SóProvas


ID
2135539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração é um processo de criação, direção, manutenção, operação e controle de uma organização. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

O planejamento tático de uma organização é um processo de desdobramento do plano estratégico, que determina áreas funcionais e define ações especializadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo.


    O planejamento tático deve observar as diretrizes gerais estipuladas no planejamento estratégico e determinar os objetivos específicos de cada unidade ou departamento (RENNÓ, 2013).

     

    Fonte:

    Rodrigo Rennó. Administração Geral para Concursos, 2013.

  • Correto

     

    Colaborando...

     

    1. Planejamento Estratégico: nível estratégico; alta cúpula; mais generalista, envolve a organização como um todo; longo prazo.

     

    2. Planejamento Tático: nível intermediário; desdobramento do planejamento estratégico em cada área específica ou departamento; médio prazo.

     

    3. Planejamento Operacional: nível das operações e atividades específicas; acompanhamento da rotina; envolve cada tarefa e operação em si, curto prazo. 

     

     

    Minhas anotações

     

     

    Bons estudos, my friends! 

  • Segundo Chiavenato (2000), planejamento tático abrange determinados setores da organização é definido no nível intermediário, geralmente é projetado para o médio prazo, e apresenta uma grande preocupação em atingir os objetivos departamentais.

     

    De acordo com Fernandes; Berton, (2005), o planejamento tático, caracteriza-se por um impacto de médio prazo e abrange determinados setores da organização, normalmente acontece no nível gerencial, com a finalidade de decidir e operacionalizar as grandes decisões estratégicas tomadas pela alta administração.

     


    Segundo Oliveira (2003, p. 48), O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacional inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.

     

    De acordo com Oliveira (2006, p.48) “[...] o planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico [...]”.

     

    O planejamento Tático representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de atingir os objetivos organizacionais anteriormente propostos (CHIAVENATO, 1994).

     

    O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998).

     

    “No planejamento tático ocorre uma tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos no nível departamental. O planejamento tático representa uma tentativa da empresa de integrar o processo decisorial e alinhá-lo à estratégia adotada para orientar o nível operacional em suas tarefas e  atividades, a fim de atingir os objetivos empresariais propostos”. (Simone Bacellar).

  • CORRETO.

     

    o planejamento tático deve englobar os objetivos de cada departamento (por exemplo, a Gerência de Marketing) para que os objetivos estratégicos da empresa sejam alcançados. Lembre-se disso: o planejamento tático é um desdobramento do planejamento estratégico.

     

    FONTE: Estratégia concursos, 2016.

  • Correto! 

     

    Planejamento tático 

    Responsáveis: gerentes, coordenadores e supervisores

    Objetivo: o desdobramento do planejamento estratégico nos departamentos. 

    Prazo: Médio (12-24 meses) 

  • GABARITO : CORRETO.

    DESCRIÇÃO PERFEITA .

  • Complementando...

     

    Enquanto o planejamento estratégico é desenvolvido pelo nível institucional, o planejamento tático é desenvolvido pelo nível intermediário. N verdade, o planejamento estratégico é desdobrado em vários planejamentos táticos, enquanto estes se desdobram em planos operacionais para sua realização.

     

    FONTE:  CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.349 

     

     

    bons estudos

  • Por mais questões como essa. Não deixa espaço para ambiguidade. Direta e Reta !

  • ESTRATÉGICO - TÁTICO - OPERACIONAL: UM É DESDOBRAMENTO DO OUTRO.

    PARA CRIAR O PLANEJAMENTO OPERACIONAL, VOCÊ PRECISA DO PLANEJAMENTO TÁTICO, QUE, POR SUA VEZ, PRECISA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

     

    ESTRATÉGICO: DEFINE O OBJETIVO.

    TÁTICO: DEFINE AS MATÉRIAS, DISCIPLINAS, FUNÇÕES, ESPECIALIZAÇÕES, UNIDADES, DEPARTAMENTOS, ÁREAS, SETORES...

    OPERACIONAL: DEFINE AS ATIVIDADES, TAREFAS, OPERAÇÃOS...

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Esse "que" se refere a planejamentao tatico ou estrategico. Ficou bem ambiguo.
  • Apesar de ter acertado a questão, também achei ambíguo, Rafael.

  • "de desdobramento do plano estratégico" é complemento de nome. O "que" se refere a "um processo". 

  • Galera, o que mandou aqui nessa questão foi o portuga:

    vejamos o pronome relativo "QUE" está concordando com planejamento tático, ele que faz as atividades descritas. Notem que do planejamento estratégico está preposicionado, o que não pode ser o sujeito do referente "que". Analisei assim, corrijam-se estiver equívoco.

    GAB CERTO

  • Juarez, 

    Darei aqui minha opinião sobre o português e o motivo pelo qual acho que a questão é ambigua.

    O período em questão possui 3 orações:

    1 - O planejamento tático de uma organização é um processo de desdobramento do plano estratégico
    2 - ,que determina áreas funcionais
    3 - e define ações especializadas.

