SóProvas


ID
213724
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Síndrome de Alienação Parental tem sido tema recorrente em disputa de guarda de filhos em processos de separação e divórcio. Essa síndrome foi descrita por Gardner, psiquiatra norte-americano, como

Alternativas
Comentários
  •    A chamada Síndrome de Alienação Parental (abreviada como SAP) é um termo cunhado por Richard A. Gardner no início de 1980 para se referir ao que ele descreve como um distúrbio no qual uma criança, numa base contínua, deprecia e insulta um dos pais sem qualquer justificativa, devido a uma combinação de fatores, incluindo a doutrinação pelo outro progenitor (quase exclusivamente como parte de uma disputa da custódia da criança) e as tentativas da própria criança denegrir um dos pais.
  • Dependendo do contexto a alternativa "b" também estaria correta. Muito importante que não é "odiar" só os pais (outro genitor), mas esse ódio também pode ser manipulado contra os avós.

    Bons estudos galera!
  • Síndrome de alienação parental não é alienação parental. São coisas distintas. O processo que consiste em "programar" uma criança para que odeie um de seus genitores, sem justificativa é a alienação parental. A síndrome de alienação parental seria as consequências, nos filhos, da prática de alienação parental. Muitas questões trazem essa confusão entre um e outro baseada em bibliografia duvidosa.