SóProvas


ID
2135941
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O excerto abaixo corresponde a uma parte do discurso do Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, proferido no dia 01/03/2016.

Excelentíssimos Senhores Deputados e Excelentíssimas Senhoras Deputadas,

Estamos aqui hoje para, em nome de toda a Mesa Diretora desta Casa, reafirmar o compromisso de bem cumprir com os deveres institucionais, políticos e administrativos que a Presidência nos impõe.

Ser capaz de transformar a Assembleia em um órgão mais eficiente como exemplo na área pública não é tarefa pouco laborosa. E esta Casa tem sido colocada em xeque por parte da sociedade, que lhe exige respostas. E não vamos nos furtar.

Em fevereiro de 2015, há exatamente um ano, adotamos um Planejamento Estratégico. Documento este entregue a todos os poderes e órgãos de controle de nosso Estado. Esse planejamento nos garante a capacidade de gerir estrategicamente uma organização pública significativa, dando a possibilidade mais tangível, e talvez a única, de atingir os objetivos institucionais.

E, nesse Planejamento Estratégico, há etapas a serem cumpridas. Seguimos um cronograma de ações, projetos e medidas que estão sendo tomadas pela atual gestão.

Foi a partir do Planejamento Estratégico que economizamos R$ 15 milhões no custeio da Casa em 2015.

O Planejamento Estratégico, senhores deputados e senhoras deputadas, estabelece 36 planos de ação, com os quais reduzimos 20% das despesas com a manutenção e funcionamento da Assembleia.

Disponível em:<http://novojornal.jor.br/politica/discurso-do-presidente-da-assembleia-rn-ezequiel-ferreira-de-souza> . Acesso em: 25 ago. 2016. [Adaptado] 


No tocante ao planejamento, é correto afirmar que  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

  • Por que a B tá errada? 

     

  • Algum professor por ai!!! Também gostaria de saber o que torna a acertiva "B" errada???

    haja visto que o planejamento estratégico é ,obviamente ,é um importante insumo de controle.

  • Resposta C.

    A alternativa B não está correta em virtude de o planejamento estratégico não engessar a administração pública ou sequer uma empresa. Órgãos de Controle não fazem controle de finalidade, quem faz isso é a população. Esses servem apenas para fiscalizar a aplicação de recursos.

  • Recurso de um professor para essa questão (Não foi aceito pela banca):

     

    CABE RECURSO para Anulação, Letra B e C estão corretas.

     

    Apesar de planejamento e controle serem teoricamente separáveis, eles são usualmente tratados juntos. Planejamento é o ato de estabelecer as expectativas de o que deveria acontecer e o Controle é o processo de lidas com mudanças quando elas ocorrem. Um planejamento é algo que estipulamos para acontecer em determinados momentos. O planejamento e apenas uma expectativa. Pode ser que aconteça pode ser que não. Já o controle é o processo de lidar com essas oscilações, casos os planos precisam de um redesenho ou fazer inovações como arrumar outros fornecedores. Segundo Chiavenato, o Planejamento e controle são, respectivamente, a primeira e a última etapa do processo administrativo. O planejamento determina os objetivos e como atingi-los de forma eficiente; o controle verifica e assegura o desempenho. Aliar planejamento a controle é comparar o programado e o realizado, é agregar qualidade, flexibilidade e melhor custo. Ainda segundo o Autor acima citado, em todos as organizações, a administração cria mecanismos para controlar todos os aspectos possíveis da vida organizacional. Em geral, os controles organizados servem entre outros para:  Prevenir para garantir o alcance dos objetivos organizacionais, pela articulação de objetos em um planejamento, uma vez que eles ajudam a definir o escopo apropriado e a direção do comportamento das pessoas para o alcance dos resultados desejados. Então podemos afirmar que Planejamento é a capacidade de projetar uma situação futura desejada e o Controle é a atividade de acompanhar e monitorar o atual desempenho, comparar com o desempenho planejado e tomar uma ação no caso de divergências. Assim, podemos afirmar que o planejamento estratégico é sim insumo para os órgãos de controle estratégico, já que nem sempre nossos planos ocorrem exatamente como o planejado, por isso há a necessidade do controle.

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro : Campus, 2000.

     

    Fonte: http://www.iapcursos.com/publicacoes/show_news.php?subaction=showfull&id=1476125105&archive=&template=iapresp

  • questao estranha e mal formulada

    a C esta errada,pq o planejamento estrategico é em planos: TATICO, OPERACIONAL E ESTRATEGICO, e nao em planos operacionais, como a questao diz, aja vista que a decisao partiu da alta cupula tbem..

