres que a organização elabora para organizar os padrões de procedimentos, processos e comportamentos dos funcionários. -

      Trabalho e espaço total de vida: Controle do tempo para não impedir que o empregado deixe de realizar suas atividades pessoais e familiares. -

      Relevância social de vida no trabalho: Promover ações que despertem orgulho dos funcionários por trabalharem na empresa, como atividades de responsabilidade social, ecológica, dentre outros


    http://www.convibra.org/upload/paper/adm/adm_3393.pdf

  • Segundo Chiavento o modelo de Wallon, que é formado por 8 fatores, é o seguinte: 1 - COMPENSAÇÃO JUSTA E ADEQUADA:  2 -CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR; 3 - UTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES; 4 - OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO CONTÍNUO E SEGURANÇA; 5 - INTEGRAÇÃO SOCIAL NA ORAGNIZAÇÃO; 6 - CONSTITUCIONALISMO; 7 - TRABALHO E ESPAÇO TOTAL DE VIDA;

    8 - RELEVÂNCIA SOCIAL DA VIDA NO TRABALHO;
  • Questão Correta, são 8:

    - Compensação justa e adequada;
    - Condições de segurança e saúde no trabalho;
    - Utilização e desenvolvimento de capacidades;
    - Oportunidades de crescimento contínuo e segurança;
    - Integração social na organização;
    - Constitucionalismo;
    - Trabalho e espaço total de vida;
    - Relevância social da vida no trabalho


ID
1811752
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as seguintes afirmações:

I. A cultura organizacional indica o padrão de referência (sistema de normas e valores) criado pelo grupo de trabalhadores que influencia seu modo de perceber, pensar e sentir, dando origem às políticas e às atividades da organização e seus modos de ação, comunicação e decisão.

II. O clima organizacional indica as influências do ambiente interno de trabalho sobre o comportamento humano, refletindo a dinâmica da vida organizacional.

III. A satisfação no trabalho indica o julgamento avaliativo individualizado (positivo ou negativo) que o trabalhador faz de seu trabalho ou ambiente e situação de trabalho.

IV. O poder organizacional é um fator independente da dinâmica organizacional que não guarda relação com a cultura, o clima e a satisfação organizacionais.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. A cultura organizacional indica o padrão de referência (sistema de normas e valores) criado pelo grupo de trabalhadores que influencia seu modo de perceber, pensar e sentir, dando origem às políticas e às atividades da organização e seus modos de ação, comunicação e decisão. CORRETA



    II. O clima organizacional indica as influências do ambiente interno de trabalho sobre o comportamento humano, refletindo a dinâmica da vida organizacional. CORRETA



    III. A satisfação no trabalho indica o julgamento avaliativo individualizado (positivo ou negativo) que o trabalhador faz de seu trabalho ou ambiente e situação de trabalho. CORRETA

     


    IV. O poder organizacional é um fator independente da dinâmica organizacional que não guarda relação com a cultura, o clima e a satisfação organizacionais. ERRADA

     

     

     

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • "criado pelo grupo de trabalhadores"

    Onde que isso tá certo?

  • Carlos, EXATO!

    Viajaram nesse conceito.

    (marquei B)


ID
1811785
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as seguintes afirmações:

I. A satisfação no trabalho indica o julgamento avaliativo individualizado (positivo ou negativo) que o trabalhador faz de seu trabalho ou ambiente e situação de trabalho.

II. Não há distinção claramente identificável entre clima organizacional e satisfação no trabalho.

III. A cultura organizacional é baseada, somente, nos valores de seus líderes e dirigentes.

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • GAB: D (somente a I está correta)

     

    I. A satisfação no trabalho indica o julgamento avaliativo individualizado (positivo ou negativo) que o trabalhador faz de seu trabalho ou ambiente e situação de trabalho.



    II. ERRADO. Conceitos diferentes.

     Para Martins, o clima organizacional é constituído por elementos cognitivos e refere-se à percepção ligada a um aspecto particular do trabalho, partilhada pelos trabalhadores.

    De acordo com Andreia Ribas, a satisfação no trabalho resulta das percepções afetivas e cognitivas que as pessoas têm sobre seu contexto laboral. 



    III. ERRADO.

    Os valores são baseados em crenças, preceitos, ideologias, preconceitos e julgamentos compartilhados sobre elementos externos ou internos.

     

     

    FONTE: Gestão de pessoas - Andreia Ribas e Cassiano Salim, ed. 2013.


ID
1832845
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A diretora de recursos humanos de uma empresa fabricante de autopeças quer avaliar os resultados dos projetos de desenvolvimento de pessoas realizados no ano anterior. O foco principal desses projetos foi o treinamento para melhoria do desempenho no nível dos cargos, e os projetos utilizaram métodos diversos, como participação em cursos externos, aprendizagem prática e exercícios de simulação. A diretora poderia utilizar como indicadores de avaliação dos resultados dessas iniciativas, no nível dos cargos:

Alternativas
Comentários
  • O foco principal desses projetos foi o treinamento para melhoria do desempenho no nível dos cargos, e os projetos utilizaram métodos diversos, como participação em cursos externos, aprendizagem prática e exercícios de simulação.

     

    A resposta está aí.


ID
1913614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à atuação do psicólogo em uma organização, tipos de organização, comportamento organizacional e comunicação na organização, julgue o item que se segue.

O conflito entre as novas práticas no serviço público, que enfatizam a flexibilidade e a inovação, e as estruturas tradicionais, que ainda são adotadas pelas organizações, inviabiliza a atuação do psicólogo, no que se refere à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • Conflito é bom

  • Creio que nesse contexto pra transformar a assertiva em correta se faria :

    O conflito entre as novas práticas no serviço público, que enfatizam a flexibilidade e a inovação, e as estruturas tradicionais, que ainda são adotadas pelas organizações, DIFICULTA a atuação do psicólogo, no que se refere à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores.

  • Atenção: INVIABILIZA

  • Fonte?

  • INVIABILIZA... ou seja, o psicólogo não tem onde e como atuar...


ID
1913749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O programa deve ser norteado pelos princípios da organização do trabalho: interações hierárquicas, coletivas intra e intergrupos e interações externas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia de alguma referência teórica disto?

  • Acredito que a explicação esteja no próprio cabeçalho da questão, a assertiva não condiz que o planejamento feito na situação

  • Interações hierárquicas, coletivas intra e intergrupos e interações externas não são príncipios da organização do trabalho, mas sim uma definição de relações socioprofissionais de trabalho.

    Relações Socioprofissionais de Trabalho (RST): elementos interacionais que expressam as relações profissionais de trabalho. São integrantes dessa dimensão: (a) as interações hierárquicas; (b) as interações coletivas entre membros da equipe de trabalho e membros de outros grupos; e (c) as interações externas com usuários, consumidores, fornecedores.

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbso/v31n114/12.pdf

    GAB. E


ID
1913752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O programa de qualidade de vida no trabalho deve ter como objetivo minimizar os impactos do contexto de trabalho na saúde do trabalhador.

Alternativas

ID
1913755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O crescimento profissional implementado pela indústria de alimentos deve envolver aspectos como oportunidades, incentivos e carreiras.

Alternativas

ID
1913758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O programa indica que as relações sociais de trabalho são constituídas por elementos formal ou informalmente prescritos, que denotam as diretrizes práticas do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Será que está errado pq os elementos prescritos seriam sempre informais?


ID
1913761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O referido programa apresenta as condições de trabalho compostas por elementos estruturais presentes no contexto de trabalho, tendo na infraestrutura organizacional, no apoio institucional e nas práticas administrativas, a representatividade.

Alternativas

ID
1913764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de diagnóstico, plano de ação, execução e avaliação de um programa de gestão da qualidade de vida no trabalho (QVT), julgue o item seguinte.

Definidas pelo plano de execução, as ações a serem executadas devem expressar sintonia com os resultados obtidos na etapa de diagnóstico.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Estamos diante do ciclo PDCA

    P (plan: planejar): seleção de um processo, atividade ou máquina que necessite de melhoria e elaboração de medidas claras e executáveis, sempre voltadas para obtenção dos resultados esperados;

    D (do: fazer): implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso;

    C (check: verificar): análise dos resultados obtidos com a execução do plano e, se necessário, reavaliação do plano;

    A (act: agir): caso tenha obtido sucesso, o novo processo é documentado e se transforma em um novo padrão.

    OBs:o diagnóstico faz parte do planejamento.


ID
1913767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de diagnóstico, plano de ação, execução e avaliação de um programa de gestão da qualidade de vida no trabalho (QVT), julgue o item seguinte.

Ao avaliar um programa de gestão em QVT, após sua implantação, espera-se que, por meio da percepção positiva de bem-estar para as pessoas, ocorra melhoria direta ou indireta na produtividade e nos resultados financeiros da organização.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "CERTO"

    Texto extraído praticamente na íntegra do seguinte artigo "Avaliação da gestão de programas de qualidade de vida no trabalho"

    "A avaliação dos resultados de Gestão de Pessoas é hoje um dos temas mais desafiadores para esta área e que vem recebendo investimentos cada vez maiores. Nas questões relacionadas à Gestão dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, muitas expectativas de resultados são levantadas: melhor percepção de bem-estar para as pessoas, o que influencia direta ou indiretamente na produtividade e nos resultados financeiros da Organização.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482005000100005

  • As empresas investem em programas de QVT na expectativa de que esses programas promovam maiores índices de produtividade e, por consequência, melhores resultados financeiros.