    Mas para efeitos didáticos, acho legal juntar as orações 2 e 3, uma vez que seu sujeito é o mesmo. Partindo desta premissa, temos:

    O pronome relativo QUE retoma o referente mais próximo, podendo retomar ainda o termo mais abrangente e seus regidos. Assim, poderia retomar o termo mais amplo "um processo de desdobramento do plano estratégico" e, neste caso, a oração 2 seria "Um processo de desdobramento do plano estratégico determina áreas funcionais e define ações especializadas." Quem seria o processo de desdobramento em questão? O plano tático! Deste modo, a questão está CERTA.

    Por outro lado, o pronome relativo QUE poderia retomar também o termo mais próximo, ou seja, "plano estratégico". O fato de ele estar preposicionado NÃO INTERESSA, uma vez que o pronome relativo desconsidera a preposição que antecede o termo anterior, retomando apenas o termo. Assim, a oração 2 também poderia ficar da seguinte forma: "O plano estratégico determina áreas funcionais e define ações especializadas". Neste caso, a questão ficaria ERRADA.

    Quando eu digo "A presidente do STF, que é formada em direito, tomou decisão acertada" o verbo no particípio, flexionado no feminino, faz com que o relativo QUE remeta à presidente. Ou seja, a presidente é formada em direito.
    Mas se eu digo "A presidente do STF, que é órgão de cúpula do judiciário, tomou decisão acertada", o relativo QUE remete ao STF. Ou seja, o fato de STF estar preposicionado não muda o entendimento de que o relativo QUE se refere ao STF, pois este é o órgão de cúpula, e não a presidente. 



    Vontando à questão, o que o relativo QUE NÃO PODERIA FAZER é retomar DIRETAMENTE o termo "planejamento tático", uma vez que este é anterior ao verbo. O pronome relativo QUE só pode retomar os termos que estão APÓS o verbo.

    Assim, na minha opinião, a questão é ambigua. 
     

  • Ações especializadas???

  • PLANEJAMENTO TÁTICO|SETORIAL|INTEMÉDIARIO =  voltado para o médio prazo e foca as tarefas das várias unidades ou departamentos da organização.

    Os planos táticos, geralmente, são desenvolvidos para as áreas de materiais, vendas, produção, marketing, tecnologia, pessoal, finanças e contabilidade
     

    O plano é o produto, resultado do planejamento.

     

    GIOVANNA CARRANZA

  • Pelo visto a banca não é tão boa em português, pois ao utilizar o pronome relativo "QUE" precedido de vírgula esse se refere ao termo antecedente, o qual no caso da questão seria plano estratégico, tornando a questão ERRADA, pois é o plano tático que determina áreas funcionais e define ações especializadas.

    Excelente a explicação do "Cabral ."

    Deveria ter sido no minimo ANULADA essa questão...

  • Questão ambígua mas, a meu ver, o gabarito seria errado nos 2 sentidos considerados.

    Explico:

     

    1. Parto do princípio que apenas no planejamento operacional é encontrado a maior especialização, ou detalhamento de atividades/tarefas possível.

    2. Se o QUE se refere ao planejamento estratégico, neste não há de se falar em definição de ações específicas. Aqui são traçados objetivos genéricos, como a missão/definição do negócio.

    3. Se o QUE se refere ao planej. tático, também não há de se falar em ações específicas. 

    Rennó (2015) diz que aqui são encontrados "objetivos específicos de cada unidade de departamento", o que é diferente de dizer em ações especializadas.

     

    Assim, concordo com alguns colegas, afirmando que a questão deveria ter sido anulada.

  • GAB: CERTO

    O planejamento tático envolve uma determinada unidade organizacional: um departamento ou divisão.

    Chiavenato

  • GABRITO CORRETO

     

    NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO GERAL 

    PLANEJAMENTO TÁTICO = determina áreas funcionais e define ações especializadas.

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO = define os objetivos. 

     

     

    PS. No âmbito de português, aquele que (pronome relativo) refere-se ao Planejamento estrategico, logo a parte " determina áreas funcionais(...)" seria conceito do planejamento estrátegico e não do tático. kkkkkkkkkkkkkk

  • esse "ações especializadas" está quase implorando para ser interpretado no nível Operacional!

  • A questão em análise envolve os tipos de planejamento, os quais são: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.

    O planejamento estratégico está voltado para o longo prazo e para o macroambiente (cenários políticos, econômicos, sociais, ambientais, legais) em que a empresa está inserida.

    O planejamento tático está voltado para o médio prazo e aborda questões ligadas a cada área ou departamento da empresa, como logística, gestão de pessoas, finanças e tecnologia da informação.

    Por fim, o planejamento operacional está voltado para o curto prazo e para o microambiente, para as rotinas diárias, ou seja, para a operação da empresa, como ela opera determinado maquinário, como os empregados atendem ao público etc.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.