SóProvas


ID
2133601
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Através de uma enumeração, no quarto parágrafo, são citados itens que – na sua falta – operam dificuldades enfrentadas pela família brasileira, especificamente na figura da mãe e avó, cujo sentido de “Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.” (4º§)

Alternativas
Comentários
  • acho q o único que possui sentido CONOTATIVO É O "crescem na rua" o resto é denotativo.

    ESTILÍSTICA- DEFINIÇÃO

    A Estilística estuda os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. Além disso, estabelece princípios capazes de explicar as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos sociais no que se refere ao uso da língua.

    DENOTAÇÃO É CONOTAÇÃO SÃO RECURSOS ESTILISTICOS DE ACORDO COM http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/

     

     

  • GABARITO OFICIAL DA BANCA :

    Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar. A alternativa “D) estabelece entre si determinada ligação semântica de modo a construir a coerência necessária à compreensão da ideia transmitida. ” não pode ser considerada correta. Um exemplo de vocábulos que tenham ligação semântica, ou seja, de sentido, são os hiperônimos e hipônimos - termos de um mesmo campo de sentido, em que um deles designa o gênero e o outro, a espécie. Em “Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime. ” não há tal ligação ou de outra natureza semântica em relação aos termos entre si. Trata-se de elementos que designam campos de diferentes especificidades.

  • Não vejo conotação.

  • Dizer q elas não têm voz tbm é conotativo. Mas, achei péssima essa questão. 

  • Estou tentando me acostumar aos hábitos gramaticais dessa banca. To igual adolescente tentando entender a mãe (porra nenhuma).
    a) INCORRETA. Uma lógica semântica e progressiva deveria trazer uma ideia de "menor" para o "maior". Ex. O homem polui as lagoas, os córregos e mares.

    b) INCORRETA. A palavra denotativo, sempre que aparecer, deverá nos remeter ao verdadeiro significado. Macete: Denotativo/Dicionário. Logo, fica incompleto considerar que somente há significados reais nas citações do período apresentado. (vamos usar a opção "C" para demonstrar melhor?)

    c) CORRETA. Termos enumerados. "nâo têm tempo , energia, dinheiro e voz. Para quê? " lidar com esses garotos e garotas" . Dessa maneira os denotativos (sentido reais das palavras) serão: tempo e dinheiro. Por uma questâo lógica, precisamos de tempo (em horas) e dinheiro (bufunfa) para cuidar dessa cambada de loucos. Sem esses dois... Hum! puts! Quanto aos conotativos (sentidos metaforicos) citemos energia e voz. Quem tem energia é a CEMIG, a COPEL e outras tantas outras companhias elétricas. Nós dispomos é de disposição, didática. Quanto a voz, é claro que toda mãe e avó possuem e muita. Vivem gritando conosco. Logo, essa voz está relacionada a capacidade de verbalizar os métodos educativos.

    d) INCORRETA. (quase marquei essa). Esses termos não estabelecem entre si ligação semantica (sentidos/significados). Imagine só: tempo, energia, dinehiro e voz. Onde isso se liga? Diferente seria: Os homens poluem os lagos, corregos e mares. Tudo tem água, tem função parecida. Enfim.

  • Conotação também está em: " longe da escola" - pode até morar na mesma rua, mas não tem condições materiais ou intelectuais de acompanhar a série relativa à sua idade.

     

  • Obrigada ADRIANA Gonçalves pela ótima explicação. Tinha marcado a D e errei. 

  • Excelente comentário da Adriana Gonçalves!

  • CARAMBA ADRIANA! EXCELENTE! 

    Eu errei a questão, mas vc deixou tudo transparente. Melhor que muito professor de português, entendi tudo e mais um pouco.

    Marquei a letra D. Mas valeu muito a pena eu ter errado essa questão, obrigada por dividir conhecimento.

  • O "atropeladas" e desdobram e "preencher lacunas" são exemplos de conotação.

  • voz=autoridade

    Energia=disposição para lidar com os desafios

  • Essa banca é boa, viu? Te obriga a refazer a questão e reler com outros olhos. Na alternativa D, que parece correta, fiquei pensando no seguinte: o trecho todo entre aspas é uno. É composto por vários termos, que podem até estabelecer alguma relação entre sí, mas não semântica, como a Adriana Gonçalves respondeu antes. Mas a questão diz "estabele entre si". Quem? O trecho todo com ele mesmo?

  • A ligação semântica não é entre os termos elencados (tempo, voz, ..... ) mas no contexto do parágrafo.
  • Não concordo com adriana, o ser humano possui energia sim e nao é conotação

  • Quando eu penso que estou começando a entender o sentido das coisas, vejo que não entendi nada!

    Tá difícil entrar em acordo com essa banca, sinceramente!

  • Bela questão...

  • ADRIANA GONÇALVES! ISSO ALÉM DE UM COMENTÁRIO, FOI UMA AULA DE PORTUGUÊS. OBRIGADO!

  • Que enunciado é esse, meu Deus? Não dá nem pra entender o comando da questão!
  • No começo fiquei em dúvida entre C e D.

    As palavras ditam pela enunciado são: tempo, energia, dinheiro e voz. Ninguém tem o tempo em suas mãos, o que já exclui o sentido exclusivamente denotativo entre todas. Energia é complicado, pois fisica e quimicamente é algo "move", cria trabalho, assim deixei ela de lado.

    O que me fez excluir a D foi "estabelece entre si determinada ligação semântica". Na verdade não, todas as palavras são independentes entre si no contexto em que aparecem. Uma regra muito importante de interpretação é não ir além do que é trazido.