    Gabarito: Certo


ID
1913770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de diagnóstico, plano de ação, execução e avaliação de um programa de gestão da qualidade de vida no trabalho (QVT), julgue o item seguinte.

O diagnóstico deve estar embasado nos fatores eleitos para o mapeamento da QVT, tais como organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho reconhecimento e crescimento profissional e elo trabalho e vida social.

Alternativas
Comentários
  • A ausência do emprego de vírgula entre os termos “trabalho” e “reconhecimento” prejudicou o julgamento objetivo do item. Por essa razão, opta-se por sua anulação. (CESPE)


ID
1913773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de diagnóstico, plano de ação, execução e avaliação de um programa de gestão da qualidade de vida no trabalho (QVT), julgue o item seguinte.

Um diagnóstico em QVT pode ser realizado de modo quantitativo, qualitativo ou misto, a utilização de outros indicadores para se obter um cenário específico da QVT na organização não interfere no diagnóstico.

Alternativas

ID
1989847
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A aplicação da QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) busca a conciliação, o equilíbrio entre o bem-estar dos indivíduos e a produtividade das empresas. As etapas para implantação de programas de QVT são:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "D"

    Apesar das implantações de programas de QVT serem sempre diferentes, tem-se a possibilidade de se estabelecer algumas fases independentemente das características particulares das empresas, basta apenas ter-se um bom apóio teórico e técnico sobre o assunto. Fernandes (1996) cita cinco fases para o desenvolvimento de experiências relacionadas a QVT: sensibilização, preparação, diagnóstico, concepção e implantação do projeto e avaliação e difusão.

    1-fase de sensibilização tem-se o levantamento de dados e informações referentes as condições de trabalho e as influências causadas por elas no que diz respeito ao funcionamento da organização. Aqui, os representantes da empresa reúnem esses dados e informações trocam idéias sobre o assunto e buscam os meios viáveis para a modificação das condições de trabalho.

    2- A preparação, segunda fase, é onde as ferramentas institucionais necessárias ao desenvolvimento do programa de QVT são selecionadas. A elaboração de modelos, a formação de uma equipe para condução do projeto, a estruturação das ferramentas a serem utilizadas, são pontos fundamentais para a garantia de um resultado positivo.

    3-No diagnóstico, terceira fase, é onde a coleta de informações referentes ao funcionamento e a natureza da parte técnica da empresa deve ser realizada juntamente com o levantamento de características sociais referentes a satisfação dos trabalhadores em relação as condições de trabalhos oferecidas pela empresa.

    4-Na quarta fase, da concepção e implantação do projeto, deve-se a partir das informações obtidas no diagnóstico elaborar-se um conjunto de pontos a serem tratados de acordo com um cronograma para a aplicação de ações e mudanças as quais se tornaram passíveis de melhorias dentro da organização. A equipe que desenvolve o projeto deve dispor de informações precisas para que as melhorias sejam aplicadas de maneira correta e eficaz. As áreas onde podem ocorrer mudanças vão desde a tecnologia, novas formas de organização do trabalho, métodos de gestão à práticas e políticas de pessoal e ambiente físico.

    5-Na avaliação e difusão, última fase do processo de implantação de um programa de QVT, deve-se analisar os resultados obtidos no início do processo mesmo que isto seja difícil, pois ao início da implantação as informações obtidas não são totalmente confiáveis. Mas isso é necessário para a continuação da mesma em toda a organização e para que o programa seja o mais eficaz possível, tornando a qualidade de vida dos funcionários melhor e tendo como conseqüência um desempenho maior por parte organização como um todo.

    http://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/676/2/20200875.pdf

  • Questões típicas dessa banca. Todas estão certas, porém deve marcar a mais completa.


ID
1989859
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Chiavenato (2004), o termo qualidade de vida no trabalho foi apresentado por Louis Davis na década de 1970, quando desenvolvia um projeto sobre desenvolvimento de cargos. Para esse autor, o conceito de qualidade de vida no trabalho refere-se à preocupação com o bem-estar geral e à saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas. Atualmente, esse conceito envolve aspectos

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Ao lado da higiene e da segurança do ponto de vista físico e ambiental, existe o bem-estar psicológico e social. A expressão “qualidade de vida no trabalho (QVT)” foi cunhada por Louis Davis na década de 1970 quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos. Para ele, o conceito de QVT refere-se à preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos colaboradores no desempenho de suas atividades. Alguns autores europeus desenvolveram outras conceituações na abordagem sociotécnica e da democracia industrial. Atualmente, o conceito de QVT envolve tanto os aspectos físicos e ambientais quanto os aspectos psicológicos do local de trabalho.

     

    Fonte: Gestão de Pessoas - 4ª Edição - Idalberto Chiavenato

  • Meu tema de TCC <3

    Ainda bem que tanta raiva traria bons resultados kk

  • kkkkkkkkkkk. ao menos isso ne natalia!


ID
1997122
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As abordagens de gestão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) podem ser consideradas assistencialistas ou preventivas, partindo dessa subdivisão é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "D"

    Vejamos,

    No Brasil, verificam-se, de um modo geral, nos últimos anos, duas abordagens de QVT: a de caráter assistencialista (originada pelos modelos clássicos) e a de caráter preventivo (contra-hegemônica, nascida na Ergonomia da Atividade francesa). Uma opõe-se à outra quanto ao foco, pois a primeira tem o individuo como foco; já a segunda, o contexto de produção sobressai. (FERREIRA; FERREIRA; ANTLOGA; BERGAMASCHI, 2009).

    Para Ferreira (2006), o enfoque assistencialista possui três limites principais: baseia-se em atividades do tipo antiestresse, busca compensar o desgaste sem efetuar a eliminação da fonte e age no indivíduo como variável de ajuste, deixando a responsabilidade da organização em segundo plano. Há outras características similares elencadas: responsabilização do trabalhador por sua QVT, atividades de QVT de natureza compensatória devido ao desgaste provocado cotidianamente e ênfase exclusiva na produtividade (FERREIRA; FERREIRA; ANTLOGA; BERGAMASCHI, 2009). Dessa maneira, o foco dessa abordagem é aumentar a resistência física e mental do trabalhador. Porém, no longo prazo, tal abordagem tende a ser cara para a organização e ter pouca adesão por parte dos trabalhadores (FERREIRA, 2006).

    Acerca da abordagem preventiva, 

    A abordagem preventiva de QVT surgiu como um meio de tentar superar os limites impostos pela concepção assistencialista. Os primeiros estudos foram realizados por Ferreira (2006). Esse estudo tinha como fundamento uma concepção contrahegemônica, pois visava atuar nas “causas” que comprometem a Qualidade de Vida no Trabalho no contexto de produção em que o trabalhador está inserido. Para Ferreira (2006), esta perspectiva de QVT propõe o resgate da relação entre as condições, organização e relações socioprofissionais e as experiências de mal-estar no trabalho, bem como, os riscos para a saúde dos trabalhadores e o bem-estar de usuários, clientes e consumidores. Ferreira (2006) diz que o foco da abordagem está em afastar o mal-estar gerado no ambiente de trabalho, atuando diretamente em cinco fatores interdependentes que, via de regra, estão sob responsabilidade da organização: condições do trabalho, organização do trabalho, relações sócio-profissionais de trabalho, crescimento e reconhecimento profissional e o elo trabalho-vida social.

    http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5171/1/2013_DanielleVannesFerreiraGomes.pdf


ID
1997128
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo de qualidade de vida no trabalho que considera, dentre os seus fatores, o trabalho e espaço total de vida e relevância social do trabalho é:

Alternativas
Comentários
  • Para Walton, existem 8 fatores que afetam a QVT:


    1. Compensação justa e adequada: a justiça distributiva de compensação depende da adequação da remuneração ao trabalho que a pessoa realiza, da equidade interna (equilíbrio entre as remunerações na organização) e da equidade externa (equilíbrio com as remunerações do mercado de trabalho).

     

    2. Condições de segurança e saúde no trabalho: envolvendo as dimensões jornada de trabalho e ambiente físico adequado à saúde e ao bem-estar da pessoa.


    3. Utilização e desenvolvimento de capacidades: proporcionar oportunidades de satisfazer as necessidades de utilização de habilidades e conhecimentos do trabalhador, desenvolver autonomia, autocontrole e de obter informações sobre o processo total do trabalho, bem como retroinformação quanto ao desempenho.

     

    4. Oportunidades de crescimento contínuo e segurança: no sentido de proporcionar possibilidades de carreira na organização, crescimento e desenvolvimento pessoal e segurança no emprego de forma duradoura.

     

    5. Integração social na organização: eliminação de barreiras hierárquicas marcantes, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito.


    6. Constitucionalismo: estabelecimento de normas e regras da organização, direitos e deveres do trabalhador, recursos contra decisões arbitrárias e um clima democrático na organização.


    7. Trabalho e espaço total de vida: o trabalho não deve absorver todo o tempo e a energia do trabalhador em detrimento da vida familiar e particular, de lazer e atividades comunitárias.


    8. Relevância social da vida no trabalho: o trabalho deve ser uma atividade social que traga orgulho para a pessoa em participar de uma organização. A organização deve ter uma atuação e uma imagem perante a sociedade, responsabilidade social, responsabilidade pelos produtos e serviços oferecidos, práticas de emprego, regras bem definidas de funcionamento e administração eficiente.

