SóProvas


ID
2133454
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A problemática da sustentabilidade assume neste novo século um papel central na reflexão sobre as dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se configuram. O quadro socioambiental que caracteriza as sociedades contemporâneas revela que o impacto dos humanos sobre o meio ambiente tem tido consequências cada vez mais complexas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos.
O conceito de desenvolvimento sustentável surge para enfrentar a crise ecológica, sendo que uma das “correntes” que dá sustentação às ideias acima é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E.

     

    O conceito de desenvolvimento sustentável surge para enfrentar a crise ecológica, o desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000100008

  • GABARITO: E

     

    O desenvolvimento sustentável consiste no equilíbrio entre os seguintes fatores:

    Ambiental

    Social

    Econômico

     

    Bons estudos!

  • Qual o erro da D ?

  • Gabarito: e)

     

    Conceito

     

    Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras. 

     

    Portanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza (principalmente a água).

     

    Fonte: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/desenvolvimento_sustentavel.htm

  • Assim como o matheus, eu não vi erro na D. Algém poderia explicar o erro?

  • Michel Rocha  e matheus, a banca que elaborou esta questão foi a FCC. Na dúvida, marque a mais correta!!
    Longe de tentar responder se estar certa ou errada. Só foi uma dica!!! Bom Estudo!!

  • A questão aborda o conceito de Desenvolvimento Sustentável. O Relatório Brundtland ( Nosso futuro comum ) o define assim: 

     

    "Desenvolvimento Sustentável é aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de terem suas próprias necessidades atendidas."

     

    Ou seja, quando a questão fala em crítica ao modo de vida atual, ela trata do assunto de desenvolvimento sustentável, reconhecendo que os recursos NÃO são utilizados de maneira correta. Havendo incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo vigentes. Isso é do Relatório.

     

    O objetivo de encontrar uma resposta à necessidade de sintonizar os processos ambientais com os socioeconômicos, aumentando a produção de novos ecossistemas que poderiam favorecer melhor qualidade de vida, é dito de forma genérica, ou seja, atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das futuras.

     

    O desenvolvimento econômico é necessário e tem de ser equilíbrado. No tripé da sustentabilidade, também chamado de "Triple Bottom Line", temos a união de:

     

    Crescimentoo econômico, Conservação Ambiental e Justiça Social.

     

    Gabarito letra ( E )

  • Não consigo ver erro na D

  • ele critica o modo de vida atual que NÃO tem por objetivo...

    a ''e'' somente estaria certa se trocasse esse que por ''e''

    ele critica o modo de vida atual e tem por objetivo. o pronome ''que'' aí se refere ao modo de vida atual e não à crítica

  • "a crítica ao modo de vida atual que tem por objetivo encontrar uma resposta à necessidade de sintonizar os processos ambientais com os socioeconômicos, aumentando a produção de novos ecossistemas que poderiam favorecer melhor qualidade de vida."

     

    Péssima redação. Do modo que tá escrito dá a entender que o conceito de desenvolvimento sustentável critica o modo de vida atual que "tem por objetivo encontrar uma resposta à necessidade de sintonizar os processos ambientais com os socioeconômicos", o que não é verdade. 

  • O erro na letra D  é que não há crítica com relação aos homens se apossarem dos meios econômicos. Bem, pelo menos dentro do Direito Ambiental e da sustentabilidade.  A crítica é dirigida a utilização dos recursos ambientais visando meios econômicos sem qualquer controle.

  • O problema dessa questão ta no português. O pronome relativo "que" na letra E pode confundir em uma leitura rápida.

  • sustentabilidade tem a ver com os termos: melhor qualidade de vida, gerações futuras, dicotomia entre usar e gastar, equilibrio entre meio ambiente e economia.

  • Acho que o erro da letra C estava em "curto prazo".

  • Crescimento econômico + justiça social + conservação ambiental 

  • Marquei a D, e não a considero errada, apesar de isto na hora da prova não significar muito.  ;(

  • Fiquei em dúvida entre as assertivas D e E.

    Não considero a D errada, e a redação da E está horrível. Esse pronome "que" foi muito mal utilizado. Ele meio que contraria o conceito de desenvolvimento sustentável.
    Mas como a banca basicamente queria este conceito, só pode ser esta a assertiva (E). Sintonizar processos ambientais + socioeconômicos.

    Na minha opinião, questão passível de anulação.

  • Redação esquisita mesmo da alternativa E.

