SóProvas


ID
2135551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração é um processo de criação, direção, manutenção, operação e controle de uma organização. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.


Estimular um sistema de valores que seja compartilhado pelos membros de uma organização impede o surgimento de subculturas na estrutura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • (Gabarito Errado) -2.7 Subcultura e contracultura
    Além dos conceitos de cultura já apresentados, é necessário compreender dois outros conceitos ligados à cultura organizacional, à subcultura e à contracultura.
    • Subcultura: segundo Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004), a subcultura pode ser definida como um grupo de pessoas com padrões especiais e peculiares e valores que não representam ameaça para os demais valores dominantes da organização. Ou seja, apesar de existir uma cultura dominante, dentro das organizações é possível encontrar culturas menores e com alguns aspectos diferenciados.
    • Contracultura: referem-se a práticas e manifestações dentro da organização, que vão de encontro à cultura geral e dominante da organização, em forma de manifestações ou comportamentos contrários ao costume.
    2.8 Socialização
    Para Maximiano (2007), a socialização de um novo funcionário é uma maneira de passar a cultura organizacional. Os recém-chegados são, de forma sutil ou coercitiva, aculturados e apresentados para os elementos culturais da organização, aprendendo os símbolos, formas de agir, comportamentos esperados e outros elementos importantes.
    Questão de Concurso
    (Cespe/TJ-ES/Analista Judiciário/2011) O processo de socialização de novo funcionário é uma das formas de transmissão da cultura organizacional.
    Gabarito: certo. A socialiação é uma maneira de passar a cultura organizacional.

  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

     

    Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

  • Contribuindo:

     

    Independentemente do que seja feito, é difícil impedir o surgimento de subculturas na estrutura organizacional. Estas são difíceis de controlar pois estão na seara da estrutura organizacional informal.

     

    Gabarito: Errado

  • "Impedir" dá ideia de absolutividade, por isso está errado.

  • GABARITO : ERRADO 

  • Falso. Não impede o surgimento de subculturas.

    Acrescentando:

    Quantas subculturas podem existir numa empresa? Também não existe limites.

     

  • Muito boa a explicação, Vanessa!

  • GAB: E

     

    Subcultura e contracultura

     

    Além dos conceitos de cultura já apresentados, é necessário compreender dois outros conceitos ligados à cultura organizacional, à subcultura e à contracultura.

     

    • SUBCULTURA: segundo Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004), a subcultura pode ser definida como um grupo de pessoas com padrões especiais e peculiares e valores que não representam ameaça para os demais valores dominantes da organização. Ou

    seja, apesar de existir uma cultura dominante, dentro das organizações é possível encontrar culturas menores e com alguns aspectos diferenciados.

     

    • CONTRACULTURA: referem-se a práticas e manifestações dentro da organização, que vão de encontro à cultura geral e dominante da organização, em forma de manifestações ou comportamentos contrários ao costume.

     

     

    Fonte: GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSOS - Andréia Ribas e Cassiano Salim

  • Contribuindo um pouco mais...

     

    Embora a organização possua suas relações formas (relações desenhadas e estabelecidas pelos gestores), também podemos idenficar nesses espaços as relações que se desenvolvem de forma informal. Essas, por sua vez, não estão relacionadas, em sua essência, aos níveis ou formas de interação formal da organização. Os indivíduos tem liberdade para se relacionarem baseado em assuntos que demonstrem afinidade para seus membros. Assim sendo, a cultura organizacional pode sim definir formas de interação social naquele contexto, porém, não impede que outras subculturas (baseadas principalemente em laços sociais informais) podem originar subculturas, e que ainda podem influenciar as modificações na cultura dominante daaqueles espaços.

     

    Logo, o item está errado !

  • a cultura não é uniforme por toda a organização, EXITE:

    dominante - que representa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização 
    subculturas - que são valores compartilhados por grupos específicos da organização

  • Gabarito:  Errado

    A subcultura é uma espécie de cultura informal presente nas relações de uma organização e dificilmente ele pode vir a ser combatida.

     

     

  • A CULTURA NÃO É UNIFORME POR TODA A ORGANIZAÇÃO. HÁ A CULTURA DOMINANTE (FORMAL) ,E HÁ A SUBCULTURA PARTILHADA PRO ALGUNS GRUPOS DA ORGANIZAÇÃO ( INFORMAL).