     

    Fonte: Gestão de Pessoas - 4ª Edição - Idalberto Chiavenato


ID
2020939
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Satisfação no trabalho, saúde e bem estar parecem estar relacionados e a conquista desta trilogia deve ser o objetivo da organização. Dessa forma, se desempenho e satisfação no trabalho estão interligados, como o psicólogo organizacional pode levar a organização ao bom resultado, quando as pesquisas indicam que a satisfação no trabalho pode levar a um bom desempenho bem como o desempenho pode resultar em satisfação. Nas duas possibilidades comportamentais será necessário que ocorra

Alternativas
Comentários
  • Esforço e recompensas. 

  • Odalea Pereira , o site já diz a resposta correta, seu comentário é inútil.

     

  • Breno Danda as pessoas colocam as respostas para aqueles que não possuem o plano possam conferir suas respostas. O comentário não é inútil.


ID
2029006
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale abaixo a alternativa que não corresponde a um fator de QVT – Qualidade de Vida no Trabalho, conforme Walton.

Alternativas
Comentários
  • ROUBO PRÓPRIO TENTADO = OK

    Agora ROUBO QUALIFICADO? de onde a CESPE TIROU ISSO?


ID
2029033
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale abaixo, a alternativa que contém somente autores relacionados à temática QVT – Qualidade de Vida no Trabalho.

Alternativas

ID
2029042
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Relacione as colunas, associando diferentes tipos de visão de programas de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) com as suas respectivas características, depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.

A. Visão Democrática

B. Visão Gerencial

C. Visão Sindical

D. Visão Humanista


( ) Aumento da Produtividade

( ) Satisfação das Necessidades

( ) Democracia Industrial

( ) Conquistas Sociais

Alternativas

ID
2029087
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A higiene do trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que assegurem a saúde física e mental e com as condições de saúde e bem estar das pessoas. Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis. Neste contexto, preencha as lacunas abaixo com as palavras mais apropriadas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“Relacionamentos humanos agradáveis, estilo de gerencia democrático e participativo remetem-se à/ao __________; já as instalações bem como máquinas e mesas que reduzam a necessidade de esforço físico correspondem à/ao _____________; iluminação, ventilação, temperatura e ruídos remetem à/ao _____________; já a saúde ocupacional esta atrelada a lei que exige o exame médico pré admissional dentre outros diretamente ligados à proteção da saúde dos funcionários. Neste contexto, uma definição mais ampla de saúde é _________.”

Alternativas

ID
2037805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente ao bem-estar no trabalho e aos temas associados à saúde do trabalhador.


Os modelos de estratégias de qualidade de vida no trabalho, que surgiram como alternativa aos sistemas tayloristas/fordistas, fortaleceram a prevenção da saúde dos trabalhadores nas organizações ao proporem compensação justa, segurança e saúde no trabalho, oportunidade de crescimento e garantias constitucionais para os trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • Esse "prevenção de saúde"???? Eita Cespe

  • GABARITO: CERTO

     

    Modelos de QVT de Walton 

    Para Walton (apud CHIAVENATO, 1999), existem oito fatores que afetam a QVT, a saber:
    1. Compensação justa e adequada: a justiça distributiva de compensação depende da adequação da remuneração ao trabalho que a pessoa realiza, da equidade interna (equilibro entre remuneração dentro da organização) e da eqüidade externa (equilíbrio com as remunerações do mercado de trabalho);
    2. Condição de segurança e saúde no trabalho: envolvendo as dimensões jornada de trabalho e ambiente físico adequado a saúde e bem-estar da pessoa;
    3. Utilização e desenvolvimento de capacidades: proporcionar oportunidades de satisfazer as necessidades de utilização de habilidades e conhecimentos do trabalhador, desenvolver sua autonomia, autocontrole e obter informações sobre o processo total do trabalho, bem como retroinformação quanto ao seu desempenho;
    4. Oportunidade de crescimento contínua e segurança: no sentido de proporcionar possibilidades de carreira na organização, crescimento e desenvolvimento pessoal e segurança no emprego de forma duradoura;
    5. Integração social na organização: eliminação de barreiras hierárquicas marcantes, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito;
    6. Constitucionalismo: refere-se ao estabelecimento de normas e regras da organização, direita e deveres do trabalhador, recursos contra decisões arbitrárias e um clima democrático dentro da organização;
    7. Trabalho e espaço total de vida: o trabalho não deve absolver todo o tempo e energia de trabalhador em detrimento de sua vida familiar ou particular, de seu lazer e atividades comunitárias e
    8. Relevância social da vida no trabalho: o trabalho deve ser uma atividade social que traga orgulho para as pessoas em participar de uma organização. A organização deve ter uma atuação e uma imagem perante a sociedade, responsabilidade social, responsabilidade pelos produtos e serviços oferecidos, pratica de emprego, regras bem definida de funcionamento e de administração eficiente. 

  • Compensação justa? Ainda hoje não tem....


ID
2124559
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre os estudiosos da Qualidade de Vida no Trabalho − QVT, encontra-se Walton (1972), que se utilizou das contribuições das teorias do desenvolvimento humano, e apresentou seu trabalho, fundamentando um modelo de análise de experimentos, sob a ótica organizacional, composto por 8 categorias conceituais e seus respectivos critérios de QVT. Os critérios (ausência de preconceitos, igualdade, mobilidade, relacionamento e senso comunitário) correspondem à categoria denominada por Walton de

Alternativas
Comentários
  • "5. Integração social na organização: envolvendo eliminação de barreiras hierárquicas marcantes, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito."

     

    Chiavenato: Gestão de Pessoas (3ed), p.489

  • GABARITO A

  • Walton (1973) estabeleceu critérios para a Qualidade de Vida no Trabalho. Estes se dividem em oito categorias conceituais, assim descritas:

     

    1- • Compensação justa e adequada: Justa, se o que é pago ao empregado é apropriado para o trabalho executado se comparado a outro trabalho. Adequada, se a renda é suficiente quando comparada com os padrões sociais determinados ou subjetivos do empregado.

     

    2- • Segurança e saúde nas condições de trabalho: envolve variáveis como horas razoáveis de trabalho, pagamento de horas extras requeridas, condições físicas do trabalho que minimizem risco de doenças relacionadas ao trabalho e acidentes de trabalho, imposição de limite de idade quando o trabalho é potencialmente destrutivo para o bem-estar das pessoas abaixo ou acima de uma certa idade.

     

    3-  • Oportunidade Imediata para uso e desenvolvimento da capacidade humana: Cinco variáveis são necessárias para que haja este desenvolvimento, afetando a participação, a auto-estima e mudanças no trabalho: (a) autonomia (quando o trabalho permite a autonomia e auto-controle das atividades); (b) habilidades múltiplas (quando o trabalho permite o empregado usar suas habilidades); (c) informação e perspectiva (está relacionada a obtenção de informações significativas sobre o processo total do trabalho e os resultados de sua própria ação tal que permita o funcionário apreciar a relevância e as conseqüências destas ações); (d) tarefas completas: se o trabalho envolve uma tarefa completa ou é apenas uma parte significativa desta); e, (e) planejamento: se o trabalho envolve o planejamento e implementação do próprio trabalho.

     

    4-  • Oportunidade futura para crescimento e segurança continuados: Os aspectos observados referem-se a oportunidade de carreira no emprego, como: (a) desenvolvimento (intensidade com que as atividades atuais - atribuições de trabalho e atividades educacionais); (b) aplicação futura (a expectativa de utilizar conhecimentos avançados ou novos conhecimentos e habilidades em futuros trabalhos); oportunidades de progresso (disponibilidade de oportunidades de avançar em termos organizacionais ou de carreira reconhecidos por pares, por membros da família, ou por associados); e, segurança (emprego ou renda segura associada ao trabalho).

  • continuação:

     

    5 • Integração social na organização do trabalho - GABARITO: Segundo Walton (1973, p.15), “desde que o trabalho e a carreira são perseguidos tipicamente dentro da estrutura de organizações sociais, a natureza de relacionamentos pessoais transforma-se numa outra dimensão importante da qualidade da vida no trabalho”. Os seguintes atributos são considerados no ambiente de trabalho: (a) ausência de preconceitos (aceitação do trabalhador por suas habilidades, capacidade e potencial independente de raça, sexo, credo, nacionalidade, estilo de vida ou aparência física); (b) igualitarismo (ausência de divisão de classes dentro da organização em termos de status traduzido por símbolos e/ou por estrutura hierárquica íngreme); (c) mobilidade (mobilidade ascendente como, por exemplo, empregados com potencial que poderiam se qualificar para níveis mais elevados); (d) grupos preliminares de apoio (grupos caracterizados pela ajuda recíproca, sustentação sócio-emocional e afirmação da unicidade de cada indivíduo); (e) senso comunitário (extensão do senso comunitário além dos grupos de trabalho); e, (f) abertura interpessoal (forma com que os membros da organização relatam entre si suas idéias e sentimentos).

     

    6- • Constitucionalismo na organização do trabalho: está relacionado aos direitos e deveres que um membro da organização tem quando é afetado por alguma decisão tomada em relação a seus interesses ou sobre seu status na organização, e a maneira como ele pode se proteger. Os seguintes aspectos são elementos chaves para fornecer qualidade de vida no trabalho: (a) privacidade (direito de privacidade pessoal, por exemplo, não revelando informações do comportamento do empregado fora do trabalho ou de membros da sua família); (b) liberdade de expressão (direito de discordar abertamente da visão de seus superiores, sem medo de represálias); (c) eqüidade (direito a tratamento igual em todos os aspectos, incluindo sistema de compensação, premiações e segurança no emprego); e, (d) processo justo (uso da lei em caso de problemas no emprego, privacidade, procedimentos de processos e apelações).

