SóProvas


ID
213730
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Piaget, o juízo moral, assim como o desenvolvimento, é permeado por fases distintas e diretamente ligado ao modo pelo qual o sujeito relaciona-se com as outras pessoas. Na heteronomia, que vai dos 6 até 10/11 anos de idade, a criança internaliza as regras, toma consciência delas, pois já pode separar físico de psíquico. A isso, Piaget denomina realismo moral. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de realismo moral.

Alternativas
Comentários
  • Realismo moral - Heteronomia
    Há apenas o respeito à autoridadeNão há consciência, nem reflexão, apenas obediência
    certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta. Um homem pobre que roubou um remédio da farmácia para salvar a vida de sua esposa está tão errado quanto um outro que assassinou a esposa, seguindo o raciocínio heteronômico. 
    A responsabilidade pelos atos é avaliada de acordo com as consequências objetivas das ações e não pelas intenções. O indivíduo obedece às normas por medo da punição. Na ausência da autoridade ocorre a desordem, a indisciplina. 

    Relativismo moral - Autonomia
    Legitimação das regras. Aqui o indivíduo adquire a consciência moral, possui princípios éticos e morais. Na moralidade autônoma, o indivíduo adquire a consciência moral. Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação. Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade continua o mesmo. É responsávelautodisciplinado e justo. A responsabilidade pelos atos é proporcional à intenção e não apenas pelas conseqüências do ato. 
    O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral.

    http://psicfadeup.blogspot.com.br/2011/07/desenvolvimento-moral-piaget.html
  • Então o castigo é necessário?

  • Segundo a teoria comportamental castigo não facilita criação de novos comportamentos, mas é promotora da ausência do comportamento indesejado quando se está na eminencia do castigo. 

  • Nessa fase, não há consciência moral, tampouco reflexão. Há apenas a obediência à autoridade (em geral, a figura dos pais). Atenção às consequências e não às intenções.