SóProvas


ID
2135971
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As instituições devem organizar os documentos produzidos e recebidos no exercício de suas atividades, de forma a constituir-se em um referencial para a sua recuperação. Para tanto, é preciso utilizar um código de classificação de documentos de arquivos. Nas organizações públicas, utiliza-se uma classificação decimal que serve para

Alternativas
Comentários
  • Classificação decimal -> Dewey -> 10 classes principais

  • GABARITO C

  •  a) classificar os documentos por assunto, deixando-os em cada unidade de origem. (método ideográfico)

     b) ordenar os documentos do arquivo em uma sequência cronológica. (método cronológico)

     c) definir a organização física dos documentos arquivados, facilitando o seu processo de recuperação.

     d)  facilitar a organização do arquivo, tendo em vista que estes não serão mais utilizados futuramente. (serão utilizados).

  • Gabarito: letra C.

    A banca cobrou o conteúdo de uma obra do CONARQ.

    A classificação define, portanto, a organização física dos documentos arquivados, constituindo-se em referencial básico para sua recuperação.

     

    Fonte:

    Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública/Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

  • Método Ideográfico Numérico Decimal: Dewey - aplicável na Biblioteconomia. 


    dividindo o conhecimento humano em 9 classes principais e mais uma décima classe geral.

    Pela metodologia utilizada em sua construção, o método decimal permite expansão ilimitada de subdivisões de uma mesma classe,

    embora cada classe ou assunto comporte apenas dez subdivisões.


    Mesmo com essa limitação, Dewey foi capaz de publicar sua tabela em 1876 com aproximadamente mil assuntos de rápida consulta.
    Nosso método é muito semelhante: existirão dez classes de assunto,

     

    sendo a classe "0" normalmente associada ao assunto "Geral".


    A cada três algarismos, utilizaremos um ponto para dividir os número

     

    Classes:

    0 - Geral
    1 - Departamento Pessoal
    2 - Finanças


    Agora veja como ficaria a classe 1


    100 - Departamento Pessoal
    110 - Admissão
    111 - Exame Médico
    112 - Documentos de Interesse do Empregado
    112.1 - Documentos Recebidos
    112.2 - Documentos Não Recebidos
    113 - Contratos
    120 - Férias


    200 - Finanças

  • A CDU é uma linguagem de informação para indexação e recuperação. Apresenta-se na forma de classificação para ser usada com o objetivo de indexar documentos, tanto como entidade física (nas estantes ou em fichários) ou como representação desta (em cartões ou arquivos de computador). A CDU pode ser comparada a um dicionário que define termos, colocando-os em seus próprios contextos. 

  • A - classificar os documentos por assunto, deixando-os em cada unidade de origem

    O sistema decimal decorre da classificação ideográfica (que classifica os docs por assunto). Creio que o erro dessa A esteja parte final, pois pode ser que o documento não fique na unidade de origem (se ele for intermediário, por exemplo).

  • o sistema apresenta a resposta, você não precisa replicar a resposta, muito menos copiar resposta de outro que enriquece o conhecimentos dos usuários

  • quem prestou atenção à questão acertou: "[...] de forma a constituir-se em um referencial para a sua recuperação"

  • A classificação decimal é aquela que utiliza o método decimal. 

    O método decimal utiliza 10 classes para distribuir os documentos. Cada uma dessas 10 classes se subdividem em mais 10 subclasses, que por sua vez se subdividem em mais 10 classes, cada uma, e assim sucessivamente. 

    a) classificar os documentos por assunto significa aplicar o método ideográfico e levar em consideração a unidade de origem significa ter aplicado o método geográfico de arquivamento. Errada.
    b) a ordenação em sequência cronológica faz uso do método numérico cronológico. Exemplo: 01/2010, 02/2010, 03/2011. Errada.
    c)  A aplicação do método decimal método reunirá os documentos que tratam do mesmo assunto ou que refletem a mesma função da instituição em classes. Essa reunião faculta a organização da documentação, que ao invés de ser localizada a partir de um montante de documentos, o será a partir de classes específicas. Certa.
    d) O método decimal de fato promove a organização do acervo, mas ele é utilizado para organizar, e não porque os documentos deixarão de ser utilizados. Errada.

    Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 
    Gabarito do Professor: Letra C.