     

    7- • trabalho e o espaço total de vida: a experiência individual no trabalho pode trazer efeitos positivos ou negativos na vida pessoal e nas relações familiares. Prolongados períodos de trabalho podem causar sérios danos na vida familiar. O trabalho encontra-se em seu papel de maneira equilibrada quando as atividades e cursos requeridos não excedem ao tempo de lazer e o tempo com a família.

     

    8- • A relevância social do trabalho na vida: a auto-estima do trabalhador pode ser afetada quando a organização em que trabalha não é socialmente responsável, causando uma depreciação do próprio trabalho ou de sua carreira. 

     

    http://www.revistasg.uff.br/index.php/sg/article/viewFile/V4N2A4/V4N2A4


ID
2132893
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ferreira (2011) diz que o tema Qualidade de Vida no Trabalho - QVT está profundamente presente na atualidade, sendo discutido por dirigentes e gestores de organizações públicas e privadas. Este autor aponta que, de um modo global, esse interesse se fundamenta em três ordens de relevância sobre a pertinência do tema QVT:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "A"

    Vejamos,

    1- Do ponto de vista social, a abordagem “Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT)” tem como principal perspectiva contribuir com transformações que promovam o bem-estar duradouro nos contextos de trabalhos investigados. Tal contribuição tem como horizonte possibilitar, no contexto das organizações, um alinhamento saudável entre as esferas do bem-estar, da eficiência e da eficácia, colocando-as a serviço da missão e dos objetivos organizacionais, coletivamente estabelecidos.

    2-Do ponto de vista institucional, essa abordagem de QVT visa contribuir para que os contextos de trabalho se transformem em territórios coletivos de harmonia socioprofissional, forjando laços duradouros de cooperação interindividual e, desta forma, promovendo as vivências de bem-estar no trabalho. A QVT de todos e para todos deve ser sempre uma obra coletiva. Uma conquista coletiva que nasce da participação e das contribuições individuais. Para as instituições, essa abordagem pode ajudar para que os seus atores possam compreender as causas mais profundas que, rotineiramente, impactam positivamente ou negativamente na Qualidade de Vida no Trabalho. Desta forma, se torna possível que eles possam planejar, implementar e avaliar ações voltadas para a vigilância, a assistência e a promoção da saúde e segurança no trabalho.

    3-Do ponto de vista acadêmico, a abordagem tem como principal perspectiva estabelecer e consolidar bases teóricas, metodológicas e éticas para uma interlocução com as ciências do trabalho e da saúde, bem como outras áreas afins, visando fortalecer uma visão crítica, contra-hegemônica, transdisciplinar e socialmente referenciada para se pensar e agir num objeto de investigação tridimensional: indivíduotrabalho-organização. Especificamente, no campo da Ergonomia da Atividade, essa abordagem visa alargar o campo de atuação dos profissionais que têm nessa disciplina sua âncora teórico-metodológica, incorporando um nível analítico de QVT mais amplo de análise de QVT, do tipo macrodiagnóstico organizacional.

    Qualidade de Vida no Trabalho. Uma Abordagem Centrada no Olhar dos Trabalhadores/Mário César Ferreira - Brasília, DF : Edições Ler, Pensar, Agir, 2011.págs.29 e 30 


ID
2132896
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque a alternativa falsa, segundo os escritos de Ferreira (2011), sobre Qualidade de Vida no Trabalho – QVT:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "C"

    Acerca da letra "B" que está corretíssima, 

    A tradição dos estudos e das pesquisas em ergonomia da atividade terminou produzindo a "clínica do trabalho" como um de seus traços: diagnóstico do indivíduo (ou de pequenos grupos) em situação de trabalho, mapeando sintomas de disfuncionamentos e prescrevendo recomendações para o reequilíbrio satisfatório da inter-relação indivíduo-contexto de trabalho. 


ID
2200072
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São vários os modelos que buscam avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho. O modelo de Walton é um dos primeiros e estabelece oito categorias conceituais. Marque a alternativa que contém a correta descrição de uma destas categorias, a saber: “oportunidade imediata para uso e desenvolvimento da capacidade humana”.

Alternativas
Comentários
  • 03 - Posicionamentos sobre oportunidade imediata para uso e desenvolvimento da capacidade humana:

    * Liberdade de aplicar os saberes e aptidão.

    * Feedback sobre o desempenho.

    * Autonomia para desenvolver as atividades.

     

    GABARITO - d) Cinco variáveis estão relacionadas e afetam a participação, a autoestima e mudanças no trabalho, a saber: autonomia, habilidades múltiplas, informação e perspectiva, tarefas completas e planejamento.

     


ID
2200075
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os programas de bem-estar são adotados por organizações que procuram prevenir problemas de saúde de seus colaboradores. De acordo com a literatura corrente sobre o tema, pode-se afirmar, corretamente, que os programas de bem-estar:

Alternativas
Comentários
  • Os programas de bem-estar são geralmente adotados por organizações que procuram prevenir problemas de saúde de seus funcionários. O caráter profilático desses programas parte do reconhecimento de seu efeito sobre o comportamento dos funcionários e estilo de vida fora do trabalho, encorajando as pessoas a melhorar seu padrão de saúde.

     

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • Profilático=preventivo


ID
2327227
Banca
IBGP
Órgão
CISSUL - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) envolve os aspectos intrínsecos e extrínsecos do cargo. Ela afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal. Se a qualidade do trabalho for pobre, conduzirá à alienação do empregado e à insatisfação, à má vontade, ao declínio da produtividade, e a comportamentos contraproducentes.
Segundo Chiavenato (2010), a QVT envolve uma constelação de fatores, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Para Chiavenato (2010) a QVT é um constructo complexo que envolve uma constelação de fatores, como: Satisfação com o trabalho executado, as possibilidade de futuro na organização, o reconhecimento pelos resultados alcançados, o salário percebido, os benefícios auferidos, o relacionamento humano dentro da equipe e da organização, o ambiente psicológico e físico de trabalho, a liberdade de atuar e responsabilidade de tomar decisões e a possibilidade de estar engajado e de participar ativamente na organização. 

     

    Fonte: RIBEIRO, L; SANTANA, L: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: FATOR DECISIVO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL. Revista de Iniciação Científica – RIC Cairu. Jun. 2015, Vol 02, n° 02, p. 75-96 , ISSN 2258-1166

     

    Complementando

    Para Walton (apud CHIAVENATO, 1999), existem oito fatores que afetam a QVT, a saber:
    1. Compensação justa e adequada: a justiça distributiva de compensação depende da adequação da remuneração ao trabalho que a pessoa realiza, da equidade interna (equilibro entre remuneração dentro da organização) e da eqüidade externa (equilíbrio com as remunerações do mercado de trabalho);
    2. Condição de segurança e saúde no trabalho: envolvendo as dimensões jornada de trabalho e ambiente físico adequado a saúde e bem-estar da pessoa;
    3. Utilização e desenvolvimento de capacidades: proporcionar oportunidades de satisfazer as necessidades de utilização de habilidades e conhecimentos do trabalhador, desenvolver sua autonomia, autocontrole e obter informações sobre o processo total do trabalho, bem como retroinformação quanto ao seu desempenho;
    4. Oportunidade de crescimento contínua e segurança: no sentido de proporcionar possibilidades de carreira na organização, crescimento e desenvolvimento pessoal e segurança no emprego de forma duradoura;
    5. Integração social na organização, eliminação de barreiras hierárquicas marcantes, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito;
    6. Constitucionalismo: refere-se ao estabelecimento de normas e regras da organização, direita e deveres do trabalhador, recursos contra decisões arbitrárias e um clima democrático dentro da organização;
    7. Trabalho e espaço total de vida: o trabalho não deve absolver todo o tempo e energia de trabalhador em detrimento de sua vida familiar ou particular, de seu lazer e atividades comunitárias e
    8. Relevância social da vida no trabalho: o trabalho deve ser uma atividade social que traga orgulho para as pessoas em participar de uma organização. A organização deve ter uma atuação e uma imagem perante a sociedade, responsabilidade social, responsabilidade pelos produtos e serviços oferecidos, pratica de emprego, regras bem definida de funcionamento e de administração eficiente. 

    Gabarito: Letra D

     

    Bons Estudos!

  • Questão formulada a partir dos componentes da QVT descritos por Idalberto Chiavenato. Vamos relembrá-los:

    - Satisfação com o trabalho executado.

    - Possibilidades de futuro na organização.

    - Reconhecimento pelos resultados alcançados.

    - Salário percebido.

    - Benefícios auferidos.

    - Relacionamento humano dentro da equipe e da organização.

    - Ambiente psicológico e físico de trabalho.

    - Liberdade de atuar e responsabilidade de tomar decisões.

    - Possibilidades de estar engajado e de participar ativamente

    A única alternativa que NÃO descreve alguns desses componentes é a alternativa D, que é o gabarito da questão.

