SóProvas


ID
2137546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa do setor farmacêutico que atua em diversos países realiza atividades que causam poluição ambiental. Embora estejam conscientes desse problema, os administradores dessa empresa se comprometem a despoluir áreas impactadas por suas atividades apenas nos locais em que houver determinação legal para isso. Há anos essa empresa tem causado poluição ambiental em áreas públicas de um país onde, atualmente, está em curso o processo de votação de um projeto de lei antipoluição. Se esse projeto for aprovado, como se estima, a lei entrará em vigor após o término do exercício social em curso. Prevendo que terá de arcar com a despoluição das áreas impactadas, a empresa estabeleceu uma estimativa do valor que deverá desembolsar.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte, que trata de provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.

Se o efeito do valor do dinheiro no tempo for considerado imaterial, o valor da estimativa feita pela empresa não estará sujeito a ajuste com base em valor presente, quando do seu reconhecimento pela contabilidade.

Alternativas
Comentários
  • CPC 25. Quando o efeito do valor do dinheiro no tempo é material, o valor da provisão deve ser o valor presente dos desembolsos que se espera que sejam exigidos para liquidar a obrigação.

     

    Em virtude do valor do dinheiro no tempo, as provisões relacionadas com saídas de caixa que surgem logo após a data do balanço são mais onerosas do que aquelas em que as saídas de caixa de mesmo valor surgem mais tarde. Em função disso, as provisões são descontadas, quando o efeito é material.

     

    De forma contrária, se o efeito do valor do dinheiro no tempo for considerado imaterial, o valor da estimativa feita pela empresa não estará sujeito a ajuste com base em valor presente, quando do seu reconhecimento pela contabilidade.

  • Valor presente CPC 25

    45. Quando o efeito do valor do dinheiro no tempo é material, o valor da provisão deve ser o valor presente dos desembolsos que se espera que sejam exigidos para liquidar a obrigação.

    PORTANTO QUESTÃO CORRET,

    Se o efeito do valor do dinheiro no tempo for considerado imaterial, o valor da estimativa feita pela empresa não estará sujeito a ajuste com base em valor presente, quando do seu reconhecimento pela contabilidade.

     

  • ALGUÉM PARA EXPLICAR O QUE SERIA VALOR MATERIAL DO DINHEIRO NO TEMPO? 

  • Falar que o valor do dinheiro no tempo é material é o mesmo que dizer que o valor do dinheiro no tempo tem relevância na contabilização das transações. 

  • materialidade é um conceito da NBC TSP Estrutura Conceitual e significa ter relevância, ter influência. A falta de materialidade significa que não faz diferença. Então, se o efeito foi imaterial, não houvera mudanças, não precisa fazer ajuste.

  • Assistam o vídeo da Prof Camila Sá, tenho certeza que ajudará muito a compreensão.

    https://youtu.be/alKub_0wyM4

  • O item 45 do Pronunciamento Técnico CPC 25 diz que quando o efeito do valor do dinheiro no tempo é material, o valor da provisão deve ser o valor presente dos desembolsos que se espera que sejam exigidos para liquidar a obrigação.

    Em virtude do valor do dinheiro no tempo, as provisões relacionadas com saídas de caixa que surgem logo após a data do balanço são mais onerosas do que aquelas em que as saídas de caixa de mesmo valor surgem mais tarde. Em função disso, as provisões são descontadas, quando o efeito é material.

    Desta forme, conclui-se que se o efeito do valor do dinheiro no tempo for considerado imaterial, o valor da estimativa feita pela empresa não estará sujeito ao ajuste a valor presente, o que torna correta a afirmativa.

  • mudança prospectiva: erro imaterial / mudança na estimativa contábil.

    mudança retrospectiva: demais casos.

  • Se o valor do dinheiro no tempo não tem relevância, então não há motivos para se ajustar ao valor presente!

  • O item 45 do Pronunciamento Técnico CPC 25 diz que quando o efeito do valor do dinheiro no tempo é material, o valor da provisão deve ser o valor presente dos desembolsos que se espera que sejam exigidos para liquidar a obrigação.

    Em virtude do valor do dinheiro no tempo, as provisões relacionadas com saídas de caixa que surgem logo após a data do balanço são mais onerosas do que aquelas em que as saídas de caixa de mesmo valor surgem mais tarde. Em função disso, as provisões são descontadas, quando o efeito é material.

    Desta forma, conclui-se que se o efeito do valor do dinheiro no tempo for considerado imaterial, o valor da estimativa feita pela empresa não estará sujeito ao ajuste a valor presente, o que torna correta a afirmativa

    Igor Cintra | Direção Concursos

  • MATERIAL = RELEVANTE

  • imaterial nao estara sujeita a ajuda a valor presente somente material

  • Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 25,  quando o efeito do valor do dinheiro no tempo é material o  valor da provisão  deve ser o valor presente dos dispêndios estimados. 

    Como o efeito do dinheiro foi considerado  imaterial,  não será necessário o ajuste com base no valor presente. 

    Material - ajusta a valor presente

    Imaterial - não é necessário o ajuste

    fonte: material alfa

  • Valor presente = quando o efeito do valor do dinheiro no tempo é material, o valor da provisão deve ser o valor presente para liquidar a obrigação. à Logo, se for imaterial, não precisa ajustar

  • Valor presente = quando o efeito do valor do dinheiro no tempo é material, o valor da provisão deve ser o valor presente para liquidar a obrigação. => Logo, se for imaterial, não precisa ajustar

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Outra questão:

    Q403184

    CESPE - 2014 - TJ-SE - Analista Judiciário - Contabilidade

    Julgue os itens seguintes à luz dos pronunciamentos técnicos e das interpretações do CPC.

    Na hipótese de ser material o efeito do valor do dinheiro no tempo, o valor de uma provisão deverá ser estimado confiavelmente utilizando-se o valor futuro dos desembolsos que serão necessários para liquidar tal obrigação.

    ERRADO

  • Resposta: Certo

    CPC 25 - Quando o efeito do valor do dinheiro no tempo é MATERIAL, o valor da provisão DEVE SER o valor presente dos desembolsos que se espera que sejam exigidos para liquidar a obrigação.

    Material - ajusta a valor presente

    Imaterial - não é necessário o ajuste