SóProvas


ID
2135866
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mobilidade Urbana
Rodolfo F. Alves Pena
A mobilidade urbana, isto é, as condições oferecidas pelas cidades para garantir a livre circulação de pessoas entre as suas diferentes áreas, é um dos maiores desafios na atualidade tanto para o Brasil quanto para vários outros países. O crescente número de veículos individuais promove o inchaço do trânsito, dificultando a locomoção ao longo das áreas das grandes cidades, principalmente, nas regiões que concentram a maior parte dos serviços e empregos.
O Brasil, atualmente, vive um drama a respeito dessa questão. A melhoria da renda da população de classe média e baixa, os incentivos promovidos pelo Governo Federal para o mercado automobilístico (como a redução do IPI) e a baixa qualidade do transporte público contribuíram para o aumento do número de carros no trânsito. Com isso, tornaram-se ainda mais constantes os problemas com engarrafamentos, lentidão, estresse e outros, um elemento presente até mesmo em cidades e localidades que não sofriam com essa questão.
Outro fator que contribui para aumentar o problema da falta de mobilidade urbana no Brasil é a herança histórica da política rodoviarista do país, que gerou um acúmulo nos investimentos para esse tipo de transporte em detrimento de outras formas de locomoção. Com isso, aumentou-se também a presença de veículos pesados, como os caminhões, o que dificulta ainda mais a fluidez do trânsito no Brasil.
A cidade de São Paulo é uma das que mais sofrem com esse problema. Em média, o paulistano pode passar até 45 dias do ano no trânsito, algo impensável para quem deseja uma melhor qualidade de vida no âmbito das cidades. Aparentemente, as medidas criadas para combater essa questão não foram de grande valia: o sistema de rodízio de automóveis, a construção de mais ruas, viadutos e avenidas para a locomoção, entre outras.
A grande questão é que, segundo especialistas, não há perspectiva de promoção de uma real mobilidade urbana no Brasil se as medidas adotadas privilegiarem o uso do transporte individual. É preciso, pois, melhorar as características do transporte público de massa, com mais ônibus, metrôs e terminais. Além disso, incentivos a meios de transporte como as bicicletas, além de contribuir para essa questão, ajudam a reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e melhorar a qualidade de vida no meio urbano. Por isso, a construção de ciclofaixas ou ciclovias surge como uma saída viável e inteligente.
Outra solução apontada para combater o inchaço de veículos nas cidades é a adoção do chamado pedágio urbano, o que gera uma grande polêmica. Com isso, os carros e motocic letas teriam de pagar taxas para deslocar-se em determinados pontos da cidade, o que recebe apoio de muitos especialistas, mas também o rechaçamento de outros. Se, por um lado, essa medida estimularia o transporte coletivo ao invés do individual; por outro , as críticas colocam que apenas a população de menor renda média é que seria direcionada para esse sentido, o que representaria, em tese, uma exclusão desse grupo ao espaço da cidade.
Vale ressaltar também que o modelo histórico de organização do espaço g eográfico brasileiro não contribui para uma mudança desse cenário. Afinal, ao longo do século XX, houve uma rápida urbanização do país, que assistiu a um acelerado processo de crescimento das cidades e também de metropolização, ou seja, a concentração da população nas grandes metrópoles. Se o país tivesse passado por um processo de Reforma Agrária adequado, de forma a conter o elevado êxodo rural e, consequentemente, os níveis de urbanização, talvez essas e outras questões urbanas fossem de mais fácil resolução.
Disponível em:<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mobilidade-urbana.htm> . Acesso em: 26 Ago. 2016. [Adaptado]

Para responder à questão, considere o excerto a seguir.

A mobilidade urbana, isto é, as condições oferecidas pelas cidades para garantir a livre circulação de pessoas entre as suas diferentes áreas, é um dos maiores desafios na atualidade tanto para o Brasil quanto para vários outros países. O crescente número de veículos individuais promove o inchaço do trânsito, dificultando a locomoção ao longo das áreas das grandes cidades, principalmente nas regiões que concentram a maior parte dos serviços e empregos.

No excerto, a sequência textual dominante é a

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Há uma descriçao dos maiores desafios na atualidade em relaçao à mobilidade urbana.

  • Gab. C

    Descritivo = Aquilo que é visto, não interpretado, estático. 

    Possui gêneros: Tabela, gráfico, mapas... Utiliza muitos adjetivos, estatística, descrição de paisagens, lugares...

    Passagem do texto que ajuda a entender> "O crescente número de veículos individuais promove o inchaço do trânsito, dificultando a locomoção ao longo das áreas das grandes cidades, principalmente nas regiões que concentram a maior parte dos serviços e empregos."

     

  • Veja esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1oE4vluKgGI

    Profª. Rafaela Mota, sobre o assunto tipologia textual.

    Gab.: C.

     

  • Qual a difereça de descritiva para explicativa?

  • Texto Descritivo

     

    Características

    ●  Retrato verbal

    ●  Ausência de ação e relação de anterioridade ou posterioridade entre as frases

    ●  Predomínio de substantivos, adjetivos e locuções adjetivas

    ●  Utilização da enumeração e comparação

    ●  Presença de verbos de ligação

    ●  Verbos flexionados no presente ou no pretérito (passado)

    ●  Emprego de orações coordenadas justapostas

     

    Tipos de Descrição

    Conforme a intenção do texto, as descrições são classificadas em:

    Descrição Subjetiva: apresenta as descrições de algo, todavia, evidencia as impressões pessoais do emissor (locutor) do texto. Exemplos são nos textos literários repletos de impressões dos autores.

