SóProvas


ID
2133091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às principais abordagens teóricas da administração, julgue o item a seguir.

Diferentemente da administração clássica, que propõe soluções generalistas e universais para o aumento da produtividade nas organizações, a perspectiva contingencial defende que, para casos singulares, deve haver soluções específicas, a depender dos padrões organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Segundo Chiavenato (2004, p. 22), "as empresas bem sucedidas são aquelas que conseguem adaptar-se adequadamente às demandas ambientais." As características das organizações dependem das características do ambiente que estão inseridas. Nesse sentido, o ambiente molda as organizações.Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações.

  • Gabarito CERTO.

     

    A Teoria Contigencional enfatiza que nada é absoluto nas organizações ou seja tudo é relativo e há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

  • ABORDAGEM CLÁSSICA: EXISTE APENAS UM CAMINHO PARA SE CHAGAR AO ALMEJADO.

    ABORDAGEM CONTIGENCIAL: EXISTEM VÁRIOS CAMINHOS PARA SE CHAGAR AO ALMEJADO.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Clássica– a clássica apresentava ênfase na estrutura com Fayol. Nesse contexto surgiu o Fordismo, ou seja, o modelo de produção em massa através de linha de produção que não exigia qualificação de pessoal reduzindo custos e aumentando produtividade. (tipo uma receita descritiva do que fazer.)

     

    Contingencial- Defende que cada organização moldará seu próprio modelo de administração de acordo com às necessidades operacionais e seus recursos

  • (CERTO) Diferentemente da administração clássica, que propõe soluções generalistas e universais para o aumento da produtividade nas organizações, a perspectiva contingencial defende que, para casos singulares, deve haver soluções específicas, a depender dos padrões organizacionais.

     

    Administração Clássica - Prescritivas e normativas: tenta oferecer respostas e soluções para os problemas - indicando que decisões devem ser tomadas em cada caso (prescrevem comportamentos de forma genêrica e universal).

     

    Teoria Contingêncial - Explicativa e descritiva: com ênfase no ambiente, preocupa-se mais em entender as situações, interpretando as organizações e o processo administrativo e dando explicações e descrições sobre as organizações e os administradores (há soluções específicas).

  • Para a administração clássica, as soluções para o aumento da produtividade eram pré-estabelecidas pelos níveis diretivos (de forma geral para cada atividade, ou seja, uma função, um procedimento) e deveriam ser aplicados a todos os profissionais de uma determinada função (universais), não havendo troca de informações com os operários sobre suas experiências empíricas a fim de aumentar a produtividade. E a perspectiva contingencial defende que para cada caso uma contingência específica.

  • Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende.

  • Certo

    .

    Diferentemente da administração clássica, que propõe soluções generalistas e universais para o aumento da produtividade nas organizações, a perspectiva contingencial defende que, para casos singulares, deve haver soluções específicas, a depender dos padrões organizacionais.

    .

    Diferentemente da administração clássica, que propõe soluções generalistas e universais para o aumento da produtividade nas organizações, a perspectiva contingencial defende que, para casos únicos, exclusivos, peculiares, deve haver soluções particulares, típicas, exclusivas, peculiares, individuais,  ímpar, a depender dos padrões organizacionais.

    .

    Teoria Contingencial: "Tudo é relativo, tudo depende", "nada é absoluto tudo é relativo", "cada caso é um caso". Resumindo: é igual ao próprio CESPE. rs

  • A teoria de que tudo é relativo!

  • Teoria Contingencial
    - Não existe maneira ideal de administrar
    -Existe mais de um modo de alcançar objetivos
    -Cabe ao gestor avaliar contigencias e escolher o melhor caminho

    Administração para concursos. Rodrigo Rennó (cap 1.7.)

  • ERRADO

     

    "A abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado."

     

     

    Fonte: Introdução à teoria geral da administração, Chiavenato, 2014.

  • O gabarito está como certo Jordana.

     

  • GAB: c

     

    A visão contingencial está dirigida, acima de tudo, para desenhos organizacionais e sistemas gerenciais adequados para cada situação específica

     

    A abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única ou universal, ou ainda, melhor, para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado. Essa é a concepção de um ambiente variável, contingencial.

     

    Fonte: TEC concursos

  • Concordo com Jordana. Gabarito Errado!

  • GABARITO ERRADO : Diferentemente da administração clássica, que propõe soluções generalistas e universais para o aumento da produtividade nas organizações, a perspectiva contingencial defende que, para casos singulares, deve haver soluções específicas, a depender dos padrões organizacionais.

  • Tb nao entendi esse gabarito

  • Contigente: Dependendo de cada situação, se adotara para casos singulares deste situaçao uma soluçao especifica.

    Nao ha forma especifica, entao a depender de uma situação nova que aparecer na empresa, ai sim, se analisa e adota uma soluçao especifica.

     

    Certo

  • Um dia ia acertar, não é possível!


    Em 31/08/18 às 12:06, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Em 25/08/18 às 07:27, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Em 21/08/18 às 15:18, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Em 08/05/18 às 08:17, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

  • Em 09/09/2018, às 11:50:54, você respondeu a opção E. Errada!

    Em 18/08/2018, às 17:06:15, você respondeu a opção E. Errada!

    Em 27/07/2018, às 21:35:05, você respondeu a opção E. Errada!

    Em 27/06/2018, às 16:18:57, você respondeu a opção E. Errada!

    Em 30/01/2018, às 11:35:17, você respondeu a opção E. Errada!

    Em 01/01/2018, às 18:09:09, você respondeu a opção C.

  • A Abordagem Clássica prevê um modo de atuação geral para todas as empresas, por isso são soluções universais e generalistas. Já a Abordagem Contingencial estuda a situação e analisa qual a melhor solução em cada caso, por isso são soluções mais específicas.

  • CERTO

     

    Teoria contingencial > Tudo depende, tudo é relativo, existem vários caminhos para se atingir um objetivo, as soluções são aplicadas de acordo com cada situação.

  • Cespe e seu malabarismo vocabular...quase erro devido a afobação!

  • Todo mundo entende que na Adm classica os processos não são generalistas e universais, se faz de um único modo, contudo ele é generalista(  visão geral) quando se fala em soluções que servem para todas as empresas, O MAIS DIFÍCIL É VOCÊ entender o português pq matéria vc sabe.

  • ADM CLÁSSICA TODO PROBLEMA É RESOLVIDO DA MESMA FORMA. ABORDAGEM CONTINGENCIAL TUDO É RELATIVO...

  • A Teoria da Contingência explica que não há nada de absoluto nos princípios gerais de administração. Os aspectos universais e normativos, típicos da perspectiva clássica, devem ser substituídos pelo critério de ajuste constante entre cada organização e o seu ambiente e tecnologia.

    Para a teoria contingencial tudo é relativo e tudo depende. Se há uma variável situacional, então há um caminho adequado e específico para lidar com ela.

  • A questão afirma que a Teoria Clássica estabelece um método para várias situações (logo é algo generalista que se aplica a vários casos). O que é verdade. A Teoria Clássica tem seus pressupostos todos definidos (roteiro padrão). Por outro lado, corretamente sugere que a Teoria Contingencial (a qual prevê um mega universo de soluções - pois a palavra-chave nessa abordagem é "depende") vislumbra receitas prescritivas específicas para problemas distintos. O que também é verdade. Logo, está correta.

    Resposta: correto.

  • Cabe recurso pela péssima redação do examinador: a perspectiva contingencial defende que, para casos singulares, deve haver soluções específicas. ERRADO casos singulares podem demandar vários tipos de solução (depende de cada caso)