SóProvas


ID
2132971
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo o Decreto Estadual nº 28.549/2012, que regulamenta a Lei Estadual nº 9.279/2010, que institui a Política de Educação Ambiental e o Sistema Estadual de Educação Ambiental no Estado do Maranhão, compete à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais − SEMA
I. exigir e orientar os setores licenciadores e os empreendedores a realizarem a educação ambiental no processo de licenciamento ambiental, assim como no planejamento e na execução de obras, atividades e processos produtivos.
II. fomentar, promover e desenvolver a educação ambiental de forma transversal no currículo e na gestão escolar e integrá- la como prática educativa contínua e permanente, sem criação de disciplina específica para tal fim.
III. incentivar a dimensão da educação ambiental no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Câmara Estadual de Compensação Ambiental e Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena e em outros conselhos afins.
IV. oportunizar a participação dos diversos setores da sociedade na elaboração das políticas de educação ambiental, possibilitando condições para que indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais possam contribuir com suas propostas.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A Política Nacional de Educação Ambiental em seu Art. 10 § 1º expressa que a educação ambiental NÃO deve ser implantada como disciplina específica. Por que a legislação estadual que deve atuar de forma suplementar estabelece a criação de de disciplina específica?

  • O item II da questão é uma cópia do inciso I do artigo 6º do Decreto Estadual nº 28.549/2012. Porém o erro é que a questão diz que "compete à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais − SEMA"...

    Quando no Decreto diz que compete à Secretaria de Estado de Educação:

    I - fomentar, promover e desenvolver a educação ambiental de forma transversal no currículo e na gestão escolar e

    integrá-la como prática educativa contínua e permanente, sem criação de disciplina específica para tal fim;