SóProvas


ID
2133730
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Subjacente a todo o pensamento de Freud está o pressuposto de que o corpo é a fonte básica de toda experiência mental. Ele esperava o tempo em que todos os fenômenos mentais pudessem ser explicados com referência direta à fisiologia do cérebro. Freud sentia que seu próprio trabalho era frequentemente apenas descritivo e que seria superado por pesquisas aperfeiçoadas em neurologia. A partir desse ponto, começaram a surgir os principais conceitos fundamentais de seus estudos; assinale-os. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Achei essa questão muito mal formulada,Pede os principais conceitos, em todas alternativas há os principais conceitos.Contudo a divisão feita, pela autora da questão, está equivocada, pois divide em tópicos distintos libido, catexia, instintos e pulsões.Sendo que catexia é um termo subjacente às pulsões e instintos, assim como a libido.Além do mais, para haver uma alternativa completa deveria ter as fases psicossexuais, que não cosnta em nenhuma alternativa.

    O trabalho de Freud nasceu das disciplinas especializadas de Neurologia e Psiquiatria, propondo uma concepção de personalidade.Desde o início Freud foi influenciado pela concepção das origens biológicas da consciência, o seu primeiro contato, dessa corrente, foi com Ernst Brucke.Subjacente a todo pensamento de Freud está o pressuposto de que o corpoé a fonte básica de toda experiência mental.Ele esperava o tempo em que todos fenômenos mentais pudessem ser explicado com referência direta à fisiologia do cérebro.Seus principais conceitos foram, 1- Determinismo  Psíquico:"nada acorre ao acaso, há uma causa para cada pensamento"; 2-Consciente, Pré-consciente e Incosciente:mecanismo da consciência; 3-Pulsões e instintos:suprema(s) causa de todas atividades.Satisfação e gratificação.A libido e a Energia Agressiva são classificados como instintos geraise cada um tem uma fonte de energia em separado: libido(instintos de vida) e Energia Agressiva(instintos de morte), Catexia:energia libidinal investida;4-Estrutura de Personalidade(Id, Ego e Super-ego); Fases Psicossexuais do Desenvolvimento(Oral,Anal e Fálica).

  • Eu errei essa questão. 

    Mas relendo, acho que a letra D está correta porque é a mais completa. 

    Isso não quer dizer que as outras estejam erradas. 

  • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos auxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

    Forte abraço!

    Jady Almeida

  • Tive dúvidas sobre o "determinismo psíquico" ser esclarecido, discernido e revelado desde o início das formulações fundamentais da psicanálise freudiana. Mas é bom saber.

  • Principais Conceitos:

    1 - Determinismo  Psíquico:"nada acorre ao acaso, há uma causa para cada pensamento";

    2 - Consciente, Pré-consciente e Incosciente: mecanismo da consciência;

    3 - Pulsões e instintos: suprema(s) causa de todas atividades.Satisfação e gratificação. A libido e a Energia Agressiva são classificados como instintos geraise cada um tem uma fonte de energia em separado: libido (instintos de vida) e Energia Agressiva (instintos de morte), Catexia: energia libidinal investida;

    4 - Estrutura de Personalidade (Id, Ego e Superego); 

  •  

    De acordo com Zimmerman:

    1) Teoria do trauma - determinismo psiquico

    2) Teoria topográfica - primeira tópica (consciente, pré-consciente, inconsciente)

    3) Teoria estrutural - segunda tópica (id, ego, supergo) 

  • James Fadiman e Robert Frager, em seu livro Teorias da Personalidade, de 1986, Capítulo I, Sigmund Freud e a Psicanálise, nos apresenta os principais conceitos da teoria psicanalítica freudiana:

    - Determinismo Psíquico: não há nenhuma descontinuidade na vida mental, nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. Cada evento mental é causado pela intenção consciente ou inconsciente e é determinado pelos fatos que o precederam.

    - Consciente, Pré-consciente, Inconsciente: o consciente é somente uma pequena parte da mente, inclui tudo do que estamos cientes num dado momento; o inconsciente detém os elementos instintivos, que nunca foram conscientes e que não são acessíveis à consciência, além do material que foi excluído da consciência, censurado e reprimido. Este material não é esquecido ou perdido, mas não lhe é permitido ser lembrado; e o pré-consciente é uma parte do inconsciente que pode tomar-se consciente com faculdade, porções da memória que são acessíveis, lembranças de que a consciência precisa para desempenhar suas funções.

    - Pulsões ou Instintos: são pressões que dirigem um organismo para fins particulares; não são complexos padrões de comportamento herdados dos animais inferiores, mas seus equivalentes nas pessoas; são as forças propulsoras que incitam as pessoas à ação. Freud desenvolveu os instintos básicos como duas forças opostas – a sexual (ou, de modo geral, a erótica, fisicamente gratificante), mais conhecida como Libido, e a agressiva ou destrutiva.


    - Libido: da palavra latina para "desejo" ou "anseio", é a energia aproveitável para os instintos de vida.


    - Catexia: processo pelo qual a energia libidinal disponível na psique é vinculada a ou investida na representação mental de uma pessoa, ideia ou coisa. A libido que foi catexizada perde sua mobilidade original e não pode mais se mover em direção a novos objetos. Está enraizada em qualquer parte da psique que a atraiu e segurou.

    - Estrutura da Personalidade: estruturação da personalidade em três componentes básicos da Psique – o id, o ego e o superego.


    GABARITO: D

  • Há uma pegadinha maldosa na questão, considerando que "estrutura" (elementos formais) é diferente "ESTRUTURA", este termo se referindo a um movimento científico, o Estruturalismo, integrado por Lévi Strauss, Saussure, Jackobson e por aí vai...

  • Nada de pulsões OU instintos, examinador. São conceitos diferentes --'

    O correto seria ter utilizado o conector "E"...