SóProvas


ID
2133154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à gestão de pessoas.

Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Em uma situação de equilíbrio organizacional, a organização caracteriza-se como um sistema ao qual seus participantes concedem contribuições enquanto recebem incentivos proporcionais aos seus esforços de contribuição. 

     

    Fonte: Cespe

  • GAB: CERTO!

    São postulados básicos da teoria do equilíbrio organizacional:

    1) Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de numerosas pessoas, que são os participantes da organização;
    2) Cada participante e cada grupo de participantes recebe estímulos (incentivos, recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;
    3) Todo o participante manterá sua participação na organização enquanto os estímulos que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidas;
    4) As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos estímulos que oferece aos participantes;
    5) A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar estímulos e motivação para induzirem os participantes à prestação de contribuições. (MARCH, SIMON, 1975, p. 70).

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/herbert-simon-e-a-teoria-do-equilibrio-organizacional-interacao-motivacao-dinamica-e-eficacia/81334/

  • CORRETA!
     

    O Equilíbrio Organizacional é a troca de favores realizada entre a organização e o funcionário, isto é, a empresa dá recompensas em troca do trabalho do funcionário para atingir seus objetivos. Desse modo, ambas as partes saem ganhando. 

  • Certa

    A relação entre incentivos (induzimentos) e contribuições (pagamentos), reflete o êxito da organização em remunerar seus integrantes com incentivos adequados e motivá-los a contribuir para garantir a eficácia.

    O equilíbrio organizacional, em termos de Gestão de Pessoas, ocorre quando as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização.

     

    Fonte: Andreia Ribas

  • Agora há pouco fiz uma questão na qual o CESPE afirmava que remuneração não era fator motivacional, mas sim higiênico (Herzberg). Aí trouxe o mesmo raciocínio pra essa questão e... Resultado? -1 ponto. Greeeeeeat! ¬¬ Para o futuro, lembrar que quando a questão tratar de equilíbrio organizacional a troca entre a org e o ind deve ser proporcional ao esforço desprendido e que pode-se considerar como fator que influencia o comportamento do ind (embora segundo Herzberg não seja bem assim)
  • GAB: CERTO

     

    Outra questão ajuda a fixar perfeitamente a definição do que é equilíbrio organizacional:

     

    (Cespe/ MPE-PI/Técnico/2012) O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais. GAB: CERTO

  • TRATA-SE DA RELAÇÃO HARMÔNICA DO GESTOR COM OS SEUS FUNCIONÁRIOS, A RELAÇÃO DE EQUILÍBRIO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM OS SEUS SERVIDORES. QUANTO AO RESULTADO ESPERADO, É CONSEQUÊNCIA DESSE EQUILÍBRIO.

     

    EM OUTRAS PELAVRAS, TRATA-SE DA RELAÇÃO DE EQUILÍBRIO DE QUEM DETÉM O CAPITAL FINANCEIRO (para investir) COM QUEM DETÉM O CAPITAL HUMANO (para desempenhar).

     

    A ORGANIZAÇÃO OFERECE INCENTIVOS PARA O PARTICIPANTE E, ALÉM DISSO, REMUNERA-O, OFERECE SEGURANÇA, STATUS E CRIA CONDIÇÕES PARA QUE ELE TRABALHE AQUADAMENTE. DE FORMA RECÍPROCA, O PARTICIPANTE RESPONDE COM CONTRIBUIÇÕES, TRABALAHANDO, ESFORÇANDO-SE E DESEMPENHANDO SUAS TAREFAS CONFORME SOLICITADO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • CERTA!

     

    OUTRAS QUE AJUDAM A RESPONDER:

     

    (CESPE - 2017 - SEDF)

    O equilíbrio organizacional de uma instituição pública é mensurado pela efetividade dos resultados alcançados em relação às metas estabelecidas pelo respectivo órgão controlador.

    GAB: ERRADO

     

     

    (2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-SC Prova: Auditor Fiscal de Controle Externo )
    Em uma situação de equilíbrio organizacional, a organização caracteriza-se como um sistema ao qual seus participantes concedem contribuições enquanto recebem incentivos proporcionais aos seus esforços de contribuição.
    GABARITO:CERTO


     
    (2013 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: Analista - Negócios)
    A inserção da gestão de pessoas no planejamento, na formulação e na execução da estratégia concorre para o alcance do equilíbrio organizacional, visto que o desenvolvimento das pessoas contribui para a mobilização eficiente e eficaz dos diferentes recursos das organizações.
    GABARITO:CERTO


     
    (2012 Banca: CESPE Órgão: ANCINE Prova: Técnico Administrativo)
    A reciprocidade organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional.
    GABARITO:CERTO

  • A teoria do equilíbrio organizacional é uma das mais importantes, pois alia a análise de vários fatores da organização com a participação dos agentes e seu desempenho em termos de eficiência e eficácia.

