SóProvas


ID
2133433
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na alfabetização, o domínio da linguagem oral e escrita constitui uma das dimensões da expressividade. O aprendizado da leitura e da escrita não terá significado real se ele se faz através da repetição puramente mecânica das sílabas. Este aprendizado só é válido quando, simultaneamente com o domínio do mecanismo da formação vocabular, o educando vai percebendo o profundo sentido da linguagem. Quando vai percebendo a solidariedade que há entre a linguagem-pensamento e realidade.
Por isso, o processo de alfabetização libertadora

Alternativas
Comentários
  • ajuda na compreensão crítica da mudança e na instauração de um novo pensamento-linguagem. 

     

  • Por meio dessa pedagogia libertadora , é possível capacitar professores e estudantes a desenvolverem uma compreensão consciente sobre sua relação com o mundo e sua condição enquanto ser humano. E é justamente isso, uma educação que visa desenvolver a tomada de consciência e atitude crítica, à qual o homem decide e escolhe, liberta-o em lugar de submetê-lo, de domesticá-lo, de adaptá-lo.

     

     

  • GABARITO: LETRA E

    A educação libertadora torna os indivíduos capazes de superarem suas dificuldades, enquanto a educação bancária continua sempre a serviço da dominação, sem novas possibilidades. A educação libertadora é problematizadora, ela propicia a comunicação e, nesse processo, surge o diálogo. Diante desse processo de transformação, o argumento do educador autoritário já não é mais possível, pois para Freire:
     

    O educador já não é mais o que educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se tornam sujeitos do processo em que crescem juntos (FREIRE, 2005, p.79).