SóProvas


ID
2133538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de provisões, passivos e contingências passivas e ativas, julgue o item subsecutivo.


Passivo corresponde à obrigação presente que é resultante de eventos passados e cuja liquidação poderá implicar baixa do resultado ou desembolso de recursos pela entidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    CPC 25
    Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos

    bons estudos

  • Acredito que o erro está em "baixa do resultado". Baixa do resultado significa despesa. A despesa não será reconhecida no momento da liquidação do passivo (pagamento), pois deve seguir o princípio da competência, que diz que a despesa deve ser reconhecida com o fato gerador, independente do seu pagamento.

    CPC 25 traz o conceito de Passivo: "Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.", ou seja, não fala nada sobre "baixa de resultado".
     

  • Resolução dispensando a literalidade:
    "...cuja liquidação poderá implicar baixa do resultado..."
    Liquidação de um passivo é por meio de lançamento a débito.
    Baixa do resultado é por meio de um lançamento a débito também.
    Liquidar um passivo com uma consequente baixa do resultado não obedece ao método das partidas dobradas. 

    Resolução levando em consideração a literalidade do CPC 00 e 25:
    Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

  • Gab: ERRADO

     

    PASSIVO é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar beneficios econômicos.

     

    Fonte: Livro Contabilidade Geral 3D - Sergio Adriano
     

     

  • (Q403195) Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TJ-SE Prova: Analista Judiciário - Contabilidade

    O passivo contábil é definido como uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos. (C)

     

     

     

  • questão de vc engatar a 5 quinta marcha e passar direto!

     

    pura maldade, parece minha ex

  • Gabarito errado!

     

    Decorem as definições abaixo (ps: eu as imprimi e colei pela casa huahuahua)

     

    ATIVO: Recurso controlado pela entidade como resultado de evento passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para entidade

     

    PASSIVO: é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos  ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar beneficios econômicos.

     

    PATRIMÓNIO LIQUIDO: valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

     

    Como o Cespe tem adorado de paixão usar sinônimos para tentar nos pegar, aproveite e faça uma lista e cole em sua cabeceira também. Segue abaixo:

     

    ATIVO ........................................................................Passivo........................................................PL

     

    Patrimônio bruto                                                        Passivo Exigível                                       Situação Líquida

    Capital aplicado                                                        Capital de terceiros                                   Capital próprio

    Capital investido                                                        Capital alheio                                         Recursos próprios

    Aplicação de Recursos                                             Recursos de terceiros                                passivo não exigível

    Investimentos                                                                                                                         Riqueza própria (líquida)

     

    Fonte aulas Possati 

  • pode-se pensar também que, ainda que tenham passivos que gerem baixa no resultado (como citado por um dos colegas), tem-se que grande parte de liquidação de passivos são fatos permutativos (pagamento a fornecedores, principal de empréstimo, salários após transcorrido o tempo a que se refere...) enfim, resumindo: pode até haver a baixa do resultado em alguns casos, mas não necessariamente.

    O que necessariamente ocorre é o desembolso de bens/recursos para liquidar um passivo.

  • Parece que nunca vou parar de errar esta questão meu Deus kkk essa foi elaborada pelo satanás pq é uma coisa básica da contabilidade que todo dia nós estudamos, mas não conseguimos identificar o erro desta questão.

  • ERRADO.

    Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros..

  • A questão trata de uma Provisão.

  • "e cuja" (examinador) quis a literalidade: SAÍDA DE RECURSOS DA ENTIDADE CAPAZES DE GERAR BENEFÍCIOS ECONÔMICOS.

  • Para mim é questão de semântica, pois a literalidade do conceito é:

    "Passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados"

    A obrigação presente é transferir um recurso, que é a consequência de um evento passado.

    Do jeito que foi posto pela banca abençoada pelo cão.

    "Passivo corresponde à obrigação presente que é resultante de eventos passados e cuja liquidação poderá implicar baixa do resultado ou desembolso de recursos pela entidade."

    A obrigação presente é resultado de eventos passados cuja consequência seja um desembolso financeiro.

  •  Acredito que o erro esteja em "cuja liquidação poderá implicar baixa do resultado", já que, pelo princípio da competência, tal despesa já foi registrada, portanto o resultado será o mesmo, pagando ou não.

  • A liquidação de uma obrigação poderá implicar acréscimo do resultado.

    Exemplo: a empresa recebeu uma receita antecipada de clientes para prestar um serviço, o que gera uma entrada de caixa e o registro de uma obrigação.