    Gab: D


ID
2328739
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existem duas abordagens ao estudo da satisfação no trabalho: a abordagem

Alternativas
Comentários
  • O quanto as pessoas gostam do seu trabalho (global) ou aspectos dele (facetas)

  • De acordo com Spector (2003), para o estudo da satisfação no trabalho existem duas abordagens: a abordagem global que, considera a satisfação no trabalho como um sentimento único, como um todo, apresentando um único índice geral da satisfação e a abordagem em facetas ou aspectos. Nesta abordagem, uma pessoa apresenta diferentes níveis de satisfação em relação às várias facetas. Dessa forma, a satisfação global pode ser interpretada como um índice geral da satisfação ou como um índice de diferentes facetas


ID
2351689
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitas mudanças no mundo do trabalho constituem um cenário de risco para o bem-estar e para a saúde mental e física do trabalhador, favorecendo o desenvolvimento do estresse ocupacional e do burnout, que se configura como uma resposta multidimensional ao estresse caracterizada por comportamento e atitudes negativos em relação aos clientes, ao trabalho e às organizações. Trata-se de síndrome constituída pelas dimensões: exaustão emocional, despersonalização e

Alternativas
Comentários
  • Diminuição da realização pessaol: Trata-se de uma percepção de incompetência e desempenho insatisfatório no trabalho;

    Exaustão emocional: sentimento de fadiga e esgotamento energético emocional;

    Despersonalização: dureza, frieza, distanciamento em relação as pessoas usuárias do serviço. 

  • “Burnout (esgotamento profissional) é definido como uma síndrome psicológica decorrente da tensão emocional crônica no trabalho. Trata-se de uma experiência subjetiva interna que gera sentimentos e atitudes negativas no relacionamento do indivíduo com o seu trabalho (insatisfação, desgaste, perda do comprometimento), minando o seu desempenho profissional e trazendo consequências indesejáveis para a organização (absenteísmo, abandono do emprego, baixa produtividade). O Burnout é caracterizado pelas dimensões: exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal.” (Tamayo e Tróccoli, 2002)
  • GABARITO D

  • Burnout é a conseqüência de uma tentativa de adaptação própria das pessoas que não dispõem de recursos para lidar com o estresse no trabalho. Essa falta de habilidade para enfrentar o estresse é determinada tanto por fatores pessoais como por variáveis relativas ao trabalho em si e à organização. Sua definição multidimensional inclui três componentes:

     

    exaustão emocional: caracterizada por um sentimento muito forte de tensão emocional que produz uma sensação de esgotamento, de falta de energia e de recursos emocionais próprios para lidar com as rotinas da prática profissional e representa a dimensão individual da síndrome;

     

    despersonalização: é o resultado do desenvolvimento de sentimentos e atitudes negativas, por vezes indiferentes e cínicas em torno daquelas pessoas que entram em contato direto com o profissional, que são sua demanda e objeto de trabalho. Num primeiro momento, é um fator de proteção, mas pode representar um risco de desumanização, constituindo a dimensão interpessoal de burnout; e

     

    redução da realização pessoal: caracteriza-se como uma tendência que afeta as habilidades interpessoais relacionadas com a prática profissional, o que influi diretamente na forma de atendimento e contato com as pessoas usuárias do trabalho, bem como com a organização.

     

    Trata-se, portanto, de uma síndrome na qual o trabalhador perde o sentido da sua relação com o trabalho, de forma que as coisas não lhe importam mais e qualquer esforço lhe parece inútil. Finalmente, a síndrome de burnout tem sido negativamente relacionada com saúde, performance e satisfação no trabalho, qualidade de vida e bem-estar psicológico.

     

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Síndrome de Burnout

    1- Diminuição da realização pessoal: Trata-se de uma percepção de incompetência e desempenho insatisfatório no trabalho;

    2- Exaustão emocional: sentimento de fadiga e esgotamento energético emocional;

    3- Despersonalização: dureza, frieza, distanciamento em relação as pessoas usuárias do serviço. 


ID
2351692
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conjunto de escolhas de bem-estar para gestão da qualidade de vida no trabalho pressupõe uma visão integrada e dinâmica das necessidades biológicas, psicológicas, sociais e organizacionais e se concretiza em programas, ações, ferramentas gerenciais, inovações tecnológicas, melhorias ergonômicas, dentre outras iniciativas, que ocorrem em alguns níveis de aplicação e decisão. O nível operacional externo refere-se

Alternativas
Comentários
  • O conjunto de escolhas de bem-estar para gestão da qualidade de vida no trabalho pressupõe uma visão integrada e dinâmica das necessidades biológicas, psicológicas, sociais e organizacionais e se concretiza em programas, ações, ferramentas gerenciais, inovações tecnológicas, melhorias ergonômicas, dentre outras iniciativas, que ocorrem em alguns níveis de aplicação e decisão. O nível operacional externo refere-se à contratação de especialistas ou empresas especializadas em atividades de práticas saudáveis, como ginástica laboral, orientação nutricional, teatro educativo, suporte psicoterápico, semanas temáticas, consumo sustentável, competições esportivas, programas de preparação para a aposentadoria, dentre outros. 

  • de qual livro saiu essa resposta?

  • GABARITO E

  • Os níveis e implicações na estrutura das empresas podem ser: gestão estratégica, gerencial e operacional.

    · Gestão Estratégica de QVT – quando é declarada na missão e política da empresa, juntamente com a imagem corporativa;

    · Gestão Gerencial de QVT – quando aparece como responsabilidade e atribuição dos líderes e chefes das áreas e departamentos específicos no segundo ou terceiro nível hierárquico, com ênfase em objetivos, metas e produtividade organizacional.

    · Gestão Operacional de QVT, quando há ações específicas – aleatórias, reativas ou planejadas, que visam ao bem-estar e á conscientização de novas práticas de estilo de vida para as pessoas da empresa, mas não alinhados aos propósitos de competitividade ou otimização do gerenciamento, da produtividade e da performance para o trabalho.


ID
2355955
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do ambiente de trabalho numa organização, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A


    a) Não é possível utilizar escalas não tradicionais de trabalho para atender a necessidades da organização e dos empregados.


ID
2360827
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da qualidade de vida no trabalho (QVT), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Huse e Cummings (1985), além dos aspectos de bem-estar do trabalhador e eficiência organizacional, enfatizam no conceito da QVT, a participação dos trabalhadores nas decisões e nos problemas do trabalho.

     

    b)Nadler e Lawler (1983) consideram a QVT como uma forma de melhoria do ambiente de trabalho, no sentido de alcançar maior produtividade e satisfação.

     

    c)Guest (1979) conceitua QVT como um processo pelo qual uma organização tenta revelar o potencial criativo de seu pessoal, envolvendo-o em decisões que afetam suas vidas no trabalho. Uma característica marcante do processo é que seus objetivos não são simplesmente extrínsecos, focando melhora da produtividade e eficiência em si; eles também são intrínsecos no que diz respeito ao que o trabalhador vê como fins de auto-realização e autoengrandecimento​

     

    d) Gabarito da questão!

     

    e) Fernandes (1996) define QVT como a gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sociopsicológicos que afetam a cultura e renovam os climas organizacionais, refletindo-se no bem-estar do trabalhador e na produtividade das empresas. O conceito engloba, além de atos legislativos que protegem o trabalhador, o atendimento a necessidades e aspirações humanas calcadas na idéia de humanização do trabalho e na responsabilidade social da empresa.

     

    Fonte: 

    a e b: DUTRA, R. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: o caso de uma cooperativa médica de um hospital universitário mineiro. Disponível em: http://unihorizontes.br/novosite/banco_dissertacoes/170820091257109017.pdf

    c: PEREIRA, V; PEÇANHA, D. Qualidade de Vida no Trabalho: - que Qualidade?

    e: OLIVEIRA, R et al. Qualidade de Vida no Trabalho - QVT e Responsabilidade Social Empresarial - RSE: Um Estudo sobre a satisfação de QVT com funcionários voluntários em programas RSE. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/12semead/resultado/trabalhosPDF/814.pdf

     

    Bons Estudos!

     

  • questão péssima

  •  

    Huse e Cummings (1985) enfatizam o conceito da QVT por meio da desnecessária participação dos trabalhadores nas decisões e nos problemas do trabalho, pelo fato de ela não interferir nos aspectos de bem-estar do trabalhador e de eficiência organizacional.

     

    Nadler e Lawler (1983) consideram a QVT como uma forma de melhoria do ambiente de trabalho, mesmo não visando a alcançar maior produtividade e satisfação. 

     

    Guest (1979) conceitua a QVT como um processo pelo qual uma organização tenta revelar o potencial criativo do respectivo pessoal, não o envolvendo em decisões que o afetam no próprio trabalho. 

    Para Walton (1973), o termo QVT frequentemente é usado para descrever valores humanos e ambientais que foram deixados de lado pelas sociedades industriais em favor dos avanços tecnológicos, da produtividade e do crescimento econômico. 

    Fernandes (1996) define QVT como uma gestão estática e assídua de fatores físicos, tecnológicos e sociopsicológicos que afetam a cultura e renovam o clima organizacional, refletindo no bem-estar do trabalhador e na produtividade das empresas. 

     

     


ID
2362888
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sonia, psicóloga organizacional da empresa X, iniciou um programa na organização composto por quatro etapas. Primeiramente, o diagnóstico, realizando uma análise organizacional; em seguida, fez o desenho do programa, que, ao terminar; iniciou a implementação por meio de técnicas; finalizando com a avaliação na busca de obtenção de dados concretos. Esse programa que Sonia iniciou na organização condiz com

Alternativas
Comentários
  • Para ajudar a lembrar das fases do treinamento: Todo treinamento é feito DDIA

    - DIAGNÓSTICO

    - DESENHO DO TREINAMENTO

    - IMPLEMENTAÇÃO

    - AVALIAÇÃO

  • o programa de treinamento e desenvolvimento de pessoal.


ID
2364802
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Trata-se do conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho. Corresponde

Alternativas
Comentários
  • Segundo França e Arellano (2002, p. 296), "qualidade de vida no trabalho é o conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho". 