  • GAB. E

    Devemos entender  que a cultura não é uniforme por toda a organização, havendo uma cultura dominante - que representa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização - e subculturas - que são valores compartilhados por grupos específicos da organização.

    Prof. Carlos Xavier
     

  • "O reconhecimento de que a cultura de uma organização possui características comuns nao significa que somente existe uma cultura dentro de uma organização. Podem existir subculturas. Grande parte das organizações possui uma cultura dominante e algumas subculturas. De acordo com Robbins, uma cultura dominante espressa os valores principais que sao compartilhados pela maioria de seus membros . Quando falamos da cultura de uma organização nos referimos a cultura dominante.

    As subculturas se desenvolvem naturalmente em grandes organizações para lidar com problemas e situações diferentes que seus membros enfrentam."

    Por isso, normalmente a cultura dominante deriva da cúpula estratégica e as subculturas derivam dos funcionários, ou seja da tecnoestrutura da organização. Não há como evitar esse processo natural de formação de subculturas pois o dia a dia da cupula é completamente diferente dos colaboradores e as subculturas resultam de processos informais de socializacao. 

     

    Rodrigo Rennó, Administracao Geral. Pg 52

  • QUESTÃO ERRADA. O verbo impedir invalidou a questão, de qualquer forma. Porém, é necessário frisar que existem a cultura dominante presente na maioria dos membros e subculturas organizacionais, que são compartilhadas por grupos específicos na organização.

  • Não é possível impedir as subculturas.

  • NA REPARTIÇÃO ONDE TRABALHAVA TÍNHAMOS O COSTUME (SUBCULTURA) DE FAZER O HORÁRIO DE CAFÉ TODOS JUNTOS, ASSIM NÃO DEIXARÍAMOS DE TER UMA APROXIMAÇÃO MAIOR UNS DOS OUTROS, PORQUE DURANTE A EXECUÇÃO O TRABALHO ERA DIFÍCIL TER ESSA RELAÇÃO. OU SEJA, O ESTÍMULO (VALOR) ERA DE TER UMA RELAÇÃO INTERPESSOAL HARMÔNICA ENTRE OS SERVIDORES, A QUAL NÃO PODERÍAMOS TER DURAMTE O SERVIÇO, MAS UMA PESSOA TEVE A BRILHANTE IDEIA DE FAZER O HORÁRIO DO CAFÉ EM QUE TODOS PARTICIPAVAM (SUBCULTURA). OU SEJA, A PARTIR DE UMA CULTURA É POSSÍVEL, SIM, SURGIR UMA SUBCULTURA. 

     

    QUANDO FUI REMOVIDO PARA OUTRA CIDADE, EU PERDI ESSE COSTUME, PORQUE ERA UMA SUBCULTURA PARTICULAR DAQUELA REPARTIÇÃO... #saudades

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Subculturas são inerentes ao processo da vida em sociedade.

  • Questão mais absurda que já vi! rsrsrs ERRADAAA!

  • Subculturas: Refletem desafios, problemas, experiências. São comportamentos apenas por um grupo da organizção, tipo um setor da empresa.

  • ERRADO

     

    Segundo Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004), a subcultura pode ser definida como um grupo de pessoas com padrões especiais e peculiares e valores que não representam ameaça para os demais valores dominantes da organização. Ou seja, apesar de existir uma cultura dominante, dentro das organizações é possível encontrar culturas menores e com alguns aspectos diferenciados.

     

     

  • Subculturas são culturas específicas e menores. Por exemplo, no nosso país, por mais que tenhamos uma cultura dominante, cada região, cada estado, termina tendo sua própria cultura. "As subculturas são grupos de pessoas com um padrão especial ou peculiar de valores, mas que não são inconsistentes com os valores dominantes na organização".


     Contraculturas são entendidas como oposições explícitas à cultura organizacional dominante. Digamos que em uma empresa a cultura dominante seja marcada por trabalho em equipe, honestidade e responsabilidade, mas tenhamos um grupo de indivíduos com os hábitos e comportamentos opostos, eles caracterizam o que se chama contracultura

     

    Gab.: ERRADO

  • Não impede o surgimento de subculturas.

  • Gabarito Errado

     

    Cultura Dominante e Subculturas

     

    *O reconhecimento de que a cultura de uma organização possui características comuns não significa que somente existe uma cultura dentro de uma organização! Podem existir subculturas. Grande parte das grandes organizações possui uma cultura dominante e algumas subculturas.