  • "b) o planejamento estratégico é um importante insumo para os órgãos de controle. "

    Acredito que a B esteja errada porque o texto da questão nos direciona a pensar sobre CONTROLE E PLANEJAMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Não estamos falando de administraçaõ geral...
    O controle na administração pública é realizado pelo controle interno de cada poder e pelo controle externo do poder legislativo com auxílio dos tribunais de contas. O controle na administração pública não está relacionado tanto ao que se pretendia fazer (planejamento), como ocorre na administração privada, mas ao que é LEGAL. Lembremos da CF que diz que o controle interno e externo será realizado quanto à LEGALIDADE, LEGITIMIDADE, ECONOMICIDADE, APLICAÇÃO DE SUBVENÇÕES E RENÚNCIA DE RECEITAS. Pouco importa o que planejaram, o que importa é se estão cumprindo a lei, e se estão realizando as atividades conforme os requisitos que citei.
     
    Também errei a questão exatamente pelo fato de não me atentar para o que a questão pedia. Ela está falando sobre administração pública, ou sobre a administração geral aplicada à administração pública.

  • Alguém poderia postar uma explicação bem didática sobre essa questão?

  • Diria que o problema da B é que um Planejamento Estratégico serve para aprimorar uma organização, neste planejamento constam as metas e objetivos e os planos de ação informando os passos a serem realizados para alcançar efetivamente as metas. Uma organização não é obrigada a ter um planejamento estratégico, e mesmo assim, poderá ser fiscalizada por um órgão de controle. Insumo é algo essencial para fazer alguma coisa, sendo assim, o planejamento estratégico não é essencial para realização das atividades dos órgãos de controle.

  •    Aaaah, essas questões de administração. Segue uma explicação tendo por base o modo que pensei para resolvê-la e uma consulta bibliográfica para auxiliar na explanação. 

     

     a) a elaboração do planejamento estratégico assegura o total alcance das metas estabelecidas pela organização.

          Não há isso assegurar um "total alcance das metas", o planejamento estratégico - entre outras características - é uma forma de aprendizagem organizacional, que aprende através da adaptação ao contexto ambiental complexo, competitivo e mutável

          Se o ambiente é - entre outros - mutável, a simples elaboração não garante o total alcance das metas.

          Alternativa errada.

     

     b) o planejamento estratégico é um importante insumo para os órgãos de controle. 

          Sem usar muitas teorias, qual seria a lógica de um órgão de controle utilizar o planejamento estratégico como um "importante insumo"? Uma vez que ele é uma "forma de aprendizagem organizacional"? (vide letra A)

          Alternativa errada.

     

     c) o cronograma de ações é o desdobramento do planejamento estratégico em planos operacionais.

          Cronograma é um tipo de programa, programas (ou programações) são planos operacionais relacionados com o tempo.

          O programa, seja simples ou complexo, constitui uma importante ferramenta de planejamento no nível operacional das organizações.

          É assim: o Planejamento Estratégico a longo prazo precisa ser aplicado, o uso do cronograma de ações conduz a sua aplicação no Planejamento Operacional (que por sua vez é de curto prazo).

          Alternativa correta!

     

     d) os planos de ação fazem parte do monitoramento do planejamento estratégico.

          Plano de ação é, resumidamente, o resultado do planejamento estratégico!

          O que faz parte do monitoramento do planejamento estratégico são os indicadores utilizados na hora de elaborá-lo.

          Alternativa errada.

     

    ----------

    At.te, CW.

     - CARLOS XAVIER. Administração Geral - Aula 01 - Processo Administrativo - TRE/PE. Estratégica Concursos, 2016.

     - RODRIGO RENNO. Administração Geral para Concursos. Editora Elsevier, 2013.

     - MONITORAMENTO E CONTROLE. <https://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/monitoramento-e-controle/>

  • C) Ficaria correta mesmo, assim: 

    Os planos operacionais são o desdobramento do planejamento estratégico, seguindo um cronograma de ações.

  • Eu acho que a letra "b" está errada, pelo fato de que o planejamento estratégico não é controlado. O que é controlado são as ações praticadas pelo que foi planejado nele. Então essas ações serão controladas para que estejam de acordo com o que foi proposto no planejamento estratégico.

  • D -  os planos de ação fazem parte do monitoramento do planejamento estratégico.

    Plano de ação - planejamento estratégico

    Monitoramento - controle

    É como se a questão estivesse dizendo, com outras palavras, que planejamento é controle. Está errada

  • Gabarito, Letra C de correta.