- 
                                Letra: D 
- 
                                Pq a letra B está errada? 
- 
                                Colega Joilson, entendo que o desqualificador da alternativa B seja a expressão: "...a ser complementada pelo conhecimento específico de cada etapa da educação básica. "   Aqui, penso, há um engessamento do que se pode propor como ensino, além da base comum curricular, uma vez estabelcido que só determinados conhecimentos/conteúdos devem ser ministrados em cada etapa da educação. Penso que isso contraria o enunciado, mais precisamente no trecho: "... percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências...".     Dele pode se inferir que a proposta educacional não deve ser engessada a conhecimentos específicos somente, mas deve levar em consideração diversas realidades, sentimentos e experiências de determinados grupos sociais (alunos) como uma complementação. Por isso marquei a letra D. O que você acha? 
- 
                                pq nao pode ser a E? 
- 
                                Acredito que o erro da letra "E" esteja em "conceitos abstratos".  Abstrato é tudo aquilo que resulta de uma abstração de um alheamento. É o que só existe na ideia, no conceito. Em filosofia, abstrato é toda representação que não corresponde a nenhum dado sensorial ou conceito. É aquilo que é de compreensão difícil (https://www.significados.com.br/abstrato/) Assim, a realidade dos alunos e professores  viabilizaria  a construção e compreensão do currículo como um todo, não somente de conceitos abstratos. 
- 
                                Letra E o erra está no "conceito abstrato" 
- 
                                A) não deve adotar uma pluralidade de currículos, pois estes dificultam a unidade de conhecimentos de uma nação. Deve sim o conhecimento ele é plural integrado e interdisciplinar   B) exige uma base nacional comum, a ser complementada pelo conhecimento específico  ( parte diversificada de acordo com as especificidades de cada região) de cada etapa da educação básica.   D) necessita atender as experiências compatíveis aos projetos instituídos pela administração pública em exercício. ( Aqui temos uma visão tecnicista, deve ser compatível com a realidade da comunidade local e escolar.   D) não pode ser única e de acordo com propostas curriculares determinadas e padronizadas. Certo uma proposta educacional deve ser interdisciplinar, que leve a uma transformação social    E) precisa partir da realidade dos alunos e professores para viabilizar a compreensão de conceitos abstratos. ( o professor deve sim partir da realidade dos estudantes, porém para compreender conceitos concretos- da vida política, economia, sociedade, criticidade, os conceitos abstratos são algo que fica no mundo das ideias imaginação o que não tem significado para o indivíduo - Vygotsky diz que o conhecimento é resultado das mediações que o indivíduo realiza com seus pares com o meio social, ser concreto: real   
- 
                                Gabarito letra D A educação precisa partir da realidade dos alunos, não é algo padronizado, estático.