SóProvas


ID
2135698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca do processo de controles internos, julgue o item a seguir.

O monitoramento é um processo de avaliação da qualidade do desempenho dos controles internos ao longo do tempo. Com apoio em serviços de atendimento a usuários ou em ouvidorias, os escalões superiores da administração podem tomar conhecimento de falhas na execução de serviços inerentes às finalidades da entidade e providenciar sua correção ou revisão.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de intuitiva e bem lógica, é uma questão difícil de se achar a norma técnica que a responda.

    Encontrei a resposta na NBC PA 01, mas não há nenhum item específico que responda a toda a alternativa, como é de praxe em Auditoria para concursos.

     

    Definições

    12. Nesta Norma, os termos a seguir possuem os significados a eles atribuídos:

    Monitoramento é o processo que consiste na contínua consideração e avaliação do sistema de controle de qualidade da firma, incluindo a inspeção periódica de uma seleção de trabalhos concluídos, projetados para fornecer à firma segurança razoável de que seu sistema de controle de qualidade está operando de maneira efetiva.

     

    51. As recomendações para que sejam tomadas medidas apropriadas em relação às deficiências observadas devem incluir uma ou mais das seguintes recomendações: (a) aplicação de medida corretiva apropriada em relação a um trabalho individual ou a um membro da equipe; (b) comunicação das constatações aos responsáveis pelo treinamento e desenvolvimento profissional; (c) alterações nas políticas e procedimentos de controle de qualidade; e (d) medida disciplinar contra aqueles que deixaram de cumprir as políticas e procedimentos da firma, especialmente os reincidentes.

     

    Reclamações e alegações

    55. A firma deve estabelecer políticas e procedimentos projetados para fornecer segurança razoável de que a firma trate de maneira apropriada as:

    (a) reclamações e alegações de que o trabalho realizado pela firma não está de acordo com as normas técnicas e exigências regulatórias e legais aplicáveis; e

    (b) alegações de não cumprimento do sistema de controle de qualidade da firma.

    Como parte desse processo, a firma deve estabelecer canais claramente definidos para que o pessoal da firma manifeste quaisquer preocupações sem medo de represálias.

     

    56. Se, durante as investigações das reclamações e alegações, forem identificadas deficiências no desenho ou na operação das políticas e procedimentos de controle de qualidade da firma ou o não cumprimento do sistema de controle de qualidade da firma por uma ou mais pessoas, a firma deve tomar as ações apropriadas conforme especificadas no item 51.

     

    O ideal é ler a NBC PA 01 toda, pois é um assunto recorrente em concursos de auditoria/controle interno.

     

    Bons estudos.

     

    PS.: Recomendo ler a parte que trata de monitoramento no COSO também.

  • Isso foi o mais próximo que encontrei:

    NBC TA 315 – IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE DISTORÇÃO RELEVANTE POR MEIO DO ENTENDIMENTO DA ENTIDADE E DO SEU AMBIENTE

    Componentes do controle interno - monitoramento de controles (ver item 22)

    A98. O monitoramento de controles é um processo para avaliar a efetividade do desempenho dos controles internos ao longo do tempo. Envolve avaliar a efetividade dos controles tempestivamente e tomar as necessárias ações corretivas. A administração consegue o monitoramento de controles por meio de atividades contínuas, avaliações separadas ou a combinação de ambos. As atividades de monitoramento contínuo muitas vezes estão embutidas nas atividades recorrentes normais da entidade e incluem atividades de administração e supervisão regulares.

    A99. As atividades de monitoramento da administração podem incluir o uso de informação de comunicações de partes externas, como reclamações de clientes e comentários de reguladores, que podem indicar problemas ou ressaltar áreas com necessidade de aprimoramento.

  • Para os não assinantes -- Gabarito CERTO

  • C E R T O

  • Segundo a NBC TA 315, o monitoramento de controles é um processo para avaliar a efetividade do desempenho dos controles internos ao longo do tempo. Envolve avaliar a efetividade dos controles tempestivamente e tomar as necessárias ações corretivas. A administração consegue o monitoramento de controles por meio de atividades contínuas, avaliações separadas ou a combinação de ambos. As atividades de monitoramento contínuo muitas vezes estão embutidas nas atividades recorrentes normais da entidade e incluem atividades de administração e supervisão regulares.

              As atividades de monitoramento da administração podem incluir o uso de informação de comunicações de partes externas, como reclamações de clientes e comentários de reguladores, que podem indicar problemas ou ressaltar áreas com necessidade de aprimoramento.

    Gabarito: CORRETO.

  • O monitoramento é um processo de avaliação da qualidade do desempenho dos controles internos ao longo do tempo.

    Com apoio em serviços de atendimento a usuários ou em ouvidorias, os escalões superiores da administração podem tomar conhecimento de falhas na execução de serviços inerentes às finalidades da entidade e providenciar sua correção ou revisão.

    OK!

  • Certo

    Monitoramento de controles

    Consiste em avaliar a efetividade do desempenho dos controles internos. A auditoria interna é comumente vista como um monitor dos controles internos, mas o monitoramento ocorre também nas atividades normais da entidade, nas funções de gerência e supervisão.

    O monitoramento envolve avaliar a efetividade dos controles tempestivamente e tomar as necessárias ações corretivas.

    -> Conduzir avaliações contínuas e/ou periódicas.

    -> Avaliar e comunicar deficiências.

  • Monitoramento: avaliações contínuas, independentes, ou uma combinação das duas, para se certificar da presença e do funcionamento de cada um dos cinco componentes de controle interno. Avaliações contínuas proporcionam informações oportunas. As avaliações independentes, conduzidas periodicamente, terão escopos e frequências diferentes. A integridade da gestão de riscos corporativos é monitorada e são feitas as modificações necessárias. O monitoramento é realizado através de atividades gerenciais contínuas ou avaliações independentes ou de ambas as formas.

    Monitoramento:

    1.              Contínua consideração e avaliação do sistema de controle de qualidade.

    2.              Responsabilidade pelo processo de monitoramento seja atribuída a um ou mais sócios.

    3.              Pessoas que executam o trabalho ou a revisão, não estejam envolvidas na inspeção desses trabalhos.

    Medidas apropriadas, recomendações:

    1.              Medida corretiva apropriada

    2.              Comunicação das constatações

    3.              Alteração nas políticas e procedimento de controle de qualidade

    4.              Medida disciplinar

    Resultado do Monitoramento:

    1.              Descrição dos procedimentos de monitoramento

    2.              Conclusões obtidas

    3.              Descrição das deficiências sistêmicas e as medidas para resolver e corrigir.

    Atividades de monitoramento

    1.Seleciona, desenvolve e realiza avaliações contínuas e/ou independentes para se certificar da presença e do funcionamento dos componentes do controle interno.

    2.Avalia e comunica deficiências no controle interno em tempo hábil aos responsáveis por tomar ações corretivas, inclusive a estrutura de governança e alta administração, conforme aplicável.