SóProvas


ID
2135923
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Algumas empresas adotam hoje uma estrutura matricial, que normalmente contempla mais de um critério de departamentalização. Nesse tipo de estrutura, é possível combinar, por exemplo, a departamentalização funcional com a departamentalização por projetos. Quando utilizada, esse tipo de estrutura pode levar a uma

Alternativas
Comentários
  • Na Departamentalização Matricial, o gerente de projeto ou de produto, pode reportar-se apenas a um executivo de alto nível na estrutura hierárquica da organização, mas também existem casos em que ele deve reportar-se aos gerentes funcionais de maior interesse no projeto. Apesar disto, os membros específicos nas equipes de trabalho normalmente continuam associados aos seus respectivos departamentos funcionais e mantém suas responsabilidades no trabalho departamental rotineiro.

    Os membros dos grupos de trabalho podem ser designados para múltiplas equipes de projeto ou produtos, com as quais mantém diferentes responsabilidades. Nestes projetos, a manutenção da autoridade e das responsabilidades são temporárias e dependem das habilidades requeridas, isto é, um supervisor em um determinado projeto pode ser um trabalhador em outro. Se os gerentes de projetos em uma situação matricial, não mantém um bom relacionamento com os gerentes funcionais, conflitos de interesses e prioridades podem surgir, o que por sinal, é citado por muitos autores como um dos principais riscos na implantação da Departamentalização Matricial. A possibilidade de dupla subordinação é um risco inerente, o que fere o princípio da cadeia de comando.

  • ALTERNATIVA C.

     

    ESTRUTURA MATRICIAL

    Essa estrutura é um modelo híbrido, que conjuga duas estruturas em uma só. Normalmente, é um somatório de uma estrutura funcional com outra estrutura horizontal, temporária, focada em projetos.

    A lógica da estrutura matricial é a da autoridade dual. Neste tipo de estrutura não existe aquele princípio da unidade de comando.

     

    FONTE: Estratégia concursos, 2016.

  • ESTRUTURA MATRICIAL ( conceito ja foi dado)

    ->  VANTAGENS: facilidade para alcance dos objetivos, facilidade para mudanças, trabalho de equipes

    ->  DESVANTAGENS: custo elevado, dupla autoridade, decisões demoradas, é instavel e inseguro.

                                                                 

                                                                   

                                                                       DIRETORIA

                           DEP. ADM.                     DEP. ENGENHARIA                    DEP. INFORMATICA

    proj. 1..........................................................................................................................................

    proj. 2..........................................................................................................................................

    proj. 3.........................................................................................................................................

     

     

    GABARITO ''C''

  • A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo
    uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere
    a um projeto, uma divisão específica ou um produto.
    Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e
    por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou
    produtos que sejam necessários no momento.
    A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário
    responde a dois chefes ao mesmo tempo!  Fonte: Rodrigo Renó

  • GABARITO "C" A gestão matricial é um modelo de gestão em que as relações de subordinação estão configuradas numa estrutura de matriz, isto é, os colaboradores estão afetos a uma subordinação dupla. A estrutura matricial é uma combinação de dois tipos de estrutura diferente: a estrutura DIVISIONAL e a estrutura FUNCIONAL. Por esta razão este tipo de gestão apresenta uma complexidade maior. O que acontece é que colaboradores de diferentes departamentos estão afetos a projetos, objetivos ou atividades distintas e como tal respondem a uma chefia bicéfala. Deste fato advém uma elevada complexidade interna difícil de gerir. As DESVANTAGENS deste tipo de gestão, se prendem com problemas de autoridade e de comunicação internos. Uma gestão ineficaz das relações hierárquicas pode levar à insatisfação dos colaboradores e a conflitos laborais. Ultrapassadas essas questões, a gestão matricial apresenta-se como um modelo de gestão extremamente útil, uma vez que pode levar a uma troca eficiente de informação, colocando diferentes departamentos a trabalhar em estreita colaboração e a comunicar entre si com frequência. Este modelo permite aumentar a produtividade uma vez que a tomada de decisões é, em regra, mais rápida. A velocidade da troca de informação entre departamentos coloca a empresa numa posição vantajosa perante alterações de mercado, o que possibilita uma resposta rápida e eficiente obtendo assim ganhos significativos no que respeita à competitividade e nomeadamente através de um aproveitamento mais eficiente dos recursos. Por outro lado, a estrutura matricial incentiva um estilo de liderança mais democrático e participativo. Há uma maior proximidade entre pares, fruto dos laços criados através desta estrutura de gestão. Estes laços geram um aumento da motivação do pessoal. Salienta-se ainda que esta é um modelo de gestão claramente orientado para resultados, o que é o objetivo principal de qualquer organização. - Professora Ercília Bastos Licenciada em Gestão e membro da Ordem dos Economistas. Formadora profissional e mestranda em Gestão pela UPT. Bons estudos! ;) Que Deus guie os seus passos.
  • GAB C 

     

    Estrutura matricial

    É um modelo misto ou híbrido, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo.

  • DEP. FUNCIONAL + DEP. POR PROJETOS = DEP. MATRICIAL
    VANTAGENS

    a)Possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho.
    b) Coordenação da equipe de forma mais adequada e coerente.
    c) Maior desenvolvimento da capacidade profissional.
    d) Maior especialização nas atividades desenvolvidas.
    e) Uso adequado dos vários recursos

    DESVANTAGENS:

    a) Dupla subordinação.
    b) Conflito de interesses e disputa de poder entre os chefes funcionais e os chefes de projetos.

  • matricial é a queridinha das bancas porque é uma novidade, na administração geral. Este tipo de departamentalização tem uma característica muito clara e específica: o hibridismo. Ela pegará um tipo de departamentalização verticalizada (geralmente a funcional) e misturará com um outro tipo de departamentalização horizontalizada (geralmente a por projetos).

    Assim, cada setor terá duas chefias: a funcional e a por projetos.

    Não existe hierarquia entre essas duas chefias. Em outras palavras, os dois mandam do mesmo jeito.

    A diferença entre uma chefia e outra é que a funcional será especializada na função do setor e a por projetos cuidará dos assuntos relacionados ao projeto.

     

    Apesar de geralmente ser dito que as estruturas matriciais são feitas com a estrutura funcional + por projetos, há três possibilidades diferentes:

    funcional + por projetos;

    funcional + por processos;

    funcional + geográfica

     

    Vantagens da departamentalização matricial

    → pega as vantagens das estruturas funcional e por projetos (ou por processos ou geográfica, dependendo do caso);

    → maior capacidade de resposta a mudanças;

    → é menos estática;

    → maior estabilidade para os empregados (em relação à departamentalização por projetos);

    → permite maior inovação.

     

    Desvantagens da departamentalização matricial

    → problemas de comunicação, devido à grande mistura de chefia;

    → duplicação de autoridade: um chefe para a parte funcional e um chefe para o projeto (isso gera conflito)

  • LETRA C CORRETA

    Matricial : resulta da união da departamentalização por funções (funcional) e por projetos, nasceu para solucionar a incompatibilidade da estrutura funcional com atividades que exigissem interação entre áreas funcionais; assim sendo, ela contraria a unidade de comando, há uma dupla subordinação (gerente funcional e gerente de projetos), o organograma não será uma pirâmide e sim possuíra duas bases de departamentalização operando simultaneamente.

  • C