SóProvas


ID
2135581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, julgue o item seguinte.

O estudo da gestão de pessoas surgiu em um contexto de legítima busca pelo bem-estar dos funcionários.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA. Os primeiros estudos feitos relativos à Administração de empresas viam as pessoas como meros recursos que geravam produtividade e não se preocupavam com o seu bem-estar. Segue esse texto bastante elucidativo. Espero que ajude!

     

     

    Em meados do século XIX, os novos rumos industriais marcados por mudanças significativas no processo produtivo pela presença da indústria mecanizada afirmaram o capitalismo como modo de produção, que fizeram o empregado perder o controle do processo produtivo, pela divisão do trabalho e imprimiram intensa modificação das relações de trabalho. Foi nesse cenário de grandes crises e contradições que a administração das pessoas começou dentro das estruturas organizacionais burocráticas, à época, com o nome de Departamento de Relações Industriais que se restringiam a padrões rígidos de registros burocráticos e controle de conduta dos trabalhadores. Eficiência e custos eram as preocupações básicas dessa fase inicial, a ênfase estava na padronização dos processos de trabalho e das máquinas, não nos trabalhadores.

     

    No início do século XX, ainda nesse contexto de rápida industrialização e condições precárias de trabalho, a concepção de homem adotada pela área de pessoal era do homo economicus, motivado exclusivamente por recompensa salarial. Baseado nesse conceito, Taylor, inaugurou a Administração Científica com o estudo de tempos e movimentos a fim de aumentar a produtividade, ou seja, a ênfase era nas tarefas. Nesse cenário de pressão por maior produção, o principal problema da gestão dos trabalhadores, era a fadiga causada pela padronização das tarefas. A fadiga influenciava na produtividade do trabalhador e o desafio da área era adequar o homem à máquina para evitar dores, fadigas e doenças crônicas em benefício da produção.

     

    Na década de 1930, surge a teoria das relações humanas, um movimento voltado para a humanização da organização, como consequência da Experiência de Hawthorne, coordenada por Elton Mayo, que pesquisou o efeito das condições de trabalho sobre a produtividade e concluiu que os resultados obtidos nas organizações eram influenciados por fatores psicológicos e não por fatores físicos ambientais. Descobriu-se que o comportamento do empregado é motivado e influenciado pelo sentimento de participação, de pertencimento aos grupos informais constituídos dentro das instituições. Dentro dessa ótica, os departamentos de pessoal viram surgir uma nova concepção de homem: o homem social, cuja eficiência e produtividade passam a ser motivadas por reconhecimento, por valorização, por compartilhamento. A ênfase passou das tarefas para as pessoas.

     

    Fonte:http://www.tce.ce.gov.br/imprensa/artigos/787-a-evolucao-historica-do-rh-do-departamento-de-pessoal-a-gestao-de-pessoas

  • Como assim? Nao entendi. GESTAO DE PESSOAS é atual.... nao é recursos humanos e nem nada, nao era pra fazer referencia aos anos 20,30, 40.... pra mim a gestao de pessoas trata SIM do bem estar dos funcionarios. Motivação, Liderança...tudo para que o funcionario fique satisfeito. PQ essa questão está errada?

  • O estudo da gestao de pessoas surgiu como solução para as demandas da estrutura organizacional.

  • Resolvendo as questões da cespe estou me sentindo super perdida, as teorias em si não contribuem taaaanto. Os examinadores adotam um feeling de 'querer eliminar'.

    Depois de errar mais da metade das questões do cespe- SIM, ISSO TUDO... Eu adoto o pensamento assim: quando a assertiva fica muito voltada para o empresário, ou muito protetora para o empregado, a chance de ela estar errado é muito alta.

     

    "O estudo da gestão de pessoas surgiu em um contexto de legítima busca pelo bem-estar dos funcionários."

    Contexto é circunstância que acompanha uma situação, conjunto de acontecimentos que PRECEDE algo. A busca pelo bem-estar dos funcionários não precedeu a gestão de pessoas, e sim o sucesso da organização. O bem-estar dos funcionários é consequência do sucesso da organização.

     

    (O texto a Fernanda fala  disso)

     

  • Prestem atenção, a alternativa esta dizendo que "a gestão de pessoas surgiu em um contexto de legítima busca" o que esta equivocado, pois seu primeito nome era "recursos humanos", muito burocrático. O comentário da "Fernanda Magalhães esta otimo" LEIAM....

