SóProvas


ID
2135569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere a análise administrativa; estrutura organizacional e organização; e sistemas e métodos de gestão secretarial, julgue o item que se segue.

Para o fordismo, a especialização do trabalho nas organizações, que promove a divisão da atividade em etapas a serem realizadas por indivíduos diferentes, é responsável por alocar os recursos de forma eficiente, alinhando custo e complexidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo.


    Seguidor de Taylor, Henry Ford tornou os carros produtos de consumo. Ele conseguiu reduzir os preços através da produção em massa de produtos padronizados, com forte mecanização do trabalho. É o pai da linha de montagem.

     

    Fonte:

    Rodrigo Rennó. Administração Geral para Concursos, 2013.

  • Complexidade? a ideia não é justamente o contrário? dividir o máximo possível para não ter complexidade?

  • Realmente o que deixou esta questão estranha foi a complexidade.

    Alguém pode dar uma luz, por favor!

     

  • "Alinhar custos e complexidade" ,ou seja, ajustar a complexidade decompondo em pequenas tarefas mais simples.

  • Prezados,

     

    Acredito que a questão diz o seguinte:

    Os recursos têm de ser alocados de forma eficiente tanto no que diz respeito aos custos, quanto no que tange à complexidade.

    Como assim complexidade? (complexidade das operações, do uso de recursos, pois cada tarefa é complexa). Então, ele procurava agir de forma eficiente focando nesses elementos e, claro, não deprezando o custo.

     

    Gabarito: Certo

  • Em síntese, Henry Ford desenvolveu três princípios de administração, em seu livro My Life and Work, que podem ser assim resumidos:

    1) princípio da intensificação: consiste em reduzir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e matérias-primas e a rápida colocação do produto no mercado.

    2) princípio da economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o estoque da matéria-prima em transformação, de tal forma que uma determinada quantidade de automóveis (a maior possível) já estivesse sendo vendida no mercado antes do pagamento das matérias-primas consumidas e dos salários dos empregados.

    3) princípio de produtividade: consiste em aumentar a quantidade de produção por trabalhador na unidade de tempo mediante a especialização e a linha de montagem.

    Os princípios do Fordismo foram amplamente difundidos não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo, tornando-se uma das bases da organização do processo de produção nas indústrias durante muito tempo, e, embora de maneira modificada, mantendo-se até hoje em muitos países.

    http://www5.fgv.br/ctae/publicacoes/Ning/Publicacoes/00-Artigos/JogoDeEmpresas/Karoshi/glossario/FORDISMO.html

     

  • Eu sempre fico com o pé atrás quando se tem eficiência, eficácia e efetividade. 

     

    Gabarito: Certo.

  • APLICAMOS AQUI O CICLO DE PRINCÍPIOS DE HENRY FORD

     

    PRINCÍPIO DA PRODUTIVIDADE: Produzir mais em menos tempo, para isso "a especialização do trabalho por indivíduos diferentes" será aplicada na "divisão da atividade em etapas".

     

    PRINCÍPIO DA INTENSIFICAÇÃO: Colocar a matéria prima em circulação de forma imediata garantindo, assim a economicidade. "Alinhando a complexidade (das operações) de forma eficiente".

     

    PRINCÍPIO DA ECONOMICIDADE: O pagamento da matéria prima é feito com a venda do produto pronto "alinhando o custo de forma eficiente".

     

    A IDEIA DE COMPLEXIDADE ESTÁ LIGADA ÀS OPERAÇÕES PARA A PRODUÇÃO EM MASSA NA LINHA DE MONTAGEM. MAS, DE FORMA ALGUMA, PODEMOS ABANDONAR A CARACTERÍSTICA LINEAR DO SISTEMA.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • especialização tem a ver com conhecimentos,com  habililidades para lidar com os desafios e complexidades do ambiente.

  • A especialização do trabalhador é base para o funcionamento da linha de montagem, já que cada um deve ser um verdadeiro especialista na pequena parte do processo produtivo pela qual é responsável. A ideia é cada cada trabalhador faça apenas uma pequena parte do trabalho total, mas que faça a sua parte com máxima eficiência.

    Fonte: Professor Carlos Xavier

  • por mais que eu tenha acertado, mas Chiavenato, uma das maiores referências, diz que a especificação ocorreu pelo Taylor, onde se substituiu os métodos empiricos  pelos métodos científicos, padronizados, empregados ESCOLHIDOS E TREINADOS, então tomem cuidado....

     

  • CERTO.

     

    Eu consegui resolver a questão pq lembrei dos 3 princípios de Ford. E quais eram os 3 princípis de Henry Ford?

     

    ♫ Dúvida por quê? Ford é IPÊ! ♪ ♫.

     

    ntensificação - Maximização do uso dos equipamentos e matérias-primas, visando, com isso, a redução do tempo de produção. O princípio da intensificação visava também mais agilidade na colocação do produto no mercado para consumo

     

    rodutividade - Aumentar a capacidade de produção de cada trabalhador em um tempo determinado por meio do uso da especialização do trabalho na linha de montagem, aumentando com isso, a eficiência e a produtividade.

     

    conomicidade - Reduzir o estoque de matéria prima ao mínimo para que enquanto os produtos finais sejam vendidos, sua venda seja suficiente para pagar o custo das materiais primas e dos salários dos empregados.

     

     

     

    Portanto, para o fordismo, a especialização do trabalho é responsável por alocar os recursos de forma mais eficiente, alinhando custo e complexidade.

     

     

  • O Fordismo é uma aplicação prática da Administração Científica de Taylor. Com base nisso, já é possível responder à questão.