  • FCC, fundação copia e cola kkkkk

  • Segundo França e Arellano (2002, p. 296), "qualidade de vida no trabalho é o conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho". 


ID
2373073
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde desenvolveu uma medida aplicável e válida em diversas culturas, que resultou na elaboração do World Health Organization Quality of Life-100 (WHOQOL-100). Ele é classificado como um instrumento

Alternativas
Comentários
  • b) genérico

     

    O Grupo de Qualidade de Vida da OMS desenvolveu um instrumento de avaliação de Qualidade de Vida, o WHOQOL-100 que está traduzido para 20 idiomas (WHOQOL GROUP, 1998). A aplicação do instrumento na versão em português é o objetivo do trabalho. 

    Os instrumentos genéricos se destacam pela sua ampla utilização em vários países, são capazes de detectar o impacto de diversas situações, inclusive doenças, sobre um indivíduo ou uma população. Abordam múltiplos domínios, como o físico, o psicológico e o social; podem ser aplicados em diferentes populações e conseguem detectar repercussões imprevisíveis de uma condição ou intervenção.

     

    Referências:

     http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89101999000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

    www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/download/4078/3037


ID
2373160
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o Conselho Federal de Psicologia, são instrumentos de avaliação psicológica privativos dos psicólogos o

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

  • Instrumentos privativos do Psicologo:

    http://satepsi.cfp.org.br/listaInstrumentoFavoravel.cfm

    Instrumentos não privativos do Psicologo:

    http://satepsi.cfp.org.br/listaInstrumentoDesfavoravel.cfm

     

    Fonte: site do CFP

  • a)Teste de Desempenho Escolar (TDE) (NÃO PRIVATIVO DO PSICÓLOGO)e o Teste de
    Percepção de Cores.(NÃO PRIVATIVO DO PSICÓLOGO)
      b)Teste Minimental(NÃO PRIVATIVO DO PSICÓLOGO)e a Escala de Avaliação do
    Clima Organizacional (CLIMOR).(NÃO PRIVATIVO DO PSICÓLOGO)
      c)Questionário de Qualidade de Vida "SF-36"(NÃO PRIVATIVO DO PSICÓLOGO) e o
    Roteiro de Orientação Profissional (RO:P)(PRIVATIVO DO PSICÓLOGO). 
      d)Questionário de Personalidade Ocupacional(PRIVATIVO DO PSICÓLOGO) e o
    Teste de Raciocínio Verbal(PRIVATIVO DO PSICÓLOGO). GABARITO

     

    INSTRUMENTOS NÃO PRIVATIVOS DE USO DO PSICÓLOGO (TOTAL DE 15 ATUALMENTE)
    http://satepsi.cfp.org.br/listaInstrumentoDesfavoravel.cfm

     

    Psicologia do desenvolvimento do lactente e da criança pequena
    Programa de enriquecimento instrumental - PEI
    Teste de Desempenho Escolar - TDE*
    Teste Metropolitano de Prontidão Forma-R
    Teste de Percepção de Cores*
    Teste Mini-mental*
    Questionário de Qualidade de Vida "SF-36*
    Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental
    - EAVAP-EF
    Escala de Avaliação do Clima Organizacional (CLIMOR)*
    Inventário de Ansiedade e Inventário de Depressão de A Mente Vencendo o Humor
    Formulários de Registros de Respostas: Registro de Pensamento, Curtograma,
    Tomada de Decisão, Equívocos Lógicos, Distorções Cognitivas
    Baralho das Emoções - Acessando a criança no trabalho clínico
    Formas Compreensivas de Investigação Psicológica
    O desenvolvimento do Comportamento da Criança no Primeiro Ano de Vida:
    padronização de uma escala para a avaliação e o acompanhamento
    Socr@t-s

  • INSTRUMENTOS PRIVATIVOS DE USO DO PSICÓLOGO (TOTAL DE 54 ATUALMENTE)
    http://satepsi.cfp.org.br/listaInstrumentoFavoravel.cfm

     

    Binge eating people - BES
    Learning Propensity Assessment Device - LPAD
    Método Longhi
    Body Shape Questionnaire - BSQ
    Roteiro de Orientação Profissional - RO:P*
    DISCUS
    Questionário de estilos de Contatos com Clientes
    Questionário de Personalidade Ocupacional*
    Verificação e Comparação Básicas
    Método Quantum
    Inventário Hogan de Desafios (desfavorável o do ano de 2004,2009)
    Inventário Hogan de Personalidade
    Inventário de Motivos, Valores e Preferências (desfavorável o ano de 2009)
    EDA: Percepção de Desempenho no Trabalho Através de Avaliação 360
    Modified Caver Part Appreciation - MCPA
    Sistema Insight Discovery
    Avaliação de planejamento e competências
    Predictive Index - PI
    Inventário de Atitudes e Comportamentos (IAC_CEF)
    Teste de Raciocínio Abstrato
    Teste de Raciocínio Analógico-Dedutivo
    Teste de Raciocínio Verbal*
    Como anda seu poder criativo
    Análise do Perfil Pessoal - PPA
    Human Job Analysis - HJA
    Teste Guerreiro, Amantes e outros
    Você está à beira de um ataque de nervos
    Teste de Registros do Inconsciente - TRI
    Avaliação dos estilos pessoais (questionário: "eu falo sua língua")
    ENEAG - identificação do tipo
    Teste Profiles
    Teste de Raciocínio Lógico Online
    Verificação do Comportamento Administrativo - VECA/Sistema WebVECA
    Questionário Will Fit
    Escala de humor de Brunel (Brums)
    Maslach Burnout Inventory (MBI)
    Formas de Investigação Clínica em Psicologia
    Inventário de Âncoras de carreira
    Escala de Depressão pós-natal de Edinburgo
    Avaliação do Perfil Pesooal - LPQ ou LPA
    Neupsilin
    EQ-MAP - Teste de Inteligência Emocional
    Questionário Will Do
    Inventário dos esquemas de gênero do autoconceito (IEGA)
    Âncoras de carreira
    Teste de Personalidade e temperamento
    Teste distributivo do eneagrama
    LIP - Levantamento de Interesses Profssionais
    Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental
    - EMA-EF
    Qual meu tipo psicológico?
    Questionário Vocacional de Interesses - QVI
    Avaliação de Potencial e Perfil
    Inventário de Valores e Atitudes Profissionais - IVAP
    A técnica de Pfister


ID
2382364
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre as oito categorias de um modelo conceitual (Walton, 1973) com o objetivo de avaliar a Qualidade de Vida no Trabalho, nas organizações, temos que: o uso e o desenvolvimento das capacidades devem atender a certas condições, como autonomia, variedade de habilidades, informação e perspectiva da atividade, significado e planejamento da tarefa; e que um ambiente favorável nas relações pessoais é atingido com ausência de preconceitos, democracia social, ascensão na carreira, companheirismo, união e comunicação aberta. Estes fatores correspondem a

Alternativas
Comentários
  • Letra: E

     

    Categorias de análise, segundo Walton (1973):

     

    1. Compensação Justa e Adequada:

    Equidade interna e externa

    Justiça na compensação;

    Partilha nos ganhos de produtividade

    Proporcionalidade entre salários

     

    2. Condições de Trabalho

    Jornada de trabalho razoável

    Ambiente físico seguro e saudável

    Ausência de insalubridade

     

    3. Uso e Desenvolvimento de Capacidades

    Autonomia

    Habilidades múltiplas

    Informações sobre o processo de trabalho

    Autocontrole relativo

     

    4. Oportunidade de Crescimento e Segurança

    Ausência de preconceitos

    Igualdade Mobilidade

    Relacionamento

    Senso Comunitário

     

    6. Constitucionalismo

    Privacidade pessoal

    Liberdade de expressão

    Tratamento imparcial

    Direitos de proteção do trabalhador

    Direitos trabalhistas

     

    7. O Trabalho e o Espaço Total de Vida

    Estabilidade de horários

    Poucas mudanças geográficas

    Tempo para lazer e família

    Papel balanceado no trabalho

     

    8. Relevância Social da Vida no Trabalho

    Imagem da empresa

    Responsabilidade social da empresa

    Responsabilidade pelos produtos

    Práticas de emprego


ID
2382454
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das razões pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus funcionários é:

Alternativas
Comentários
  • Uma das razões pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus funcionários é proporcionar um julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes, demissões de funcionários

  • Meus amigos, podemos dizer que a principal função da avaliação de desempenho é fornecer informações! Através da avaliação de desempenho, a cúpula da administração consegue saber se os métodos de recrutamento e seleção foram eficazes, se os funcionários estão motivados, se há novas necessidades de treinamento, se é preciso solucionar problemas de supervisão ou se há necessidades de ajustamento de promoções, aumentos salariais, realocação de pessoas ou até, em último caso, a demissão. Tudo isso envolve informações fornecidas pelo processo de avaliação de desempenho. Por isso, nosso gabarito é a letra b). Quanto aos demais itens:

    a) Errada, pois a avaliação não vem de clientes e fornecedores externos, e sim dos gestores dos avaliados.

    c) Errada, pois isto pode ser um reflexo do processo, mas não é uma razão de existência da avaliação.

    d) Errada. As organizações não criam avaliações de desempenho para saber do perfil comportamental do cargo, e sim para saberem como efetivamente estão a motivação, as capacidades, habilidades e resultados dos funcionários. A identificação do perfil comportamental pode ser obtida como reflexo do processo, mas não como razão da sua existência.

    e) Errada, pois saber dos custos com desenvolvimento de pessoal não é a razão de existência do processo de avaliação de desempenho.

