SóProvas


ID
2133181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação de desempenho, julgue o item subsequente.

A avaliação de gerentes e superiores, devido ao fato de permitir que o comando arbitrário seja substituído por uma nova forma de atuação democrática, não pode ser considerada uma forma de retroação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO.

     

    Segundo Chiavenato: O executivo (gerentes e superiores) deve retroalimentar seu pessoal com relação ao seu desempenho no sentido de guiá-lo nas ações presentes e futuras. Não se trata de uma simples informação de mão única, mas uma troca de informações visando a uma avaliação conjunta dos resultados (atuação democrática), das dificuldades, das restrições, das interdependências, dos acidentes de percurso etc. AVALIAÇÃO de desempenho sem retroação não é avaliação.   

     

    Chiavenato, Idalberto. Administração Geral & Pública , 3° edição.

  • RETROAÇÃO = FEEDBACK.

    Avaliação necessita de FeedBack (Retroação).

     

    ERRADA

  • A avaliação de gerentes e superiores permite uma nova forma de atuação mais democrática no que tange a avaliação de desempenho, e portanto, é considerada uma forma de retroação, ou seja, é um feedback por parte da equipe do gestor avaliado.

     

    Gabarito: Errado

     

    Profª Andréia Ribas

  • Errado.

     

    Outra questão ajuda fixar.

     

    (CESGRANRIO/EPE/Analista de Gestão Corporativa - RH/2012) O diretor de RH de uma empresa de consultoria decidiu

    ajustar seu sistema de avaliação de desempenho de forma a garantir que os colaboradores tenham conhecimento a respeito de como as pessoas percebem seu desempenho, suas atitudes e competências.
    Essa mudança está fundamentada no conceito de

    a) desenvolvimento
    b) inovação
    c) recompensa
    d) retroação
    e) transformação

     

    Comentário:

     

    Trata-se da retroação, que nada mais é do que o retorno da informação para o próprio funcionário, para que ele possa ajustar seu
    desempenho.

    Não diria nem que essa questão cobra teoria de gestão de pessoas. É o simples conhecimento de um termo da língua portuguesa.

     

    GABARITO: D.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Cap 6 Gestão por desempenho 

    4. Métodos modernos 

    4.2. Avaliação participativo por objetivos (apo) página 173

    3 edição. Gestão de pessoAs para concurso - Andreia Ribas 

  • Nas avaliações de desempenho mais modernas, não só os subordinados são avaliados mas também  os gerentes e superiores. Pois, esses também devem estar cientes dos  seus acertos e erros por meio de feedbacks ( retroação). 

  • Retroação é feedback!

  • O FATO DE SER DEMOCRÁTICA NÃO EXTINGUE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DESCENDENTE DO LIDER/GERENTE. A IDEIA É DE CUMULAR E NÃO DE DISPERSAR TIPOS DE AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO. TODAS AS FORMAS DE AVALIAÇÃO PROPORCIONA UMA RETROAÇÃO (FEEDBACK) PARA CADA PESSOA A RESPEITO DO SEU DESEMPENHO AVALIADO. ATÉ MESMO A "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO" DA VIZINHA FOFOQUEIRA!...

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Retroação é feedback!

    Retroação é feedback!

    Retroação é feedback!

    Retroação é feedback!

  • retroação em gestão de pessoas é FEEDBACK!!!

    Cespe quis tentar colocar no sentido de retroagir, ser ruim. Cuidado.

  • Corrigindo a assertiva:

    A avaliação de gerentes e superiores, devido ao fato de permitir que o comando arbitrário seja substituído por uma nova forma de atuação democrática, também pode ser considerada uma forma de retroação (=feedback).

  • A avaliação para cima, como é chamada, permite que a equipe avalie como o seu líder conduziu os trabalhos proporcionando os meios e recursos necessários para o alcance da metas e objetivos e como essa liderança poderia ser incrementada para aprimorar a eficácia da equipe e melhorar os resultados. 
    Tal procedimento pode favorecer intercâmbios entre líder e liderados permitindo atualizações do estilo de liderança, a forma de motivar, de comunicar, dentre outros aspectos que promoverão relações de trabalho mais amistosas e efetivas. 
    Assim o comando arbitrário é substituído por uma atuação mis democrática, consultiva e participativa justamente pela retroalimentação de dados obtida pela avaliação dos gerentes e superiores.

    GABARITO: ERRADO

  • A avaliação de gerentes e superiores,/ devido ao fato de permitir que o comando arbitrário seja substituído por uma nova forma de atuação democrática, / não pode ser considerada uma forma de retroação.