     

     

    Dica!

    Cultura Dominante: Refere-se aos valores essenciais que a maioria de seus funcionários compartilha.

    Subculturas: Ocorrem em grandes empresas, refletindo problemas, experiências e desafios de cada setor.

  • A regra nessa matéria é que nada nada é 100% certo, ou seja, tudo é relativo.

     

    Fica a dica (aprendida na raça rs com muitos erros e lágimas por questões perdidas)

     

    Bons estudos

  • Cultura: Conjunto de comportamentos, hábitos, costumes, rituais de um grupo de pessoas. (amplo)

    Subcultura: são pessoas com comportamento diferente da maioria.

    Contracultura: pessoas com comportamento ruim, prejudicial. Comportamento oposto da gestão.

     

    Toda contracultura é uma subcultura, mas nem toda subcultura é contracultura.

  • Estimular um sistema de valores que seja compartilhado pelos membros de uma organização impede o surgimento de subculturas na estrutura organizacional. (Não há como impedir o aparecimento)


    “Em síntese as subculturas são grupos de pessoas com um padrão especial ou peculiar de valores, mas que não são consistentes com os valores dominantes na organização.” (SILVA; ZANELLI 2004, p. 419).

    Fonte: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/32914309.pdf


    De acordo com Edgar Schein, a cultura organizacional é um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas. 

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • Gabarito: errado

    --

    Creio que a questão estaria certa assim:

    "Estimular um sistema de valores que seja compartilhado pelos membros de uma organização favorece o surgimento de subculturas na estrutura organizacional."

    Pois bem, se estimulamos valores, é natural que os funcionários criem certos costumes em cima deles.

  • Errado.

    Estimular um sistema de valores que seja compartilhado pelos membros de uma organização favorece uma cultura mais forte. Além disso, uma cultura mais forte acaba tendo menos subculturas. 

     

    Obs.: Subculturas são culturas menores inseridas na cultura mãe, que seguem os preceitos fundamentais desta, mas se diferencia em alguns aspectos e valores. Em uma cultura mais maleável e flexível, há até um estímulo ao surgimento de subculturas.

    Questão comentada pelo Profª. Kátia Lima

  • E

  • ERRADO

    é muito dificil impedir as subculturas, uma vez que refletindo problemas, experiências e desafios de cada setor

  • O fato de existir uma cultura dominante na empresa não impede que haja o surgimento de subculturas, próprias de cada setor ou ambiente diverso de trabalho dentro da organização. Portanto, assertiva errada.

    Gabarito: E

  • ERRADO, por mais que haja em toda organização uma cultura dominante, não poderá ser evitado o surgimento de subculturas, o setor de vendas tem uma subcultura diferente do setor administrativo, por exemplo, enquanto o setor de venda se arrisca mais para bater a meta, o setor administrativo tem o pé mais no chão, pois sabe que o risco pode ser fatal.

  • Por isso, normalmente a cultura dominante deriva da cúpula estratégica e as subculturas derivam dos funcionários, ou seja da tecnoestrutura da organização. Não há como evitar esse processo natural de formação de subculturas pois o dia a dia da cupula é completamente diferente dos colaboradores e as subculturas resultam de processos informais de socializacao.

    Rodrigo Rennó, Administracao Geral. Pg 52

    Devemos entender que a cultura não é uniforme por toda a organização, havendo uma cultura dominante - que representa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização - e subculturas - que são valores compartilhados por grupos específicos da organização.

    Prof. Carlos Xavier

  • Por Cultura Organizacional podemos entender um conjunto valores, crenças e símbolos que representam um grupo ou uma sociedade.

    Ademais, essa cultura está relacionada à forma como uma pessoa ou grupo compartilha um conjunto de ideias, conhecimentos e sentimentos mensuráveis ou não dentro de uma organização. Essas premissas compartilhadas se expressam para o mundo exterior de forma descritiva e de diversas formas com um entendimento de algo enraizado, compartilhado, constatado no ambiente organizacional.

    Em face do exposto, não podemos afirmar que o estímulo de valores compartilhados possibilita o fortalecimento da cultura predominante. Porém, não podemos afirmar que impede o surgimento de subculturas, as quais estão relacionadas a outros aspectos informais que permeiam as relações sociais dentre de uma organização.


    Gabarito do Professor: ERRADO.