SóProvas


ID
2135407
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a execução de pavimentos,

Alternativas
Comentários
  • a) não há prévia mistura com água

     

    b) No meu ponto de vista este item está incorreto. Não é a maioria dos casos em que a dimensão da camada inferior (neste caso o subleito) seja igual a camada do pavimento acabado. Normalmente a camada inferior é sempre maior (largura) em relação às camadas superiores (trapézio). Além disso, o subleito não corrige irregularidade (quem faz isso é o serviço de REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO)

     

    c) A camada de bloqueio (sub-base, no caso de pavimento rígido por exemplo) evita bombeamento dos finos de baixo para cima, alem de impedir a ascensão da umidade e regularizar a superfície de apoio

     

    d) Não tenho certeza, mas esse 15 dias me parece estranho.

     

    e) A imprimação asfáltica impermeabilizante consiste na aplicação de uma fina película de material betuminoso (e não o CBUQ) sobre uma superfície granular concluída de uma das camadas do pavimento

  • Perfeito o comentário do colega. Discordo pelas mesmas razões, discordo da letra B.

  • pensei a mesma coisa que o colega, quem tem o papel de corrigir irregularidades é a camada de regularizaçao do subleito

  • GABARITO: B

     

    spoiler: não chegarei ao gabarito - pelo contrário

    Alternativa sorteada como gabarito deveras não é correta. Separando assertivas da alternativa sorteada como gabarito:

    1. o subleito corrige irregularidades

    2. o subleito recebe as cargas do pavimento

    3. o subleito deve ser preparado com pequenos aterros com grau de compactação de 100% do Proctor normal

    4. o subleito deve ser finalizando com a mesma seção transversal do pavimento acabado

     

     

    Assertiva 1 é FALSA, conforme citado pelos colegas;

     

    Assertiva 2 é verdadeira, pois este é o trabalho do terreno de fundação. Curiosamente, não é função do subleito receber as cargas do tráfego, posto que estas são vetor vertical + horizontal, e o subleito não trabalha forças horizontais;

     

    Assertiva 3 é FALSA, pois não há obrigação de aterro para preparação do subleito. Um terreno natural adequado ao subleito pode ser nivelado (preparado) com corte/escarificação e compactação (ou só com compactação, se o greide natural coincindir com o de projeto - é dificil, mas não impossível), prescindindo de aterro.

     

    Assertiva 4 é verdadeira

     

    _______________________

    @L ㅤ 17 de Maio de 2017, às 14h04

    Não é a maioria dos casos em que a dimensão da camada inferior (neste caso o subleito) seja igual a camada do pavimento acabado. Normalmente a camada inferior é sempre maior (largura) em relação às camadas superiores (trapézio)

    Creio haver uma inconsistência no entendimento acima:

    - subleito não é camada de pavimento, contrapondo-se a "(...) camada inferior (neste caso o subleito) "; além disso, mesmo que o fosse, o subleito é infinito.

     

    Manual de Implantação Básica de Rodovia DNIT:
    A Superestrutura da Rodovia é constituída pelo pavimento, que se define como um sistema de camadas de espessuras finitas assentes sobre um semi-espaço considerado teoricamente como infinito, a infraestrutura ou terreno de fundação, o qual é designado de subleito.

     

  • Não deveria ser papel do reforço do SL, corrigir as irregularidades e absorver por fim as cargas provenientes do tráfego?

  • -> Macadame hidráulico:

     

    - O processo executivo do macadame hidráulico não  inclui a mistura de todos os materiais em usina

    - O processo se dá da seguinte maneira:

     

    Primeiro se espalha o agregado graúdo, compacta o mesmo até obter um bom entrosamento do material, aí espalha o material de enchimento em camadas sucessivas e efetua-se a irrigação desse material juntamente com a compactação até que se forme uma frente do rolo de compactação uma pasta de material de enchimento e água.

     

    -> Grau de compactação:

     

    Quanto à informação do grau de compactação, a Norma DNIT 137/2010, Pavimentação - Regularização do subleito - Especificação de serviço,

     

    não devem ser aceitos valores de grau de compactação inferiores a 100% em relação à massa específica aparente seca máxima, obtida no laboratório". 

     

     

    ->  Camada de bloqueio -> Macadame Hidráulico

     

    A camada de bloqueio é executada na parte inferior do macadame hidráulico e visa evitar o cravamento de agregado graúdo no solo de cima para baixo, bem como o bombeamento de finos de baixo para cima.

