SóProvas


ID
2133655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A respeito do regime geral de previdência social (RGPS), do regime próprio de previdência social (RPPS) e do regime de previdência complementar, julgue o item a seguir.


Servidor público que ocupa cargo comissionado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) será regido pelo RGPS caso não possua vínculo efetivo com o órgão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    CF
    Art. 40 § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social

    bons estudos

  • A Cespe já inverteu um gabarito dessa questão, acolhendo recurso que defendia a possibildade de vínculo com outros órgãos. No caso era União, e poderia ser do Estado.

    Mas a assertiva era a transcrição do art. da Lei 8112. Achei sacanagem dizerem que estaria errado, pois isso poderia ser interpretado como ... "não se aplica o RGPS", o que contraria a regra geral e o vínculo com outro órgão não foi cogitado.

    Agora repetiram com o gabarito que inverteram anteriormente. Para mim, gabarito certo ou, no máximo, anulação.

  • Concordo com os comentários dos colegas. Fiquei muito em dúvida, achando que poderia ser uma pegadinha, já que ele frisa o "vínculo efetivo com o órgão". Apesar de ter acertado, fiquei surpreso com o alto percentual de acertos.

     

    Acho a questão passível de anulação.

  • Li o enunciado e marquei a questão correta. Depois eu vi logo no primeiro comentário um rapaz mencionando eventual erro na questão. A seguir eu li três vezes consecutivas o enunciado e não vislumbrei qualquer razão para terem suscitado eventual vício maculador da questão. Após, li todos os comentários e constatei que há pessoas procurando chifre em cabeça de cavalo. Não se deve imaginar o que o agente público do enunciado PODERIA ser. Disseram que ele poderia ser servidor em outro órgão que não fosse o TJ/DF. Se for para imaginar, ele poderia ser até astronauta da NASA amigo de um juiz brasileiro vinculado ao TJ/DF que lhe ofereceu um cargo em comissão durante as férias... Ora, é óbvio que se deve considerar que o agente público (i) ocupa um cargo comissionado no TJ/DF e (ii) que ele não possui vínculo efetivo com o mesmo. Apenas esses dois dados foram dados. Consequentemente, apenas eles devem ser valorados para considerar questão correta ou errada. A conclusão correta (longe de ser anulável) é a de que o agente público da questão será regido pelo RGPS com fulcro na literalidade de norma constitucional.

  • GABARITO: CERTO

     

    Pra mim a regra está clara. Ele ocupa um cargo em  comissão, assim não possui um vínculo efetivo com o órgão, não é concursado. O servidor pertence ao RGPS.

     

    Art. 40 § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social .

     

    Deus é a nossa força!
     

  • Exatamente! Servidor que ocupa cargo exclusivamente em comissão é considerado "empregado" para fins previdenciários, quedando-se vinculado ao RGPS. 

  • Eu acertei pq fui no óbvio, mas achei mal formulada a questão. Ele poderia ser cedido de outro órgão ou Poder, hipótese na qual ele permaneceria vinculado ao RPPS da origem (independente de quem arcará com o ônus). 

  • A assertiva está correta.

    O servidor ocupante, EXCLUSIVAMENTE, de cargo em comissão NÃO participa do RPPS, mas sim do RGPS.

    Veja o art. 40, § 13, da CF/88:

    Art. 40 [...]

    § 13. Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

    Resposta: CERTO

  • Para responder a presente questão, são necessários conhecimentos sobre os regimes de previdência.


    Cediço que nos termos do caput do art. 40 da Constituição Federal o regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos é caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.


    Ainda, importa ressaltar que prevê o art. 1º da Lei 8.647/1993 que o servidor público civil ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Públicas Federais, vincula-se obrigatoriamente ao Regime Geral de Previdência Social.


    Gabarito do Professor: CERTO

  • QAP!!

    Se o indivíduo não tem vínculo com a adm e vai ocupar um cargo em comissão, sinto em lhe dizer mas você vai contribuir pra o RGPS, inclusive na qualidade de empregado.