  • DESENVOLVIMENTO NACIONAL SUSTENTÁVEL= BUSCA CONCILIAR O CRESCIMENTO ECONOMICO COM A JUSTIÇA SOCIAL E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

  • Questão estranha com assertivas esquisitas, eu não tô legal...
  • esse foi o tema da redação para Analista Judiciário - área judiciária do TRE-Ba

  • Letra E. 

    O conceito de desenvolvimento sustentável surge para enfrentar a crise ecológica, sendo que uma das “correntes” que dá sustentação às ideias acima é (ele quer saber qual corrente tem a ver com esse conceito):

     

     a) a que postula a necessidade de investimento no consumo e no turismo ecológicos, de forma a atingir o equilíbrio econômico, promovendo o congelamento do crescimento industrial em termos globais. - Não é para congelar, é para alinhar o crescimento industrial com o consumo e meio ambiente.

     b) aquela que defende a posição de que o desenvolvimento sustentável só se concretizará nos países do Hemisfério Norte, dado que suas necessidades e demandas por consumo de recursos naturais ou ecológicos seriam atendidas pelos países pobres ou em desenvolvimento. - É mais provável o desenvolvimento sustentável se dá nos países do Hemisfério Sul, justamente por serem mais pobres e não ter a mesma potência do Norte, ou seja, a poluição, no sentido macro, é bem menor. Assim, deve-se concretizar de forma globalizada, geral.

     c) aquela que exige do Estado, dos coletivos que integram o sistema de representação política e da sociedade civil organizada o esforço na elaboração de um pacto de curto prazo de modo a desmercadorizar os recursos naturais, tornando-os bens coletivos. - O pacto deve ser de longo prazo, é o famoso conceito de atender as necessidades atuais sem comprometer as gerações futuras (longo prazo).

     d) a denominada crítica à maneira como os homens se apossam dos recursos ambientais e econômicos, fazendo com que desastres e tragédias ambientais e climáticas ocorram continuamente, trazendo graves consequências à vida cotidiana. - O erro é singelo, quando se critica o desenvolvimento sustentável é relacionado à falta de consciência no uso dos recursos ambientais, ou seja, não ter consciência com os recursos econômicos não tem a ver com o conceito de desenvolvimento sustentável. Exemplo: posso utilizar de recursos financeiros na bolsa de valores de forma imprudente, e isso não irá interferir diretamente no meio ambiente.

     e) a crítica ao modo de vida atual que tem por objetivo encontrar uma resposta à necessidade de sintonizar os processos ambientais com os socioeconômicos, aumentando a produção de novos ecossistemas que poderiam favorecer melhor qualidade de vida. - Certo.

  • QUAL ERRO DA LETRA D ?

  • Pela interpretação do texto dá a entender pelo impacto no meio ambiente ocasionado por uma atuação antrópica, por isso marquei a letra da. Não entendi porque tá errada =/
  • o erro da D de forma simples : você toma " posse " de recursos natuais = causar impacto 

    você " toma " posse de recursos econômicos = natureza indiferente.....

  • Errei pq o redator não sabe usar o portugues corretamente.

    "a crítica ao modo de vida atual que tem por objetivo encontrar uma resposta à necessidade de sintonizar os processos ambientais com os socioeconômicos, aumentando a produção de novos ecossistemas que poderiam favorecer melhor qualidade de vida". 

    é completamente diferente de:

    "a crítica, ao modo de vida atual, que tem por objetivo encontrar uma resposta à necessidade de sintonizar os processos ambientais com os socioeconômicos, aumentando a produção de novos ecossistemas que poderiam favorecer melhor qualidade de vida". 

    Vai estudar, FCC.

     

  • Errei pq o redator não sabe usar o portugues corretamente.

    "a crítica ao modo de vida atual que tem por objetivo encontrar uma resposta à necessidade de sintonizar os processos ambientais com os socioeconômicos, aumentando a produção de novos ecossistemas que poderiam favorecer melhor qualidade de vida". 

    é completamente diferente de:

    "a crítica, ao modo de vida atualque tem por objetivo encontrar uma resposta à necessidade de sintonizar os processos ambientais com os socioeconômicos, aumentando a produção de novos ecossistemas que poderiam favorecer melhor qualidade de vida". 

    Vai estudar, FCC. 

    Concordo com Lucas Aguiar.

  • Acho que o problema da letra D é que ela não faz referência à questão social.

  • Questão interpretativa

  • Comentário perfeito, Mari Vieira.

  • O examinador que fez a questão é a vergonha da professión