  • Pegadinha do Cespe, por isso tanta dúvida.

    Questão capiciosa!

    Quando a questão diz "O estudo da gestão de pessoas surgiu em um contexto de legítima busca pelo bem-estar dos funcionários.". A acertiva quer fala da origem e não de como é hoje.

    Se ele estivesse assim: "O estudo da gestão de pessoas hoje  tem um contexto de legítima busca pelo bem-estar dos funcionários." Dessa forma estaria certa.

    Espero ter ajudado, pois marquei certa por desconsiderar o tempo verbal!!! 

  • Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas, julgue o item seguinte.O estudo da gestão de pessoas surgiu em um contexto de legítima busca pelo bem-estar dos funcionários.

     

    Errado.

    Temos que dividir os periodos.

    Logo no inicio, o foco era nas tarefas, ou seja, uma padronização das relações de trabalho em um senário que o homem era uma mera ferramenta de trabalho. Também chamado de Estudo cientifico coordenado por Taylor, estudo do tempo e dos movimentos, o foco era nas tarefas e não nas relaçoes humanas.

     

    Em 1930 tivemos uma modificação dessas concepçoes através da teoria das relaçoes humanaas coordenada por ELTON MAYO.

    Houve uma percepção que o comportamento do individuo, os aspéctos motivacionais e as sensações de pertencimento á organização influenciava diretamente na produtidade da organzação. Desta forma, os departamentos de RH passou a reconhecer os trabalhadores, suas necessidades, seus objetivos e seus comportamentos, não focando mais apenas nas tarefas ou objetivos da organização.

     

  • Cespe, o rei das pegadinhas. Questão díficil!! Acertei, mas na hr da prova 'minino' é de tremer na base.
    Ja fiz muitas questão desse estilo(errei a maioria rs), mas a cada dia tô evoluindo. 
    O erro na minha opnião estão na parte final: legítima busca pelo bem-estar dos funcionários.
    A busca não está só no bem estar dos funcionários e sim na ORGANIZAÇÃO como um todo. 
    Se eu estiver errada, me corrijam
    GAB: ERRADO!

  • Gabarito: Errado.

     

    O estudo de gestão de pessoas não surgiu em um contexto em que havia uma legítima busca pelo bem- estar do funcionário, pois na realidade essa busca pela realização dos funcionário foi a forma que encontrou-se de alcançar os objetivos da organização também. Ou seja, a busca do estudo de gestão de pessoas era de equilibrar os interesses do funcionários e da organização.

     

  • Gab. ERRADO 

     

    Gestão de Pessoas vem de um longo e ardente trabalho durante todos esses anos, desde seu início, que não foi nada disso que diz a assertiva. 

     

    #DeusnoComando. 

  • Na verdade a gestão de pessoas surge a patir de 1990, substituindo o modelo tecnicista anterior. O foco, todavia, é na competitividade das organizações (visto que, nessa época, o departamento de RH ganha status de diretoria, passando a integrar o planejamento estratégico) e o alinhamento dos objetivos organizacionais e pessoais.

  • Explicação simples e atécnica, mas elucidativa: tudo que as empresas fazem (lógica capitalista exacerbada) são em prol do lucro. Começaram a enxergar que um trabalhador desmotivado e "perdido" em suas funções é um trabalhador que não rende 100% para a empresa. Então resolveram melhorar a gestão de pessoas não porque estão preocupados com o bem estar deles, mas sim para que a organização renda mais e gere mais lucro. 

    Espero ter ajudado.

  • Lembre-se, o empresário visa lucro, fui por dedução pois quem iria gastar recursos para estudar as pessoas se esses recursos no futuro não voltassem para seu bolso? O empresário quer pessoas felizes produzindo para eles, pessoas trabalhando em alto nível. Explicação opinativa.

     

    Gabarito ERRADO

  •  

    O estudo da gestão de pessoas não surgiu em um contexto de legitimação de bem estar dos funcionários, pois ela só surgiu em 1990 com um enfoque de competitividade ( como dito em comentários anteriores a este).

     

    Esse ''bem estar'' dos funcionários antecede os meados de 1990, assim a GP tenta, sobretudo, alinhar os objetivos organizacionais com os dos colaboradores para que juntos caminhem ao sucesso.

