SóProvas


ID
2135704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca do processo de controles internos, julgue o item a seguir.

Colegiados constituídos majoritariamente por membros externos à entidade prejudicam os trabalhos do conselho de administração e do comitê de auditoria, uma vez que membros externos são alheios à cultura da organização e interagem pouco com a entidade e seus empregados.

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito "ERRADO"

     

    Membros do conselho de administração externos podem trazer indepêndencia para o colegiado bem como agregar experiências externas, mas, em contrapartida podem comprometer os trabalhos visto que não conhecem o dia-a-dia da empresa. Já para o comitê de auditoria, membros externos do conselho de administração é algo positivo, já que agrega independência e neutralidade, favorecendo o desenvolvimento dos trabalhos de auditoria.

  • Gabarito: errado.


    Membros de diretorias executivas poderão tornar-se membros eficazes do conselho de administração, ao oferecer seus conhecimentos profundos em benefício da organização. Porém, deverá existir um número suficiente de membros externos e independentes, não apenas para propiciar orientação, aconselhamento e instruções adequados, como também para atuar com controle e equilíbrio necessários para a administração. Para que o ambiente interno seja eficaz, o conselho de administração deverá ser, no mínimo, composta em sua maioria por membros externos independentes. (Fonte: COSO ERM)


  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca do processo de controles internos.

    Destaca-se que uma boa prática apresentada pelas estruturas mais reconhecidas de auditoria, gestão de riscos e controles internos é o fato de os colegiados serem constituídos majoritariamente por membros externos.

    Para fundamentar essa afirmação, destaca-se o previsto na estrutura COSO ERM, a saber:

    deverá existir um número suficiente de membros externos e independentes, não apenas para propiciar orientação, aconselhamento e instruções adequados, como também para atuar com controle e equilíbrio necessários para a administração. Para que o ambiente interno seja eficaz, o conselho de administração deverá ser, no mínimo, composta em sua maioria por membros externos independentes". (grifo nosso.)


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Questão tão lindinha que o dedo coça pra marcar como certo