    Quando a empresa presta o serviço, a obrigação será liquidada e será reconhecida uma receita no resultado em razão da ocorrência do fato gerador.

    D - Receita antecipada (diminui passivo)

    C - Receita de serviços (aumenta resultado)

    Dessa forma, o erro da questão é falar em baixa do resultado. O restante está correto.

  • Marquei certa por achar que tinha alguma pegadinha kkkkk

  • ta, mas não pode ???? a banca disse que PODE.

  • Tá ai uma questão meio certa e meio errada, por não excluir outras possibilidade marquei certo e me ferrei.

    Típica questão que a CESPE faz o que quer, ela parece uma criança que não quer dividir o brinquedo.

  • Eu já resolvi essa questão por 17 vezes e errei todas.

  • ALTERAÇÃO DO CPC GALERA. FIQUEM LIGADOS

    OBRIGAÇÃO PRESENTE DA ENTIDADE DE TRANSFERIR RECURSOS ECONÔMICOS COMO RESULTADO DE EVENTOS PASSADOS

  • ERRADO

    O novo CPC 00 R2 Corroborá com esta questão :

    4.36 O segundo critério para um passivo é que a obrigação seja de transferir um recurso econômico.

    4.37 Para satisfazer a esse critério, a obrigação deve ter o potencial de exigir que a entidade transfira um recurso econômico para outra parte (ou partes). Para que esse potencial exista, não é necessário que seja certo, ou mesmo provável, que a entidade será obrigada a transferir um recurso econômico – a transferência pode, por exemplo, ser obrigada somente se ocorrer evento futuro incerto especificado. É necessário somente que a obrigação já exista e que, em pelo menos uma circunstância, exigirá que a entidade transfira um recurso econômico.

  • Mas e uma provisão registrada no passivo?

    NECESSARIMENTE, IMPLICARÁ SAIDA DE RECURSOS? Mata essa

  • Provisão corresponde a um passivo, mas não é todo passivo que tem essas características...

    Passivo no geral: Espera-se que gere benefícios econômicos no futuro!

  • Passivo corresponde à obrigação presente que é resultante de eventos passados e cuja liquidação poderá implicar baixa do resultado ou desembolso de recursos pela entidade.

  • Passivo corresponde à obrigação presente que é resultante de eventos passados e cuja liquidação poderá implicar baixa do resultado ou desembolso de recursos pela entidade. (Erro)

    O Passivo contábil é definido como uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos

  • Essa questão é puro golpe

    e

    o golpe tá ai, cai quem quer

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Passivo (Patrimonial) # Despesa (conta de resultado)

  • Passivo: é uma obrigação presente, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.

  • Questão sobre provisões, passivos e contingências passivas e ativas.

    Vamos começar revisando o termo técnico mais importante para resolvermos a questão, a definição de passivo, estabelecida no CPC 00 (R2):

    4.26 Passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados."

    Atenção! Em outras palavras, para atender a definição de passivo, temos 3 requisitos principais: obrigação presente de transferir um recurso econômico, por causa de um evento passado.

    No reconhecimento de um passivo, podemos ter o seguinte lançamento contábil:

    D – Despesa (↓ Resultado)
    -  Obrigação (↑ Passivo)

    Já na liquidação do passivo, podemos ter algumas opções, como por exemplo:

    D – Obrigação (↓ Passivo)
    -  Caixa (↓ Ativo)

    Ou no caso da insubsistência do passivo (ex.: perdão de uma dívida):

    D – Obrigação (↓ Passivo)
    C -  Receita (↑ Resultado)

    Atenção! Perceba que a liquidação de um passivo até poderia implicar no desembolso de recursos pela entidade (crédito caixa), mas não pode implicar na baixa do resultado. O resultado é afetado negativamente no momento do reconhecimento de um passivo, ou positivamente, no caso da liquidação de um passivo insubsistente com contrapartida na receita.

    Feita toda a revisão do assunto, agora podemos identificar o ERRO da assertiva:

    Passivo corresponde à obrigação presente que é resultante de eventos passados e cuja liquidação poderá implicar baixa do resultado ou desembolso de recursos pela entidade.

    Passivo corresponde à obrigação presente que é resultante de eventos passados e cuja liquidação poderá implicar acréscimo do resultado ou desembolso de recursos pela entidade.


    Gabarito do Professor: ERRADO.