    Descrição Objetiva: nesse caso, o texto procura descrever de forma exata e realista as características concretas e físicas de algo, sem atribuir juízo de valor, ou impressões subjetivas do emissor. Exemplos de descrições objetivas são os retratos falados, manuais de instruções, verbetes de dicionários e enciclopédias.

     

    [ Fonte: https://www.todamateria.com.br/texto-descritivo/ ]

     

  • Pq não explicativa?

  • Queria saber a diferença entre descritiva e explicativa. 

    Marquei a letra b, pois o texto ta mostrando informações. Visualizei algumas caracteristicas da descrição, após ler o comentario de Márcio Meireles.

    Alguem pode ajudar?

  • Resposta: C.

     

    TIPOS TEXTUAIS

     

    Sequência descritiva: nesse tipo de sequência, marcada pela espacialidade, não há sucessão de acontecimentos no tempo, mas sim a apresentação de uma imagem que busca reproduzir o estado do ser descrito, em um determinado momento.

     

    Sequência argumentativa: é aquela em que se faz a defesa de um ponto de vista, de uma ideia, ou em que se questiona algum fato. Intenta-se persuadir o leitor ou ouvinte, fundamentando o que se diz com argumentos de acordo com o assunto ou tema, a situação ou o contexto e o interlocutor; Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias e requer uma linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa.

     

    Sequência explicativa ou expositiva: intenta explicar dar informações a respeito de alguma coisa. O objetivo é fazer com que o interlocutor/ adquira um saber, um conhecimento que até então não tinha. É fundamental destacar que, nos textos explicativos, não se faz defesa de uma ideia, de um ponto de vista, - características básicas do texto argumentativo. Os textos explicativos tratam da identificação de fenômenos, de conceitos, de definições.

     

    Sequência injuntiva ou instrucional: a marca fundamental da sequência injuntiva ou instrucional é o verbo no imperativo (injuntivo é sinônimo de "obrigatório", "imperativo"), ou outras formas que indicam ordem, orientação. Lembre-se de que o texto injuntivo é aquele no qual predomina a função conativa/apelativa, e tenta convencer o receptor (quem ouve) a atender a vontade do emissor (quem fala).

     

    Fonte: Blog Helena Caldas

     

  • Também tive dúvidas entre descrição e explicação, mas a letra C é a correta.

    O trecho não está explicando, e sim descrevendo o ambiente no qual se insere a mobilidade urbana.

    O inchaço do trânsito, devido ao grande número de veículos, é uma característica, uma descrição.  

    MACETE: 

    Tempo predominante na descrição: Presente do indicativo -> é, promove e concentram.

     

  •  c)

    descritiva.

  • Gabarito: Letra C.

     

    Também fiquei em dúvida se era DESCRITIVO ou EXPLICATIVO, mas pensei da seguinte maneira: 

     

    A parte do texto que foi destacada na questão é DESCRITIVA porque está descrevendo os problemas existentes na mobilidade urbana, tentando formar na cabeça do interlocutor como o problema acontece atualmente, sem possuir necessariamente um conteúdo didático. Perceba que nessa parte do texto o autor NÃO QUER TE ENSINAR sobre os problemas da mobilidade urbana, ele só quer que você saiba como se dá o problema. Quer que você leia o texto e pense: "É assim!" 

    Por outro lado, se fosse um texto EXPLICATIVO, o autor estaria tentando ENSINAR ao interlocutor sobre os problemas da mobilidade urbana, por exemplo, conceituando o tema. Tipo assim: "A mibilidade urbana é um fenômeno de natureza espacial que ocorre nas grandes cidades em virtude do inchaço no trânsito, provocado pelo excesso de veículos em vias urbanas..." 

     

    Espero ter ajudado. 

  • Não entendo essa banca :(

  •  c)

    descritiva.

  • Não consigo me conformar que esse trecho é descritivo! =( Pra mim, é totalmente dissertativo-explicativo.

  • Tipo de questão que você escolhe a alternativa pelo PIM PO NE TA kkkkkkkkk

  • Texto explicativo pode ser injuntivo ou prescritivo, elimina as alternativas B e D.  Não é argumentativo pois não está tentando defender nenhum ponto de vista.

    Texto descritivo usa verbos de ligação. Alternativa D

  • Consegui acertar pelo tempo verbal característico de descrição, que nesse parágrafo é o presente do indicativo, mas que também pode ser o pretérito imperfeito.

    Verbos: é, promove e concentram.

  • redação cespe - descritiva

     

    redação FCC e FGV - ARGUMENTATIVA

  • Conseguir responder por apresentar uma metafora (inchaço do trânsito) Tipico de textos descritivos.

    LETRA C

  • para mim é explicativo, se eu tivesse feito esta prova teria recorrido

  • Discordo desse gabarito. Não vi nenhuma descrição nesse trecho

  • Essa banca é do mal!!!!

  • Depois que se vê o gabarito, parece fácil explicar o porquê. No dia da prova o muído é outro.

  • Fiquei na dúvida entre descritiva pelo fato dos verbos estarem no presente, mas parece está argumentando também.