  • INICIOU NA ERA INDUSTRIAL - MODELO CLÁSSICO (1903)- ONDE TUDO ERA BASEADO NA HIERARQUIA DE QUEM MANDA E DE QUEM OBEDECE. O FUNCIONÁRIO ERA VISTO COMO OPERÁRIO - MERO EXECUTADOR DE MÃO DE OBRA - QUE SE MOTIVAVA PELAS RECOMPESAS MATERIAIS E FINANCEIRAS E VISTOS COMO RECURSOS, INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO E FORNECEDORES DE MÃO DE OBRA. O FOCO DO GESTOR ESTAVA NA PRODUÇÃO. O DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL PELOS FUNCIONÁRIOS SE CHAMAVA DEPARTAMENTO PESSOAL OU RELAÇÕES INDUSTRIAIS

     

    O MODELO QUE ESTUDOU O BEM-ESTAR DO FUNCIONÁRIO SÓ FOI APARECER EM 1932 COM O ''MODELO MOTIVACIONAL DE ELTON MAYO'', QUE BUSCAVA SATISFAZER E MOTIVAR OS FUNCIONÁRIOS; ASSEGURAR BOAS RELAÇÕES COM O PESSOAL; MELHORAR O CLIMA, SEM ALTERAR AS NORMAS; SATISFAÇÃO NO TRABALHO E FORA DELE; CARREIRA; BENEFÍCIOS E ASSISTÊNCIAS DIVERSAS...

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Quando a questão diz "O estudo da gestão de pessoas surgiu em um contexto de legítima busca pelo bem-estar dos funcionários.". A acertiva quer fala da origem e não de como é hoje.

    Se ele estivesse assim: "O estudo da gestão de pessoas hoje  tem um contexto de legítima busca pelo bem-estar dos funcionários." Dessa forma estaria certa.

  • Se no enunciado estivesse escrito "teoria das relações humanas" ou ainda "administração de RH", aí sim a questão estaria errada. Mas gestão de pessoas é um conceito atual, contemporâneo, e busca sim o bem-estar do funcionário. Pra mim, afirmativa totalmente certa.

  • ERRADO

     

    É só lembrarmos do modelo tradicional em que os empregados eram vistos como ferramentas destinadas a dar lucro às organizações e não tinham importância para as organiações.

    De forma bem direta: DANEM-SE TODOS OS EMPREGADOS

     

  • Segundo Chiavenato (2000) a área de gestão de pessoas passou por três momentos evolutivos. O primeiro deles, a era dos Departamentos de Pessoal e Relações Industriais (1900 - 1950 Industrial Clássica), consideravam o homem como um apêndice da máquina. Diferente do que afirma a questão, o contexto não foi a busca pelo bem-estar do funcionário.

  • Sem delimitar o tempo fica difícil!!!!!!!!!!!!!

  • Dept de pessoal--------> PRODUTIVIDADE, RECOMPENSA, EFICIENCIA.

    Contexto da Teoria Clássica de Taylor e Fayol.

     

  • Segundo Chiavenato (2005, p.53), o departamento de Recursos Humanos surgiu no século XIX, com a necessidade de “contabilizar” os registros dos trabalhadores, as faltas e os atrasos. Os “chefes de pessoal”, naquela época, tinham como característica a inflexibilidade, o estrito seguimento das leis e eram conhecidos por serem donos de uma frieza incalculável, principalmente na hora de demitir funcionários. Ao ser comunicado que deveria ir ao Departamento de Pessoal, o trabalhador já imaginava que seria demitido. Por muito tempo foi assim, e talvez, em algumas empresas isso ainda persista. O processo evolutivo dos recursos humanos das organizações passou por fases distintas

    a) Fase Contábil: os custos em primeiro lugar;

    b) Fase Legal: estrito cumprimento da legislação;

    c) Fase Tecnicista: burocracia como sinônimo de praticidade;

    d) Fase Administrativa: o sindicalismo como via de proteção;

    e) Fase Estratégica: planejamento como diferencial;

    A metade da década de 1980 foi destacada pelo surgimento dos primeiros programas de planejamento estratégico que estavam diretamente ligados ao planejamento estratégico central das organizações. Foi nessa fase que o Gerente de Recursos Humanos teve seu reconhecimento como parte da diretoria em diversas organizações, considerando-o agora em nível estratégico, o que antes era visto como um funcionário de terceiro escalão.

    Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/evolucao-historica-da-gestao-de-pessoas/43332

     

  • Errei por achar que o "surgiu" se referia a era atual e não a GP em um contexto mais global... Mas eu vacilie! rs

    Surgia na era das relações industrias e se adaptado e "trocando de modelo" até ser o que é considerado hj (que aí sim, se preocupa com o bem-estar das pessoas, ao menos em teoria).

  • Para quem escreveu textão: nem li. Basta saber que empresa nenhuma está interessada em bem-estar de funcionário, se tomam medidas para aumentar o bem-estar dos escravos é para lucrar e não visando o bem-estar de ninguém a não ser o da conta bancária da empresa. Pensando nisso você nem precisa saber sobre história e evolução da gestão de pessoas.

  • Depois do comentário do Marcelo Soares vocês ja podem fechar isso daqui e deixar o dele em destaque!

  • kkkkkkkkkkkkkk é mesmo, Marcelo.

  • kkkkkkkkkkkkkkkk...Marcelo Soares

  • O Marcelo Soares já foi abusado por alguma empresa

  • Eu errei por pensar na realidade, exatamente nua e crua, como você escancarou, Mrcelo Soares! kkk

    Errei porque pensei, essa é a prática, logo, a teoria é o fantástico mundo de BOB.... acabei que errei!kkkkk

    Mas falando sério, ela surgiu de forma mecanicista, tal qual o DP, com o passar dos anos é que foi se "importando" com o bem estar do ser humano (teoricamente), mesmo porque descobriram que para produzir mais, precisa-se estar motivado! ;)

     

  • Errado

     

    Os primeiros estudos viam as pessoas como meros recursos, a empresa só se preocupava com ela mesma. Acreditava que o seu sucesso não dependia dos operários.

    Não havia nenhuma preocupação com o bem-estar dos trabalhadores preocupavam com o seu bem-estar. 

     

    Hoje em dia, percebe-se que as empresas têm  notável preocupação com o bem-estar dos seus colaboradores. A organização os vê como essenciaias ao sucesso organizacional, sem eles ela não vai atingir seu objetivo principal.

  • (Cespe/Ancine/Técnico administrativo/2012) A origem da gestão de pessoas foi marcada por premissas contábeis de administração da mão de obra para melhor adequação dos recursos às necessidades organizacionais. C

    A origem da gestão foi voltada, prioritariamente, para o controle de custos, as transações processuais e os trâmites burocráticos. 

     

    Questão comentada pela professora Andréia Ribas - Livro Gestão de pessoas para concursos 

  • Surgiu pra aumentar os LUCROS ou a EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL.. isso sim!

     

    Resposta: Errado.

  • cespe seu filho duma raparigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. vou te chingar até te vencer. Ainda vai ter viu. SEU FDP, feio e sem dentes.

     

     

  • Entendo que a GP surge no contexto da busca pelo EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL. Ou seja, na busca do equilíbrio entre a satisfação dos interesses ORGANIZACIONAIS em comunhão com os desejos dos COLABORADORES.

    -------------------------------------------------------------- X -----------------------------------------------------------

    Todos passam pelas mesmas dificuldades para compreensão da matéria. Contudo, vence aquele(a) que se mantém firme até o final, pois a crença num futuro melhor supera qualquer adversidade.

     

  • Surgiu com vistas à maximização dos lucros. Depois, o funcionário passou a ser além de um recurso organizacional.

  • ERRADA.

    Na verdade, no início da Administração de Recursos Humanos não se levava em conta o bem-estar dos funcionário, conceito este que foi aplicado posteriormente, já na era de Gestão de Pessoas, em que as pessoas deixam de ser consideradas meros instrumentos de trabalho para serem elementos estratégicos, podendo a organização utilizar-se de seus conhecimentos, habilidades e atitudes para concretizar as suas finalidades.

  • Gab Errado.

    O estudo de gestão de pessoas surgiu em um contexto de necessidade de resignificar a utilização do empregado. O empregado passou a ser utilizado como ferramenta estratégica para o alcance dos objetivos da organização.

    O famigerado "bem-estar" tão difundido atualmente figura, também, como recurso estratégico: funcionário satisfeito produz melhor, contribui mais, tem ideia melhores etc...