    Gabarito: B

  • Gabarito: B

    a) Errada: a avaliação não vem de clientes e fornecedores externos, e sim dos gestores dos avaliados.

    b) Pode-se dizer que a principal função da avaliação de desempenho é fornecer informações! Através da avaliação de desempenho, a cúpula da administração consegue saber se os métodos de recrutamento e seleção foram eficazes, se os funcionários estão motivados, se há novas necessidades de treinamento, se é preciso solucionar problemas de supervisão ou se há necessidades de ajustamento de promoções, aumentos salariais, realocação de pessoas ou até, em último caso, a demissão. Tudo isso envolve informações fornecidas pelo processo de avaliação de desempenho.

    c) Errada: pode ser um reflexo do processo, mas não é uma razão de existência da avaliação.

    d) Errada: As organizações não criam avaliações de desempenho para saber do perfil comportamental do cargo, e sim para saberem como efetivamente estão a motivação, as capacidades, habilidades e resultados dos funcionários. A identificação do perfil comportamental pode ser obtida como reflexo do processo, mas não como razão da sua existência.

    e) Errada: para saber sobre os custos com desenvolvimento de pessoal não é a razão de existência do processo de avaliação de desempenho.


ID
2393086
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“À medida que a importância da saúde pessoal e do gerenciamento do estresse foi sendo reconhecida, os psicólogos organizacionais começaram a estudar a contribuição do trabalho para a higidez e para as doenças individuais.”

(Ilgen, 1990.)  

Com uma força de trabalho mais afluente e com nível de instrução mais alto e os crescentes custos da substituição de empregados licenciados ou demitidos, a satisfação e a motivação no trabalho se tornaram mais importantes. Os psicólogos I/O agora estudam a vida dos trabalhadores fora do trabalho (Zedeck & Mosier, 1990) e de que maneira esse aspecto afeta sua vida no trabalho. Reduções da lealdade organizacional entre os empregados deram origem a pesquisas sobre o compromisso organizacional. Analise os principais tópicos de estudo da psicologia I/O atual.


I. Questões legais e sociais, tais como decisões judiciais, padrões de segurança e emprego justo.

II. Recrutamento e retenção de empregados, juntamente com o estudo das necessidades futuras de recursos humanos.

III. Análise das necessidades de treinamento e avaliação dos programas de treinamento.

IV. Cultura organizacional (a “personalidade” da organização).

V. Forma física, saúde e estresse.

VI. Efeito de novas tecnologias sobre o local de trabalho e sobre os empregados.

VII. Necessidades futuras e desafios enfrentados pelas organizações.

VIII.Internacionalização e crescente diversidade do local de trabalho.


Estão corretas as alternativas

Alternativas

ID
2393092
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia organizacional está interessada em algo mais do que a eficácia e a produtividade. A saúde dos empregados, a redução do estresse e a qualidade da vida no trabalho estão se tornando cada vez mais importantes. Sobre as “forças críticas” do local de trabalho do futuro que continuarão a influenciar o campo da psicologia I/O, analise.


I. A crescente diversidade da força do trabalho.

II. A reintegração da vida profissional com a vida doméstica.

III. A globalização.

IV. A individualidade subjetiva do ser humano.

V. A expansão do planejamento dos recursos humanos.

VI. A transferência para uma força de trabalho baseada no conhecimento.

VII. O aumento das expectativas dos empregados.

VIII. A renovação da responsabilidade social e de opções de trabalho.


Estão corretas as alternativas

Alternativas

ID
2465644
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a preparação para a aposentadoria, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) pesquisas apontam que a realização no trabalho é um fator que facilita a preparação para a aposentadoria. CORRETA!

    b) a preparação da aposentadoria não deve ser iniciada com muita antecedência, para evitar a ansiedade do trabalhador. 

    c) a preparação da aposentadoria é preocupação exclusiva de profissionais da psicologia, da medicina e da administração.

    d) os temas debatidos em um programa de preparação para aposentadoria devem ser estritamente relacionados ao trabalho.


    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br



ID
2465647
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre programas de preparação para aposentadoria dos trabalhadores.

( ) Uma das pressuposições desses programas é que aqueles que participam deles precisam ser educados para enfrentar a aposentadoria.

( ) A maior parte das empresas brasileiras conta com um programa de preparação da aposentadoria.

( ) Um dos objetivos desses programas é buscar novas áreas de interesse dos participantes.

( ) Um dos objetivos desses programas é prevenir conflitos emergentes com a vivência da aposentadoria.

De acordo com as afirmações, qual é a sequência correta?

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Uma das pressuposições desses programas é que aqueles que participam deles precisam ser educados para enfrentar a aposentadoria.

    ( F ) A maior parte das empresas brasileiras conta com um programa de preparação da aposentadoria.

    ( V ) Um dos objetivos desses programas é buscar novas áreas de interesse dos participantes.

    ( V ) Um dos objetivos desses programas é prevenir conflitos emergentes com a vivência da aposentadoria.



    b) (V); (F); (V); (V).



    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
2496928
Banca
PUC-PR
Órgão
FEAES - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A saúde, o bem-estar e o trabalho constituem fenômenos intimamente relacionados e despertam cada vez mais o interesse dos estudiosos de diferentes disciplinas. Há também crescente conscientização dos prejuízos que os problemas de saúde acarretam para as pessoas e para as organizações. Quando o profissional tem um nível crônico de estresse, apresenta propensão ao abandono ou falta de realização profissional, despersonalização e exaustão emocional, está-se diante de uma patologia laboral, reconhecida pelo decreto 3048/99, denominada de:

Alternativas
Comentários
  • Burnout é a conseqüência de uma tentativa de adaptação própria das pessoas que não dispõem de recursos para lidar com o estresse no trabalho. Essa falta de habilidade para enfrentar o estresse é determinada tanto por fatores pessoais como por variáveis relativas ao trabalho em si e à organização. Sua definição multidimensional inclui três componentes:

     

    exaustão emocional: caracterizada por um sentimento muito forte de tensão emocional que produz uma sensação de esgotamento, de falta de energia e de recursos emocionais próprios para lidar com as rotinas da prática profissional e representa a dimensão individual da síndrome;

     

    despersonalização: é o resultado do desenvolvimento de sentimentos e atitudes negativas, por vezes indiferentes e cínicas em torno daquelas pessoas que entram em contato direto com o profissional, que são sua demanda e objeto de trabalho. Num primeiro momento, é um fator de proteção, mas pode representar um risco de desumanização, constituindo a dimensão interpessoal de burnout; e

     

    redução da realização pessoal: caracteriza-se como uma tendência que afeta as habilidades interpessoais relacionadas com a prática profissional, o que influi diretamente na forma de atendimento e contato com as pessoas usuárias do trabalho, bem como com a organização.

     

    Trata-se, portanto, de uma síndrome na qual o trabalhador perde o sentido da sua relação com o trabalho, de forma que as coisas não lhe importam mais e qualquer esforço lhe parece inútil. Finalmente, a síndrome de burnout tem sido negativamente relacionada com saúde, performance e satisfação no trabalho, qualidade de vida e bem-estar psicológico.

     

    ------------------- 

    Gabarito: D


ID
2506972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao teletrabalho e ao trabalho remoto, julgue os itens a seguir.


I No Brasil, o teletrabalho e o trabalho remoto são regulamentados por legislação específica.

II Uma das principais vantagens desse tipo de trabalho é a redução do estresse, o que contribui para uma melhor qualidade de vida do trabalhador.

III O custo de investimento em trabalho remoto é alto a médio e longo prazos, devido à demanda por inovações tecnológicas.

IV Em empresas privadas, uma das atividades de gestão de pessoas passível de ser realizada por teletrabalho é o processo de recrutamento e seleção.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • d) II e IV.

  • questao desatualizada. com a reforma trabalhista o teletrabalho passou a ser regulamentado. atencao.

  • DO TELETRABALHO 

    ‘Art. 75-A.  A prestação de serviços pelo empregado em regime de teletrabalho observará o disposto neste Capítulo.’  

    ‘Art. 75-B.  Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.  

    Parágrafo único.  O comparecimento às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho.’ 

    ‘Art. 75-C.  A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deverá constar expressamente do contrato individual de trabalho, que especificará as atividades que serão realizadas pelo empregado. 

    § 1o  Poderá ser realizada a alteração entre regime presencial e de teletrabalho desde que haja mútuo acordo entre as partes, registrado em aditivo contratual.  

    § 2o  Poderá ser realizada a alteração do regime de teletrabalho para o presencial por determinação do empregador, garantido prazo de transição mínimo de quinze dias, com correspondente registro em aditivo contratual.’ 

    ‘Art. 75-D.  As disposições relativas à responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto, bem como ao reembolso de despesas arcadas pelo empregado, serão previstas em contrato escrito.

    Lei 13.467 (CLT)

  • Questão passado, totalmente desatualizada. 

  • Onde diz que essa modalidade REDUZ o estresse?


