SóProvas


ID
2135374
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O governo do Estado, hipoteticamennte, adquiriu cinco ambulâncias novas para serem doadas ao município de Cascatas do Cerrado. No município o registro contábil do recebimento efetivo das ambulâncias provoca

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D 

     

    VARIAÇÃO PATRIMONIAL QUANTITATIVA - QUANDO AFETA O VALOR DO PL DA ENTIDADE.  EFEITO MODIFICATIVO.

     

    VARIAÇÃO PATRIMONIAL QUALITATIVA - QUANDO AFETA APENAS A COMPOSIÇÃO DO PL, NAO AFETA O VALOR DO PL. EFEITO PERMUTATIVO.

     

    MACSP

    8.5.2.3. Doações

     

    Doações são transferências voluntárias de ativos incluindo dinheiro ou outros ativos monetários e bens em espécie para outra entidade. Para doações em dinheiro ou outros ativos monetários e bens em espécie, o evento passado que origina o controle de recursos que incorporam benefícios econômicos futuros ou potencial de serviço é normalmente o recebimento da doação.

    As doações são reconhecidas como ativos e variações patrimoniais aumentativas quando for provável que os benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços fluam para a entidade e que o valor justo dos ativos possa ser mensurado de maneira confiável.

    As doações recebidas em dinheiro, além de serem reconhecidas como variações patrimoniais aumentativas, por força do art. 57 da Lei nº 4.320/1964, também, deverão ser reconhecidas como receitas orçamentárias.

    Os bens em espécie são reconhecidos como ativos quando são recebidos ou quando existe um acordo obrigatório para se receberem tais bens.

    Se os bens em espécie são recebidos sem condições atreladas, a variação patrimonial aumentativa é reconhecida imediatamente.

    Se condições estão atreladas, um passivo é reconhecido, na medida em que as condições são satisfeitas o passivo é reduzido e a receita é reconhecida.

    No reconhecimento inicial, doações, incluindo bens em espécie, devem ser mensurados por seu valor justo da data de recebimento.

    O compromisso de doação não se encaixa na definição de um ativo porque a entidade recebedora é incapaz de controlar o acesso do transferente aos benefícios econômicos futuros ou ao potencial de serviço incorporado no item compromissado.

  • Gabarito D

     

    MCASP 6ª Edição

     

    3.2.2. Reconhecimento de Variações Patrimoniais Quantitativas

     

    Considera-se realizada a variação patrimonial aumentativa (VPA)4:

     

    (...)


    d. no recebimento efetivo de doações e subvenções.

  • Essa questão pode parecer meio confusa a princípio, mas a ideia aqui é saber como seria o registro contábil do recebimento efetivo das ambulâncias do ponto de vista patrimonial do município.

    Uma vez que as ambulâncias foram doadas ao município, tem-se que o seu recebimento deve ser reconhecido como VPA, haja vista ter aumentado apenas o ativo, culminando no aumento da situação patrimonial líquida da entidade, ou seja, trata-se de uma Variação Patrimonial Quantitativa Aumentativa. Vamos ver sua definição:

    Além disso, vamos relembrar as situações em que o MCASP considera realizada a VPA:

    Sendo assim, a alternativa correta é a letra D).

    Gabarito: LETRA D

  • A questão pergunta da contabilização no município (quem recebe a doação).

    Ora, É uma superveniência do ativo. Ou seja, o ativo foi incorporado sem contrapartida direta no passivo, deste modo, sua contrapartida é uma VPA.

    D: Veículos (aumenta ativo não circulante)

    C: VPA