     

    -> Macadame hidráulico:

     

    Segundo recomendações do DNIT, ao terminar a execução do macadame hidráulico, deve-se esperar a secagem da antes de liberar o tráfego. Além disso, após a liberação, o macadame deve ser mantido recoberto por uma camada de material de enchimento por um período de 7 a 15 dias (mas sem irrigação), no qual os pontos fracos da camada são corrigidos antes da execução da próxima camada.

     

     

    -> Imprimadura:

     

    é a aplicação de material betuminoso e fluido na superfície da camada e a função é a aumentar a coesão superficial, impermeabilizar a superfície e aumentar a aderência.

  • Discordo do gabarito. Essas bancas brincam com o cara

  • Primeiramente faz-se importante definir que a pavimentação consiste no revestimento de um piso ou terreno. De forma simplificada, as camadas que podem constituir um pavimento são, da mais interior para a mais exterior:

     

    - Subleito: material de fundação do pavimento;

    - Leito/Regularização: camada situada acima do subleito, formada pelas movimentações de terra na terraplenagem para conceber o greide de projeto

    - Reforço de subleito: camada com propriedades geotécnicas inferiores as da sub-base, empregada com o intuito de reduzir a espessura dessa última por motivos econômicos;

    - Sub-base: camada intermediária entre o reforço do subleito e a base. Ela tem a função de controlar deformações e compatibilizar o comportamento mecânico das camadas, podendo sua existência ser desnecessária;

    - Base: camada que resiste e distribui as ações provenientes das cargas verticais;

    - Revestimento: camada localizada acima da base, na posição mais externa. Sua função é receber a ação do tráfego diretamente.

     

    Visto isso e julgando as alternativas separadamente, tem-se que:

     

    - A alternativa A está errada. O Manual de Pavimentação do DNIT (DNIT, 2006) define a base de macadame hidráulico como a "camada de brita de graduação aberta de tipo especial (ou brita tipo macadame), que, após compressão, tem os vazios preenchidos pelo material de enchimento, constituído por finos de britagem (pó de pedra) ou mesmo por solos de granulometria e plasticidade apropriadas; a penetração do material de enchimento é promovida pelo espalhamento na superfície, seguido de varredura, compressão (sem ou com vibração) e irrigação." Sendo assim, a afirmação está errada, pois não há mistura prévia de água no macadame hidráulico;

     

    - A alternativa B está errada. A norma DNIT 137/2010 - ES (DNIT, 2010), em seu item 7.2-c) afirma que, no controle de execução do subleito, "não devem ser aceitos valores de grau de compactação inferior a 100%". Contudo, a camada responsável por corrigir irregularidades é a camada de regularização e/ou reforço do subleito e não o subleito;

     

    - A alternativa C está errada. A camada de bloqueio trata-se da parte inferior da camada de macadame hidráulico (DER, 2005). Ela é responsável por é responsável por evitar o bombeamento de finos de baixo para cima e o cravamento de agregado graúdo de cima para baixo;

     

    - A alternativa D está errada. De acordo com a norma DNIT 152/2010 - ES (DNIT, 2010), em sua seção 5.3.3-c): "terminada a construção da camada de macadame hidráulico deve-se deixá-la secar, antes de entregá-la ao tráfego, ocasião em que deve ser recoberta com um pouco de agregado para enchimento, recobrimento este que deve ser mantido durante todo o tempo em que a camada estiver exposta ao tráfego, com novos acréscimos quando necessários, durante um período de sete a 15 dias, antes da execução da camada seguinte. O período citado tem por finalidade revelar pontos fracos da camada que devem ser corrigidos antes da continuação da execução do pavimento";

     

    - A alternativa E está errada. A imprimação, também chamada de primer, é um tipo de pintura asfáltica que consiste na aplicação de material betuminoso acima da camada de base já concluída antes que a mesma receba o revestimento. O intuito da imprimação é assegurar a adequada coesão e aderência superficial entre as camadas, além de impermeabilizar a base. Logo, a afirmação está errada, pois a imprimação é feita com material betuminoso e não com concreto usinado.

     

    Gabarito do Professor: Nenhuma das Alternativas.


    Gabarito da Banca: Letra B.

     

    DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES (DNIT). DNIT – IPR 719. Manual de Pavimentação. 3ª Edição. Rio de Janeiro, 2006.

     

    Departamento de Estradas de Rodagem (DER). ET-DE-P00/012 - Sub-base ou base de macadame hidráulico. Rio de Janeiro, 2005.

     

    DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2009). DNIT 137/2010 - ES – Pavimentação – Regularização do subleito - Especificação de serviço. Rio de Janeiro, 2010.

     

    DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2009). DNIT 152/2010 - ES – Pavimentação – Macadame hidráulico – Especificação de serviço. Rio de Janeiro, 2010.