ID
2526217
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O ciclo típico de intervenção ergonômica engloba quatro macros etapas distintas e complementares. Na etapa de “Avaliação e Replanejamento”, o trabalho, comumente, consiste em realizar uma avaliação das soluções implantadas em termos de impactos para o bem-estar no trabalho/satisfação dos usuários, a eficiência e a eficácia de produtos e serviços;

Alternativas
Comentários
  • Passos que precisam ter em mente para resolver essa questão:

    1 - conhecer a demanda, letra E

    2 - investigar a demanda, letra A

    3 - projetar soluções com base na análise dos resultados da investigação, integrando-os com os elementos da demanda inicial, com as questõesque orientaram o percurso metodológico da intervenção inicial e as questões que orientaram o percurso metodológico da intervenção ergonômica, letra D

    4 - aplicar as soluções desenhadas de maneira participativa, letra B

    5 - Avaliação e Replanejamento, LETRA C - GABARITO

     

  • O ciclo típico de intervenção ergonômica engloba quatro macros etapas distintas e complementares. Na etapa de “Avaliação e Replanejamento”, o trabalho, comumente, consiste em realizar uma avaliação das soluções implantadas em termos de impactos para o bem-estar no trabalho/satisfação dos usuários, a eficiência e a eficácia de produtos e serviços; 

    efetuar os ajustes técnicos, operacionais e administrativos que se revelem necessários; e prospectar a necessidade de replanejamento da intervenção ergonômica diante da evolução do sistema sociotécnico de trabalho ou das situações de uso de produtos. 

  • Alguma sugestão de bibliografia para esta questão?

  • Intervenção Ergonômica

    Avaliação e Replanejamento: efetuar os ajustes técnicos, operacionais e administrativos que se revelem necessários; e prospectar a necessidade de replanejamento da intervenção ergonômica diante da evolução do sistema sociotécnico de trabalho ou das situações de uso de produtos.

    1- Conhecer a demanda: conhecer e instruir a demanda de intervenção (objeto, foco, problemas) e estabelecer objetivos, os passos metodológicos, os instrumentos a serem empregados, os produtos a serem alcançados.

    2- Investigar a demanda: acessar as fontes primárias e secundárias de informação disponíveis por meio de instrumentos diversos de investigação (análise documental, entrevistas, observações) e coletar as informações essenciais para construir as bases de compreensão elucidativa do problema de avaliação e/ou concepção.

    3-  Projetar soluções: projetar o desenho de soluções e tratar e analisar os resultados obtidos, correlacionando-os com os elementos constitutivos da demanda inicial e as questões que orientaram o percurso metodológico da intervenção inicial e as questões que orientaram o percurso metodológico da intervenção ergonômica.

    4- Aplicar soluções: aplicar de forma participativa com os atores envolvidos e implicados, as soluções desenhadas e validadas na etapa de diagnóstico, formulando soluções de caráter aplicado.

  • Acertei a questão;

    Mas bati a cabeça demais entre ""C, D"

    (Aliás, não me convenci bem do erro da "d")


ID
2533540
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo conceitual de Walton avalia a qualidade de vida no trabalho considerando-a como promotora de uma organização mais humanizada e utilizando oito categorias de análise. Uma dessas categorias é denominada

Alternativas
Comentários
  • CRITÉRIOS INDICADORES DE QVT

    1.COMPENSAÇÃO JUSTA E ADEQUADA

    Equidade Interna e externa, Justiça na compensação,Partilha dos ganhos de produtividade,Proporcionalidade entre salários

    2. CONDIÇÕES DE TRABALHO

    Jornada de trabalho razoável,Ambiente físico seguro e saudável, Ausência de insalubridade,

    3. USO E DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES

    Autonomia, Autocontrole relativo, Qualidades múltiplas ,Informações sobre o processo total do trabalho

    4. OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO E SEGURANÇA

    Possibilidade de carreira,Crescimento pessoal, Perspectiva de avanço salarial, Segurança de emprego

    5. INTEGRAÇÃO SOCIAL NA ORGANIZAÇÃO

    Ausência de preconceitos, Igualdade, Mobilidade, Relacionamento, Senso comunitário

    6. CONSTITUCIONALISMO

    Direitos de proteção do trabalhador, Privacidade pessoal, Liberdade de expressão, Tratamento imparcial, Direitos trabalhistas

    7. TRABALHO E ESPAÇO TOTAL DE VIDA

    Papel balanceado no trabalho, Estabilidade de horários, Poucas mudanças geográficas,Tempo para lazer da família

    8.RELEVÂNCIA SOCIAL DO TRTABALHO NA VIDA

    Imagem da empresa,Responsabilidade social da empresa, Responsabilidade pelos produtos,Praticas de emprego


ID
2533543
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A concepção psicológica de bem-estar pode ser apresentada em duas dimensões: 1) a que engloba aspectos cognitivos (bem-estar psicológico) e refere-se a conceitos de autoaceitação, autonomia, propósito de vida, domínio do ambiente, crescimento pessoal e relações positivas com os outros; e 2) a que engloba aspectos afetivos (bem-estar subjetivo) tais como otimismo, satisfação com a vida e felicidade.


Considerando o consenso entre estudiosos da atualidade a respeito do tema, a abordagem adequada para fins de compreensão do bem-estar no trabalho seria a

Alternativas
Comentários
  • letra C: Leitura recomendada:

    "Relação entre bem-estar no trabalho, valores pessoais e oportunidades de alcance de valores pessoais no trabalho"

    http://www.revispsi.uerj.br/v11n2/artigos/html/v11n2a16.html

    "Neste sentido, este estudo tem uma importante contribuição para a literatura da área, uma vez que abordou o tema do bem-estar a partir de vivências positivas do trabalhador. Contribuiu também para a melhor compreensão do bem-estar no trabalho como um conceito multidimensional, que inclui aspectos hedônicos e eudaimônicos da felicidade, ou seja, possui tanto componentes afetivos (emoções e humores), como também a percepção de expressão pessoal e de realização no trabalho. A dimensão hedônica do bem-estar no trabalho tem sido mais bem explorada na literatura organizacional. As emoções e os humores no contexto laboral contam com razoável número de testes empíricos e esforços teóricos de análise de conteúdo e diferenciação de construtos correlatos. A dimensão da realização e expressão no trabalho, por sua vez, ainda é pouco estudada. Além disso, este estudo replicou uma pesquisa anterior (PASCHOAL, 2008) e procurou explorar uma de suas limitações, tendo sido conduzido em uma amostra diferenciada."


ID
2533546
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A saúde positiva pretende extrapolar a ausência de doenças, conforme entendimento da OMS – Organização Mundial da Saúde. O profissional de psicologia que atua no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, objetivando a promoção da saúde positiva do trabalhador, deverá atentar para alguns aspectos básicos associados à consecução desse objetivo. Um desses aspectos é

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da alternativa D. alguém poderia comentar?

  • Paula, creio que o erro seja uma ideia que já vem contida no início da questão: "a saúde positiva pretende extrapolar a ausência de doenças(...)".  Portanto, "o programa de controle e erradicação de doenças no trabalho" é um objetivo que está aquém da saúde positiva, se esta quer extrapolar a ausência de doenças. Controlar e erradicar as doenças é algo anterior à proposta da saúde positiva, sendo que o ponto de partida dela já é um ambiente livre de doenças. Como promover a saúde de pessoas não-doentes?

    Abraço.


ID
2533573
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Peter Warr foi um dos primeiros autores a propor um modelo que leva em conta antecedentes e indicadores do bem-estar afetivo no trabalho, abordando, em conjunto, as dimensões organizacionais e individuais desse construto. Warr e seus colaboradores desenvolveram uma tipologia para os antecedentes do bem-estar afetivo no trabalho contendo, inicialmente, nove categorias ou características do ambiente organizacional.


Demandas da tarefa em termos qualitativos e quantitativos, como as pressões do tempo e a carga de responsabilidade inerente à função, corresponde à categoria

Alternativas
Comentários
  • Warr (1987) propõe que a saúde mental no trabalho possui cinco componentes principais determinados por um conjunto de características ambientais (oportunidade de controlo, oportunidade para uso de habilidades, metas geradas externamente, variedade de tarefas, clareza/ transparência das informações relevantes, disponibilidade de dinheiro,segurança física, oportunidade de relações interpessoais, posição socialmente valorizada): o bem-estar psicológico ou afectivo, competência, aspiração, autonomia e funcionamento integrado.

    Posteriormente, em 1996 e 1998, o autor foca a sua atenção no bem-estar psicológico/ afectivo no trabalho, como medida central da saúde mental e já explanado anteriormente, incluindo no modelo os factores individuais (e.g., personalidade) e sócio-demográficos (e.g.,idade, sexo), respectivamente (Figura 1.9).

    Oportunidade para controlo pessoal(e.g., participação na tomada de decisão, autonomia auto-determinação) Oportunidade para uso de habilidades (e.g., utilização dos conhecimentos, capacidades ehabilidades pessoais) Metas geradas externamente (e.g., exigências laborais) Variedade(e.g., variedade de estímulos proporcionados pelo trabalho, em termos de conteúdo, localização,conhecimentos, competências)Clareza/ transparência ambiental(e.g., informações sobre o desempenho esperado, o futuro e feedback sobre o desempenho)Oportunidade de contacto interpessoal(e.g., quantidade e qualidade das interacções sociais, apoio social)Salário justoSegurança física (e.g., ausência de perigos, condições ergonómicas adequadas)Valorização social (e.g., prestigio ocupacional, significado do trabalho)Supervisão adequada (e.g., liderança de apoio)Perspectiva de carreira (e.g., planos de carreira definidos)Equidade (e.g., nas relações e decisões

  • GABARITO D


ID
2570194
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O estudo da qualidade de vida no trabalho é assunto de extrema relevância e discussão no âmbito organizacional, visto o mercado altamente competitivo em que convivemos, o que exige a adoção e o desenvolvimento de ações para a melhoria do bem-estar biológico, psicológico e social dos trabalhadores. No que concerne à qualidade de vida no trabalho, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha chupacabra. Alguém achou a fonte?

  • Chupa Cabra mesmo!!!afff