SóProvas


ID
2135449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Com relação a controle interno, julgue o item que se segue.

Na avaliação do sistema de controle interno, o objetivo principal do auditor independente é identificar falhas nesse sistema; se julgar necessário, o auditor pode recomendar ajustes na forma como a empresa auditada atua, visando à proteção do patrimônio.

Alternativas
Comentários
  • Avaliar os controles internos é tarefa da Auditoria Interna e não do Auditor Independente.

  • Acrescenta-se que o auditor externo avalia os controles internos com o objetivo de verificar o quão eles são "seguros" e quais então seriam os procedimentos necessários e suficientes para serem adotados na auditoria.

  • Acredito que o erro "principal" da questão está em afirmar que o objetivo PRINCIPAL do Auditor Independente é identificar falhas no SCI ao avaliá-lo.

     

    Isso sim é tarefa da Auditoria Interna ao avaliar o SCI.

  • NPA 01 - NORMA DE PROCEDIMENTO DE AUDITORIA 01 - IBRACON

    AUDITORIA INDEPENDENTE:

    A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação específica no que for pertinente.

    4. Normas de Auditoria Independente definem que o auditor deve obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas, abrangendo os seguintes aspectos:

    a. Se as demonstrações contábeis foram preparadas de acordo com práticas contábeis adequadas e condizentes com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.

    b. Se as demonstrações contábeis atendem aos principais requisitos legais, regulamentares e societários.

    c. Se o conjunto das informações apresentadas pelas demonstrações contábeis é condizente com o conhecimento do auditor sobre os negócios e as práticas operacionais da entidade.

    d. Se há apropriada divulgação de todos os assuntos relevantes para uma adequada apresentação das demonstrações contábeis.

    5. O parecer dos auditores independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis quanto ao adequado atendimento, ou não, a todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no item 4.

    * Portanto, o auditor independente irá verificar a adequação das demonstrações contábeis em relação as normas Brasileiras de Contabilidade e as demais normas pertinentes. Quem avalia o controle interno, bem como identifica as falhas do sistema, é o auditor interno.

    ***VER O PRÓXIMO COMENTÁRIO SOBRE AUDITORIA INTERNA

    FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br/ibracon/npa1.htm

  •  

    AUDITORIA INTERNA:

    A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.

    Sem tais indagações, a organização pode ficar a mercê de fraudes, erros, ineficiências e outras irregularidades, praticadas por agentes internos (administradores, colaboradores) ou externos (clientes, fornecedores).

    Constituem-se procedimentos de auditoria interna: exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.

    A auditoria interna é de suma importância para as organizações, desempenhando papel de grande relevância, ajudando a eliminar desperdícios, simplificar tarefas, servir de ferramenta de apoio à gestão e transmitir informações aos administradores sobre o desenvolvimento das atividades executadas.

    A gestão de controles implica na elaboração de procedimentos internos, sua execução e avaliação, visando eficácia na manutenção e criação do controle interno. A ausência de controle administrativo, dentre outras consequências, torna todo sistema de contabilidade inadequado, por falta de confiança em suas informações e em seus relatórios.

    Sendo a auditoria interna importante como controle administrativo, ela verifica a existência dos controles internos e procura contribuir para o seu aprimoramento. Essa ferramenta tão preciosa, além de verificar se as normas internas estão sendo seguidas, procura avaliar se a necessidade de novas normas, procedimentos e controles mais adequados e ágeis.

    O objetivo da auditoria interna é beneficiar a organização com melhor controle de seu patrimônio, procurando reduzir a ineficiência, negligência, incapacidade, erros e fraudes. A realização de procedimentos regulares visando identificar as falhas e preveni-las, reforçando os controles, é imprescindível para qualquer gestão organizacional. Neste sentido, a auditoria interna, preventivamente, realiza a análise da adequação dos mecanismos de controle, visando maior segurança patrimonial e confiabilidade nos relatórios contábeis e gerenciais.

    O auditor interno deve obter, analisar, interpretar e documentar as informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais para dar suporte aos resultados de seu trabalho.

    FONTE: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/auditoriainterna.htm

  • O auditor independente não so pode avaliar o controle interno, como deve. Afinal a análise prévia desses controles é item  determinante para saber  a extensão e a profundidade dos testes de auditoria, ou seja, a banca ta equivocada ao considerar errada.

  • Objetivos do Auditor Independente

    -> Examinar as Demonstrações Financeiras/Contábeis, atender a fidedignade, apontar as deficiências.

    -> Emitir parecer/opinião

    -> Avaliar os métodos e técnicas utilizadas pela contabilidade

    -> Avaliar e testar os sistemas de controle internos e contábil, em busca da razoável fidedignidade das demonstrações financeiras.

     

     

    Objetivos do Auditor Interno:

    -> Examinar os controles operacionais (controle interno);

    -> Auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos;

    -> Apresentar subsídios para o aperfeiçoamento da gestão e dos controles internos;

    -> Acompanhar o cumprimento de normas técnicas e a política de administração da empresa na consecução dos seus objetivos;

    -> Assessorar a empresas na prevenção de fraudes e erros.

     

     

    Conforme apresentado pelos colegas,  o erro da questão é pelo fato que NÃO É objetivo PRINCIPAL do auditor independente. 

  • RESOLUÇÃO: Basta trocar a palavra “auditor independente” por “auditor interno” para tornar a questão correta. Trata-se do objetivo do auditor interno, portanto questão incorreta.

  • O objetivo é atestar o grau de confiança do controle para assim decidir sobre os procedimentos de auditoria que serão aplicados. O auditor não se confunde com um consultor.

    Resposta: Errado

  • Quem Recomenda ajustes é o auditor interno. O auditor independente analisa demostrações contábeis e emite parecer, não recomendação.

  • A Auditoria Interna funciona como um instrumento de apoio à gestão e objetiva verificar se o controle interno está em efetivo funcionamento, proferindo o auditor, quando cabível, sugestão de melhoria para tais controles ou implantação de controles, caso não existam. Mas, quem é responsável pela elaboração e implantação das normas de controles internos é a própria administração e não a auditoria interna - muito menos a externa.

    Assim, na avaliação do sistema de controle interno, o objetivo principal do auditor INTERNO é identificar falhas nesse sistema; se julgar necessário, o auditor pode recomendar ajustes na forma como a empresa auditada atua, visando à proteção do patrimônio.

    Cabe também ao auditor EXTERNO (independente) a analise do sistema de controle interno. Afinal, em busca da razoável fidedignidade das demonstrações financeiras, os sistemas de controle interno e contábil são avaliados e testados.

    Mas, definitivamente, não é esse o objetivo principal do auditor externo.

    Os objetivos gerais do auditor externo são:

    (a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e

    (b) apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor

  • Gente, auditor independente nenhum vai visar proteção de patrimônio, isso é papel da gestão (incluindo, se tiver, auditoria interna)

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 200 (R1) – Objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas de auditoria, do Conselho Federal de Contabilidade.

    Destaca-se que os objetivos gerais do auditor independente são:

    “(a) obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e

    (b) apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBCs TA, em conformidade com as constatações do auditor". (grifo nosso.)

    Desta forma, é possível verificar que as atividades citadas no enunciado não são de competência do auditor independente. Via de regra, a avaliação do sistema de controle interno é realizada pela Auditoria Interna.


    Gabarito do Professor: ERRADO.