SóProvas


ID
2133535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de provisões, passivos e contingências passivas e ativas, julgue o item subsecutivo.


Sendo identificada uma contingência ativa na fase final de uma ação impetrada por uma empresa contra outra empresa, os valores a serem convertidos para a impetrante deverão ser reconhecidos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    CPC 25
    Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade

    31.  A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.


    bons estudos

  • Contigência na fase final de uma ação não seria um ativo provável? Alguém tem ideia de onde a Cespe tirou o fundamento questao?

  • Contingências Ativas

    Contingências Ativas que, por atendimentos aos princípios contábeis, não devam ser reconhecidos contabilmente, devem ser divulgados em nota com a descrição da sua natureza, o valor potencial e a expectativa da companhia sobre a sua eventual realização. 

    Em atendimento ao Princípio do Conservadorismo (Prudência), esses ganhos não devem ser contabilizados enquanto não estiver efetivamente assegurada a sua obtenção em decisão final para a qual não caibam mais quaisquer recursos. Considerando que o mérito da questão ainda dependerá de decisão final, o ganho não deve ser contabilizado. Mesmo nas situações em que haja jurisprudência favorável, isto não é suficiente para dar base ao reconhecimento do ganho contingente, uma vez que esta não assegura uma decisão final favorável à Companhia, devendo ser feita divulgação em nota explicativa acerca do assunto.

  • Falou em contingente, não reconhece.

     

    Bons estudos.

  • Gab: ERRADO

     

    Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto.

     

    Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado.

     

    PROF. GABRIEL RABELO/LUCIANO ROSA

  • Se é provável, não deveria esse contingente passar a ser reconhecido como provisão?

  • " os valores a serem convertidos para a impetrante deverão ser reconhecidos."


    Acredito que o erro esteja aí. Só deverão ser reconhecidos ASSIM que o valor for passado para a outra empresa.

  • CPC 25
    Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade

    31.  A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

  • Porém, ele pode ser evidenciado em notas explicativas!

    Ai vai do examinador. Poderia trocar esse gabarito facilmente, alegando que pode ser evidenciado em notas explicativas! E ai ... Cespe Sendo Cespe

     

  • Gabarito Errado.

     

    O CESPE tem o dom de escrever frases bonitas, que parecem ter lógica e que são muito convincente, mas abra os seus olhos!

     

    O Ativo contigente está mencionado no CPC 25 e não deve ser reconhecido como passivo, pois é obrigação POSSÍVEL, NÃO PROVÁVEL que uma saída de recursos que incorpore benefícios econônicos seja exigida para liquidar a obrigação. Ou ainda, o valor da obrigação não pode ser mensurado com suficiente CONFIABILIDADE. 

     

    Cuidado não confundir :

                                     PROVISÃO                                             ≠                            ATIVO CONTINGENTE

     

    - É uma previsão (confiável) deve ser reconhecida                                         - é uma POSSIBILIDADE incerta, não há confiabilidade

                                                                                                                           ----->>>>   NÃO DEVE SER RECONHECIDA

  • Victor Barbosa, evidenciação em nota explicativa não é reconhecimento. Reconhecimento é quando é registrado no balanço patrimonial. Pelo menos para a CESPE.

  • ativo contingente não deve ser reconhecido pela entidade!

  • E se a alternativa falasse em "divulgar" ? (pois ai estaria se referindo a NE)

  • Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.

    Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 25 a entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

    Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto.

    Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

    No caso em tela, não há informações a respeito da probabilidade de ganho da ação. Com isso, não há que se falar em reconhecimento de ativos relacionados.

    Assim, incorreta a afirmativa.

  • Quando um ganho de um litígio é praticamente certo, este perde a característica de 'ativo contingente' e será registrado.

    O ativo contingente quando provável será divulgado em NE.

    CPC 25

    Ativo contingente

    31. A entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

    32. Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto.

    33. Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

    34. O ativo contingente é divulgado, como exigido pelo item 89, quando for provável a entrada de benefícios econômicos. 

  • Não deu informação suficiente pra dizer que era "quase certo", logo, não é reconhecido como ativo.

  • ERRADO

    Ela irá apenas divulgar em notas explicativas !!

    "Ativo contingente" contabiliza quando for praticamente certo( virá ativo não mais contingente ) .

    Praticamente certo >>>> contabiliza e divulga (ativo)

    Provável >>>não contabiliza, mas divulga ( ativo contingente )

    Possível>>> não contabiliza e em divulga.

  • Contingência ativa = Ativo contingente. Portanto, NUNCA será reconhecido.

  • Em se tratando de ativos contingentes, caso a entrada de recursos seja:

    • Provável e praticamente certa - o ativo não é mais ativo contingente. Sendo assim, reconhece no balanço como ativo (normal) e divulga em notas explicativas;
    • Provável, mas não praticamente certa - não reconhece no balanço, mas divulga em notas explicativas;
    • Não é provável - não reconhece no balanço, nem divulga em notas. 
  • Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.

    O ativo contingente é divulgado em notas explicativas quando for provável a entrada de benefícios econômicos. 

    Se for praticamente certo que ocorrerá uma entrada de benefícios econômicos, o ativo não é mais contingente e deverá ser reconhecido nas demonstrações contábeis do período em que ocorrer a mudança de estimativa. 

  • ERRADO

    Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado.

  • Praticamente certo: Contabiliza e Divulga

    Provável: Só divulga (ACIMA DE 50%)

    Possível: FAZ NADA (ABAIXO DE 50%)

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Gabarito: errado

    (CESPE/TCE-RO/2013) Ativos contingentes devem ser reconhecidos na contabilidade sempre que for possível a entrada de benefícios futuros para a empresa. Desse modo, a contrapartida do reconhecimento desses ativos deve ocorrer em uma conta de receita.(ERRADO)

    (CESPE/FUB/2018) Os ativos contingentes não devem ser objeto de reconhecimento pela contabilidade.(CERTO)

    (CESPE/Telebrás/2015) O ativo contingente NÃO deve ser RECONHECIDO no balanço patrimonial da entidade, pois, entre outros motivos, não é um evento totalmente sob o controle da empresa.(CERTO)

  • Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.

    Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 25 a entidade não deve reconhecer um ativo contingente.

    Os ativos contingentes surgem normalmente de evento não planejado ou de outros não esperados que dão origem à possibilidade de entrada de benefícios econômicos para a entidade. Um exemplo é uma reivindicação que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto.

    Os ativos contingentes não são reconhecidos nas demonstrações contábeis, uma vez que pode tratar-se de resultado que nunca venha a ser realizado. Porém, quando a realização do ganho é praticamente certa, então o ativo relacionado não é um ativo contingente e o seu reconhecimento é adequado.

    No caso em tela, não há informações a respeito da probabilidade de ganho da ação. Com isso, não há que se falar em reconhecimento de ativos relacionados.

    gabarito errado

  • Sendo identificada uma contingência ativa na fase final de uma ação impetrada por uma empresa contra outra empresa, os valores a serem convertidos para a impetrante deverão ser reconhecidos.

    __________________________

    Naoooooo

    Gabarito: ERRADO