SóProvas


ID
2137549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa do setor farmacêutico que atua em diversos países realiza atividades que causam poluição ambiental. Embora estejam conscientes desse problema, os administradores dessa empresa se comprometem a despoluir áreas impactadas por suas atividades apenas nos locais em que houver determinação legal para isso. Há anos essa empresa tem causado poluição ambiental em áreas públicas de um país onde, atualmente, está em curso o processo de votação de um projeto de lei antipoluição. Se esse projeto for aprovado, como se estima, a lei entrará em vigor após o término do exercício social em curso. Prevendo que terá de arcar com a despoluição das áreas impactadas, a empresa estabeleceu uma estimativa do valor que deverá desembolsar.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte, que trata de provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.

Na situação apresentada, a saída de recursos que incorporam benefícios econômicos é considerada possível, pois a probabilidade de a saída de recursos ocorrer é superior à de ela não ocorrer.

Alternativas
Comentários
  • Provável = probabilidade de ocorrer > probabilidade de não ocorrer

     

    Logo, independentemente do texto longo, o comando da questão já está errado. Assim, a resposta é "Errado".

     

    Bons estudos.

  • Os fatos apresentam:

    1. Obrigação presente como resultado de evento passado que gera obrigação – O evento que gera a obrigação é a contaminação do terreno, pois é praticamente certo que a legislação requeira a limpeza e o próprio comprometimento da empresa em despoluir. 

    2. Saída de recursos envolvendo benefícios futuros na liquidação – Provável.

    3. Conclusão – Uma provisão é reconhecida pela melhor estimativa dos custos de limpeza.

  • Bizu:

     

    PROVisão = PROVável

  • #PROVISÃO 

       1. OBRIGAÇÃO PRESENTE 

       2 . SEJA PROVAVÉL 

       3 . CONFIAVÉL

    Relação entre provisão e passivo contingente

    3. Este Pronunciamento Técnico distingue entre: (a) provisões – que são reconhecidas como passivo (presumindo-se que possa ser feita uma estimativa confiável) porque são obrigações presentes e é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja necessária para liquidar a obrigação; e

    (b) passivos contingentes – que não são reconhecidos como passivo porque são: (i) obrigações possíveis, visto que ainda há de ser confirmado se a entidade tem ou não uma obrigação presente que possa conduzir a uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos, ou (ii) obrigações presentes que não satisfazem os critérios de reconhecimento deste Pronunciamento Técnico (porque não é provável que seja necessária uma saída de recursos que incorporem benefícios econômicos para liquidar a obrigação, ou não pode ser feita uma estimativa suficientemente confiável do valor da obrigação)

    Em sentido geral, todas as provisões são contingentes porque são incertas quanto ao seu prazo ou valor. Porém, neste Pronunciamento Técnico o termo “contingente” é usado para passivos e ativos que não sejam reconhecidos porque a sua existência somente será confirmada pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob o controle da entidade. Adicionalmente, o termo passivo contingente é usado para passivos que não satisfaçam os critérios de reconhecimento.

  • CPC 25 (R2) – PROVISÕES, PASSIVOS CONTINGENTES E ATIVOS CONTINGENTES

     

    Trata-se de uma provisão: 

    Provisão

    Uma provisão deve ser reconhecida quando:

    (a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;

    (b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação;

    (c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação.

    Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida. Obrigação presente.

     

    Em casos raros não é claro se existe ou não uma obrigação presente. Nesses casos, presume-se que um evento passado dá origem a uma obrigação presente se, levando em consideração toda a evidência disponível, é mais provável que sim do que não que existe uma obrigação presente na data do balanço.

    Evento passado: Um evento passado que conduz a uma obrigação presente é chamado de um evento que cria obrigação. Para um evento ser um evento que cria obrigação, é necessário que a entidade não tenha qualquer alternativa realista senão liquidar a obrigação criada pelo evento. 

     

     

     

    GABARITO: ERRADO

  • Provisão = Provável (+50% de chances)


    Possível (-50%) são lançadas em notas explicativas


    Remota = Não se faz nada

  • PROVÁVEL

  • Segundo o enunciado a empresa previu que terá de arcar com a despoluição das áreas impactadas, estabelecendo uma estimativa do valor que deverá desembolsar. Neste caso, fica claro que a probabilidade de saída de recursos é provável (probabilidade de a saída de recursos ocorrer é superior à de ela não ocorrer), o que justifica o reconhecimento de uma provisão.

    Quando a probabilidade de saída de recursos for possível a probabilidade de a saída de recursos ocorrer é inferior à de ela não ocorrer.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

  • Considerando essa situação hipotética, julgue o item seguinte, que trata de provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.

    Na situação apresentada, a saída de recursos que incorporam benefícios econômicos é considerada possível, pois a probabilidade de a saída de recursos ocorrer é superior à de ela não ocorrer.

     

    PROVISÃO = PROVÁVEL [(+) de 50%] diferente de POSSÍVEL [(-) de 50%]

  • Provável = 51%

    Possível = 49%

    Remota = Fod*-se; Ñ faz nada.

    Fonte: Professor Gilson.

  • PROVÁVEL é DIFERENTE de POSSÍVEL.

    >>Constituirá PROVISÃO PROVÁVEL.

    GAB “E”

  • De onde vcs tiraram q é provavel?

  • Nem precisa ler a história para saber que a questão está errada.

    Veja que no item ele diz que a saída é POSSÍVEL pelo fato da probabilidade de a saída de recursos ocorrer é superior à de ela não ocorrer.

    É CLARO QUE NÃO!!!

    Se a probabilidade de saída de recursos ocorrer é SUPERIOR À DE NÃO SAIR, trata-se de uma probabilidade PROVÁVEL.

    A própria questão se contradiz, não sendo necessário consultar o texto.