SóProvas


ID
2135527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que concerne às características formais dos derivativos, julgue o item seguinte.

Os contratos de swap consistem em acordos entre duas partes para a troca de risco de uma posição ativa (credora) ou de uma posição passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos pelas bolsas de valores e com ajustes diários.

Alternativas
Comentários
  • Swaps - contratos que determinam um fluxo de pagamentos entre as partes contratantes, em diversas datas futuras. Negocia-se a troca (em inglês, swap) do índice de rentabilidade entre dois ativos. Por exemplo: a empresa exportadora A tem uma dívida cujo valor é corrigido pela inflação e prevê que terá dólares em caixa. Portanto, ela pode preferir que sua dívida seja atualizada pela cotação do dólar. Já a empresa B, que só vende no mercado interno, tem um contrato reajustado em dólar, e pode preferir usar outro indexador, tal como a taxa de juros. Então, A e B, interessadas em trocar seus respectivos riscos, poderiam firmar um contrato de swap (diretamente ou mediante a intermediação de uma instituição financeira). O swap, no entanto, implica um certo risco. Variações inesperadas nos indexadores das dívidas podem eventualmente prejudicar um dos signatários, prejudicando o outro.[4] Tal como a operação a termo, a operação de swap é liquidada integralmente no vencimento.

  • Em finanças, swap (em português, "permuta") é uma operação em que há troca de posições quanto ao risco e à rentabilidade, entre investidores. O contrato de troca pode ter como objeto moedas, commodities ou ativos financeiros.[1]

    As swaps mais comuns no mercado brasileiro são:[2]

    swap de taxa de juros: troca da taxa de juros prefixados por juros pós-fixados (conforme a variação dos CDIs, por exemplo, que é um ativo financeiro corrigido pela taxa diária de juros) ou o inverso, para quem quer evitar o risco de uma futura alta nos juros.

    swap cambial: troca de taxa de variação cambial (variação do preço do dólar americano) por taxa de juros pós-fixados.

    Também conhecida como hedge (cobertura de risco) cambial, a swap cambial é uma operação de câmbio em que há simultaneamente a compra e a venda de moedas. Os valores iniciais, ou seja, o tamanho do contrato, os indicadores e a data de vencimento são livremente pactuados entre as partes.

     

     

     

     

  • O que torna essa afirmativa errada? É quando disse "em data futura"?
  • Na definição mais formal, swap consiste em um acordo para duas partes trocarem o risco de uma posição ativa (credora) ou passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos.

     

    Autor: Diego Wawrzeniak

    https://blog.bussoladoinvestidor.com.br/o-que-e-swap/

  • Os contratos de swap consistem em acordos entre duas partes para a troca de risco de uma posição ativa (credora) ou de uma posição passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos pelas bolsas de valores e com ajustes diários.

    O erro da assertiva, ao meu ver, está na afirmação de que os critérios preestabelecidos estão a cargo das bolsas de valores. Na verdade, as partes envolvidas definem os critérios da operação (como tamanho do contrato, data de vencimento e liquidação etc.) a ser feita no ambiente das bolsas de valores.

  • mercado a termo : ajuste diario ( NÃO)

     

    mercado futuro : ajuste diario ( SIM)

     

    Os contratos de swap consistem em acordos entre duas partes para a troca de risco de uma posição ativa (credora) ou de uma posição passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos pelas bolsas de valores e com ajustes diários.

  • As operações de fluxo de caixa são negociadas em Mercado de balcão, com cotação livre e valor mínimo de R$ 50 mil.

    O prazo para o vencimento do contrato pode variar de 2 dias uteis a 2 anos. E liquidado no no termino dos contratos.

  • SWAP é negociado tanto no mercado de bolsa como de balcão, porém a liquidação ocorre somente no vencimento ou antecipadamente, com a concordância das partes, não havendo ajuste diário.

  • Erro da questão: critérios estabelecidos pelos envolvidos, não pela bolsa de valores.

  • ERRADO

    Swap consiste em um acordo entre duas partes para troca de risco de uma posição ativa (credoraou passiva(devedora), em data futuraconforme critérios preestabelecidos. As trocas (swaps) mais comuns são as de taxas de juro, moedas e commodities.

     A TERMO =   SEM ajustes diários.

     FUTURO = COM ajustes diários.

  • De acordo com o livro Top: Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro, os swaps são negociados principalmente no mercado de balcão e não são padronizados. Por essa característica, não existe a possibilidade de transferir a posição para outro investidor ou empresa. Com isso, quem faz um swap fica obrigado a carregar o contrato até o seu vencimento.

    "A fé na vitória tem que ser inabalável" O Rappa