SóProvas


ID
2134969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um analista de TI deve configurar uma storage de disco que contém cinco discos SSD (solid-state drive), cada um com capacidade de 1TB. Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o seguinte item, acerca de RAID, cabeamento e tecnologias de becape.

A deduplicação de dados não poderia ser utilizada na referida situação, devido a sua incompatibilidade com o SSD.

Alternativas
Comentários
  • Deduplicação é uma maneira eficiente de reduzir a quantidade de armazenamento, principalmente em relação a dados de backup e de arquivamento. É um método de reduzir as necessidades de armazenamento eliminando dados redundantes

  • http://tecnologiaerede.blogspot.com.br/2011/12/qual-diferenca-entre-deduplicacao-e.html

  • A deduplicação é uma técnica onde é eliminado os dados duplicados de um armazenamento, fazendo somente uma copia idêntica desses dados e substituindo todas as outras por referência a essa cópia. Com relação a questão, essa técnica é independente do tipo de hd utilizado, tornando a questão errada.

  • É uma forma de poupar espaço em disco.


    O sistema de armazenamento procura elementos duplicados e quando os encontra apaga todos menos um, os elementos apagados são substituídos por um arquivo-ponteiro, que como o nome indica aponta para o elemento que sobrou.
     

     

    Gabarito: E

  • ERRADO

    Não há incompatibilidade da deduplicação com o SSD, principalmente pq essa técnica tende a eliminar elementos duplicados da máquina, logo sobraria mais mais espaço.

    #seguefirme

  • GABARITO CORRETO!

    Acrescentando,

    CESPE - 2018 - STJ - Técnico Judiciário - Suporte Técnico

    Na desduplicação pós-processamento, primeiramente os dados são enviados para o servidor de becape para, depois, serem eliminadas as redundâncias.

    CORRETO!

  • A deduplicação (ou desduplicação) é uma espécie de conceito de compactação de dados que permite diminuir o volume de dados armazenados. O trabalho consiste em eliminar cópias de dados armazenados, ao invés de utilizar técnicas como a compactação em arquivos RAR ou ZIP.

    Existem principalmente duas abordagens principais de deduplicação no mercado:

    • Deduplicação em nível de arquivo: funciona checando se os mesmos objetos (arquivos) já estão armazenados.
    • Deduplicação em nível de bloco: usa a mesma abordagem que a deduplicação em nível de arquivo, mas aqui os objetos são blocos de dados.