     

    A teoria tem como conceitos fundamentais as ideias de:

     

    Estímulos ou incentivos: são os "pagamentos" que a organização faz aos seus participantes (p. ex.: salários, benefícios, prêmios de produção, elogios, promoções, reconhecimento, etc.);
    Utilidade para estímulos: cada incentivo possui determinado valor de utilidade que varia de um indivíduo para outro;
    Contribuições: são os "pagamentos" que cada participante efetua à organização (p. ex.: trabalho, dedicação, esforço, assiduidade, pontualidade, lealdade, reconhecimento, etc.);
    Utilidade das contribuições: é o valor que o esforço de cada indivíduo tem para a organização, a fim de que está ao alcance seus objetivos (MARCH, SIMON, 1975).


    Os participantes da organização são todos aqueles que dela recebem incentivos e que trazem contribuições para sua existência. Existem cinco classes essenciais de participantes: empregados, investidores, fornecedores, distribuidores e consumidores, todavia, está claro que nem todos os participantes atuam dentro da organização, embora todos mantenham uma relação de reciprocidade com essa.


    Os participantes podem ser identificados desta maneira em termos de contribuições e estímulos:


    1) empregados: fornecem trabalho e recebem salários e benefícios
    2) investidores: fornecem capital e recebem lucros e dividendos
    3) fornecedores: fornecem mercadorias/serviços e recebem pagamentos
    4) distribuidores: fornecem meios para levar os bens ao mercado e recebem pagamentos
    5) consumidores: fornecem meios de realização financeira das mercadorias/demanda/receita e recebem mercadorias/bens

     

  • A teoria do equilíbrio organizacional se ampara nos seguintes postulados:


    ひ Uma organização é um sistema de comportamentos sociais inter-relacionados de
    numerosas pessoas, que são os participantes da organização;
    ひ Cada participante e cada grupo de participantes recebe estímulos (incentivos,
    recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização;
    ひ Todo participante manterá sua participação na organização enquanto os estímulos
    que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidas;
    ひ As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na
    qual a organização se supre e se alimenta dos estímulos que oferece aos participantes;
    ひ A organização continuará existindo somente enquanto as contribuições forem
    suficientes para proporcionar estímulos e motivação para induzirem os participantes à
    prestação de contribuições.

     

    Gabarito: correta.
     

    GUSTAVO GARCIA

  • GAB:C

    No equilibrio organizacional os funcionarios contribuem e esperam receber da organização beneficios proporcionais aos seus esforços!

  • me ajuda que eu te ajudo, simples assim

  • Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição. Resposta: Certo.

    Houve troca! Portanto, equilíbrio entre as recompensas e o trabalho prestado.

  • GAB.: CERTO

    .

    CESPE/MPE-PI/Técnico/2012: O equilíbrio organizacional pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas colaboram para facilitar o alcance dos objetivos organizacionais, e as empresas fornecem para esses colaboradores os incentivos que proporcionam a realização de seus objetivos pessoais. C.

  • Gab: CERTO

    O cerne do Equilíbrio Organizacional está na relação entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais, que quase sempre se contrapõem.

  • Perfeito. A teoria do equilíbrio organizacional é baseada na reciprocidade entre as contribuições dos indivíduos e as recompensas e incentivos ofertados pela organização.

    Na obra de Idalberto Chiavenato, encontramos os seguintes postulados dessa teoria:

    • A organização é um sistema de comportamentos sociais interrelacionados de várias pessoas, que são os participantes da organização.

    • Cada participante e cada grupo de participantes recebe incentivos (recompensas) em troca dos quais faz contribuições à organização.

    • O participante somente manterá sua participação na organização enquanto os incentivos (recompensas) que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores (em termos dos valores que representam para o participante) do que as contribuições que lhe são exigidas.

    • As contribuições trazidas pelos vários participantes constituem a fonte na qual a organização se alimenta dos incentivos que oferece aos participantes.

    • A organização será solvente – e continuará existindo somente enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar incentivos em quantidade suficiente para induzir os participantes à prestação de contribuições.

    Gabarito: Certo

  • O equilíbrio organizacional reflete a relação de reciprocidade entre o indivíduo e a organização.

    Esse equilíbrio pode ser alcançado mediante a troca de contribuições e de incentivos na relação entre as pessoas e as empresas. Nessa troca, as pessoas contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais e as empresas fornecem a essas pessoas incentivos para a realização de seus objetivos pessoais.

    Segundo Ribas (2015), o equilíbrio organizacional ocorre quando “as contribuições dadas pelos colaboradores são compatíveis, em quantidade e qualidade, com as respectivas recompensas ofertadas pela organização".

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta, pois a entrega de recompensas aos trabalhadores contribui para um melhor resultado e, consequentemente, para o desenvolvimento da instituição.


    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.


    Gabarito do Professor: CERTO.